Image Slider

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Review: Supergirl 3x08/ Arrow 6x08 - "Crisis on Earth-X" Parte 1 e 2

Atenção: A resenha abaixo contém spoilers dos episódios "Crisis on Earth-X I e II", exibidos no dia 27/11/2017! 

supergirl 3x08 arrow 6x08

O esperado crossover chegou e com ele uma enxurrada de personagens. Particularmente, amo quando personagens de diferentes histórias e que conhecemos tão bem sozinhos se juntam. Novos relacionamentos são criados, amizades surgem de lugares inusitados. Eu sei, nem tudo é perfeito, mas essa sensação tão legal de apresentar nossos dois melhores amigos um para o outro contagia qualquer crossover.

Acredito que esse crossover realmente melhorou uma das principais fraquezas do outro. Ano passado, os personagens tinham certas restrições e não conseguiram interagir como deveriam. Já agora, conseguiram relacionar mais personagens secundários como a Alex, por exemplo, fazendo com que tivessem suas histórias ali também. Até o James teve seu doppelganger.

Infelizmente, tudo tem seu lado negativo e fiquei me perguntando como as pessoas que assistem só uma das séries está se sentindo sobre os episódios. (Se você for uma delas, me fala!) Os episódios estão totalmente entralados, quase como se não fossem quatro séries distintas. O casamento Westallen, por exemplo, nem estava previsto para ocorrer em The Flash.

De qualquer forma, acredito que, quando tem um crossover, a dica sempre é assistir os episódios de todas as séries envolvidas. Você pode não entender as minúcias de cada série, mas te ajuda a acompanhar a sua.

Agora, se você é como eu e é viciada/o em tudo, basta sentar e se divertir.

Para começar, todos estão se preparando para o casamento Westallen. Adorei ver as interações entre Iris, Felicity, Caitlin e Kara, assim como o papo íntimo entre Oliver e Barry. As coisas começam amenas e felizes, mas já se organizam para as possíveis complicações emocionais.

Temos Kara, que recentemente levou a bomba de Mon-El com todas as complicações desse relacionamento. Ela está para baixo e decide que o casamento seria uma ótima forma de tentar se distrair. O que nos leva à Alex, que também está numa situação péssima de vida romântica e precisa mudar de cenário.

supergirl 3x08 arrow 6x08

Felizmente (ou nem tanto), Alex encontra alguém a faz se divertir um pouco: Sara. Desde que vi as fotos das duas lutando sozinhas, sabia que ia ser maravilhoso esse encontro - e olha que só esperava a luta. Elas são tão parecidas que parece quase perfeito demais. Com certeza, gostei dessa interação.

A coisa, aliás, chega ao ponto de as duas dormirem juntas. O curioso é que foi realmente "one-time-thing" para as duas, mas ainda espero que elas possam conversar e quem sabe Sara ajudar Alex de alguma forma?

A situação nos rende momentos divertidos com a Alex super envergonhada, porque ela nunca tinha ficado com ninguém assim. Eu sei, fãs de Supergirl, sentimos falta da Maggie, mas se tinha alguém que podia servir como distração era a Sara.

Por falar em Maggie, ela não deixou de ser citada. Apesar da diversão que foi ver Alex e Sara juntas, Alex tem seus momentos difíceis no episódio. O encontro a faz se questionar se fez a coisa certa terminando com Maggie. Será que ela realmente quer ser mãe? Será que vale a pena jogar fora algo real por uma ideia? Será que...? Será?

As dúvidas vem como uma forte correnteza e Kara é quem ajuda a irmã a acalmar. Claro que ela não terá certeza de nada, mas Alex tem que acreditar que sua decisão é o que acha ser melhor para ela mesma.

Além de, claro, ter ficado feliz que tomaram um tempo para mostrar Alex lidando com a separação, realmente gostei de Alex finalmente acompanhando Kara em um crossover e lutando ao lado de todos. Rolou até um super-tomada de câmera com Barry, Oliver, Kara, Alex, Sara e Firestorm andando em câmera lenta indo salvar o mundo. Lindos.

supergirl 3x08 arrow 6x08

Por falar em Firestorm, nosso empasse de Legends of Tomorrow chega até aqui. Agora que Stein tem uma netinha, ele quer passar mais tempo com ela. O que significa que precisa separar seu DNA de Jefferson de alguma forma. Passamos alguns bons episódios em LoT para isso, mas só com a ajuda de Harry e Cisco é que conseguem encontrar a solução.

Até aí maravilha, Jefferson tinha feito paz com o fato de que não teria mais poderes inclusive. O que ele não esperava era que a realidade da separação fosse o afetar tanto. Não só Stein era uma figura paterna gigante para Jax, acho que o próprio fato de estarem ligados tão profundamente por anos torne a coisa toda bem difícil.

Um sente tudo que o outro sente, a conexão entre eles é incrível. Não é para menos que Jefferson tenha dificuldades com a separação. Infelizmente, Jax até conta para Stein isso tudo, mas os dois não conseguem se resolver completamente. Sabe como é, eles têm que salvar o mundo às vezes.

Por falar em relacionamentos complicados, um casal enfrenta seus conflitos também. Oliver se sente inspirado por Barry e pela clima do evento e acaba pedindo Felicity em casamento. De novo. Foi bem fofo ver Oliver recebendo conselhos do amigo e realmente os colocando em prática. A notícia ruim, no entanto, é que Felicity reage em total oposição à proposta - o que gera certa tensão. Em todos nós.

supergirl 3x08 arrow 6x08

Nossa amiga Flávia* estaria devastada se não soubéssemos que a situação vai se reverter. A verdade é que é fácil entender os dois. Felicity claramente está com medo de que, se ficarem noivos, o casamento será o começo da ruína do relacionamento dos dois de novo, o que é compreensível.

No entanto, se pensarmos racionalmente, o noivado deles só não funcionou por causa das mentiras e falta de confiança que Felicity sentia no Oliver, o que já resolveram. Não foi o acidente dela, a cadeira de rodas, nada disso. Mas vou te contar, foi duro ver o Oliver nesse episódio.

Ele estava tão feliz com a decisão que tomou, com a relação que tinham, que ouvir que a Felicity não queria casar, doeu. A cara que ele fez, meu deus. É totalmente compreensível que ele queira tomar esse passo, participar de uma cerimônia com os amigos e família, com tanto amor envolvido.

Infelizmente, vamos é ter que sofrer até o final do crossover (espero que não mais) para ver o que vai acontecer. Por mais que eles tenham tentado conversar, acho que Felicity ainda precisa dizer o que realmente está sentindo. Eles vão se abrir mais uma vez e tudo vai ficar bem. Tem que.

Enquanto isso, pelo menos, outro casal está exemplar. Westallen continuam fofos como sempre e, mesmo depois dos impedimentos, estão firmes e fortes no comprometimento que tiveram. Aquela ideia de "somos Flash" realmente empoderou o casal.

supergirl 3x08 arrow 6x08

Mas querem saber a coisa mais linda de todas? Sabe aquela garçonete meio desengonçada que oferece um copo de água para o Barry? Boatos correm que é a Dawn, filha dos dois nos quadrinhos!! Fala sério, a cena tem um sentido completamente diferente agora, né? Só quero saber é se foi só um easter egg ou vão falar sobre isso mais na frente.

O casamento era para ser lindo, mas infelizmente nazistas entram e acabam com a festa. (Oi, nazistas? Sim, pois é). No fundo, acho que talvez tenham usado um tema realmente pesado, principalmente com o fato da segunda parte do crossover ter campos de concentração, mas foi tentar ignorar.

A verdade é que temos muitos momentos por dentro das contra-partes dos heróis. Como era de se imaginar, os principais vilões são Kara e Oliver da Terra-X, com a adesão confusa e mal explicada de Eobard da nossa Terra. Como ele foi parar lá? Não me perguntem. Acho que nem os escritores sabem.

Bom, a destruição do casamento leva nossos superheróis a conterem os vilões por um tempo. O plano deles inclui, além da dominação mundial, claro, algo curioso. Overgirl está morrendo por causa do excesso de radiação do sol da Terra-X e precisa de um coração novo, ou seja, da nossa Kara.

Não só isso como Oliver e Kara da Terra-X se revelam ser marido e mulher (whaaaa-), o que me levou a questionar o quanto eles acham que são superfortes e nunca serão comprometidos como nós da Terra-1. A verdade é que eles dependem das pessoas que amam do mesmo jeito, o que, nesse caso, é bom para gente.

Segundo a Flávia, não devíamos nem ter tantos momentos de interação entre essas versões nazistas dos nossos lindos e eu concordo. Não podemos já vencer todo mundo, não?

Alías, preciso fazer uma pausa para questionar a própria concepção em torno da Terra-X. Harry e todo o resto parece ter certeza que existem 53 Terras. Alguém pode me dizer da onde tiraram esse número? E não me digam os quadrinhos. A gente não deveria supor que existem Terras infinitas? Quem garante que só tem 53? Fica aí o questionamento.

Não vou nem entrar no mérito de como é possível as Terras terem o mesmo número padrão para todas, porque, se eu fosse de outra Terra, eu acharia que a minha é a 1 também. Mas, tudo bem, já fiz paz com o fato de que fica mais fácil assim.

supergirl 3x08 arrow 6x08

Bom, a Terra-X ainda trouxe mais uma surpresinha: Tommy! Eu sei, um Tommy nazista nunca seria o ideal, mas achei que foi um momento bem impactante (para a gente) e importante (para Oliver). Deu muita pena ver o quanto Oliver realmente projetou seu amigo ali e quis acreditar que aquele seria o seu Tommy. Ainda mais, quando, Oliver teve que ver o amigo morrer duas vezes! Mesmo que não fosse a mesma pessoa, eu devo imaginar que não é fácil.

Dito isso, nossos heróis enfrentam os nazistas algumas vezes. Tentam impedir que roubem um elemento que pode virar uma bomba fácil, mas acabam tendo que salvar um prédio prestes a cair e os deixam escapar. Isso nos leva ao empasse do final do episódio. Por mais que tenham lutado e dado seu melhor, um a um, nossos heróis vão caindo.

Não só Sara, Oliver, Barry, Alex, Stein e Jax acabam acorrentados em um campo de concentração, Kara é levada e o pessoal que fica no Star Labs não fica tão melhor. Olha que nem mesmo a cavalaria de Arrow com Dinah, Curtis e Rene conseguem ajudar a galera. Caitlin e Rory acabam desmaiados no chão e só quem pode nos salvar com um plano daqueles é Felicity e Iris.

A notícia boa é que ainda não esgotamos nossa cota de superheróis e temos alguns Legends of Tomorrow para chamar, além do Cisco poder acordar a qualquer momento.

A continuação do crossover está aqui.

*Quem acompanha as resenhas de Arrow, sabe que a Flávia é quem normalmente escreve. Então decidi incorporar algumas coisas que ela me falou.

O melhor
Sara e Alex, yay.
Adorei ver a Clarissa e a Lily no casamento, além do Jax ser claramente da família.
Caitlin e Stein se atualizando na vida um do outro.
O enredo Olicity foi interessante, contanto que se resolva.
Kara zoando os dominators, lol.
Tivemos mais interações e personagens secundários.
Dawn <3

O pior
Gostei do James aparecer no crossover, mas achei meio pesado.
Nazistas, naah.
Parece que sempre ignoram a relação do Oliver com a Sara. Só preciso de uma conversa entre os dois, pls.

Nota 9,0

Mariana Oliveira Sou Publicitária, Beatlemaniaca e Coldplayer. Toco piano e praticamente vivo de séries e livros. Acho que começo uma série nova toda semana. 

Um comentário:

  1. continua dando os review gostei mas dos seus do que os da flavia, em arrow é em the flash

    ResponderExcluir

 
UA-48753576-1