Image Slider

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Review: The Flash 4x08/ Legends of Tomorrow 3x08 - "Crisis on Earth-X" Parte 3 e 4

Atenção: A resenha abaixo contém spoilers dos episódios "Crisis on Earth-X III e IV", exibidos no dia 28/11/2017! 

the flash 4x08 e legends of tomorrow 3x08

Depois da primeira noite de crossover sem muitas vitórias, continuamos a saga. Kara está sem poderes e impossibilitada de fazer qualquer coisa. Só a resta ficar ouvindo Overgirl falar o quanto é melhor que ela. A discussão até traz uma questão interessante, afinal, Kara realmente tem um poder gigante, que poderia fazer as pessoas a verem como uma deusa (inclusive, o episódio 3x04 de Supergirl nos mostrou isso).

Ela poderia usar isso a seu favor e usar seus poderes para dominar as pessoas. No entanto, essa carga enorme de poder diz muito sobre a integridade de Kara e o quanto ela genuinamente se importa com as pessoas. A felicidade dela vem de seus amigos e sua família. Claro, é difícil ter um relacionamento amoroso e Kara já teve problemas quanto seu papel na Terra, mas ela é alguém que luta pelo bem acima de tudo.

Enquanto isso, Alex, Sara, Oliver, Barry, Jax e Stein estão presos na Terra-X em uma situação mais delicada ainda, quanto à ética e quanto à tudo. Estão presos sem ter para onde ir, em campo de concentração, e, além disso, o general responsável por suas execuções é o Quentin.

Foi bem triste - apesar de interessante - ver o encontro entre Sara e essa versão perturbadora do pai. E todos estão prestes a perder as esperanças, já que não têm muito para onde fugir, quando a Terra-X nos surpreende com mais um doppleganger: Snart.

Já esse é muito mais agradável, além de servir para nos apresentar um novo herói para o mundo DCTV. Ray é mais um personagem dos quadrinhos. Seus poderes estão relacionados a cargas de energia que consegue disparar de qualquer forma, além de voar.

Com um amigo desses e Snart, o próximo passo é se juntar à resistência. Foi bem divertido ver Snart de novo, ainda mais de uma forma bem diferente. Sua personalidade é mais leve e brincalhona. Quem diria que um mundo ainda mais caótico o tornaria tão positivo e dentro da lei. Foi bem divertido, ainda mais quando é um personagem que já interagiu com várias pessoas de diferentes séries.

Leo, como prefere ser chamado, namora com Ray, o que torna a história mais interessante ainda. É sempre bom ver maior representatividade nas séries, e podemos dizer que esse crossover está cumprindo esse propósito. Os dois se dão superbem juntos e acabam realmente se apegando ao time.

Aliás, não podemos deixar de mencionar que Ray é da Terra-1, o que me deixou bem curiosa para saber como ele chegou ali e como decidiu ficar (possivelmente por causa de Leo, mas ainda assim). Queria que pudessem ter explorado mais isso. Quem sabe um dia?

the flash 4x08 legends of tomorrow 3x08

O casal nos leva ao general da rebelião, que tem uma cara bem conhecida para os fãs de Supergirl. Winn agora é General Schott e é bem mais sério e rígido do que nosso gênio dos computadores. Apesar de descobrirem onde está o portal que irá levá-los de volta para casa, é Winn que precisam convencer a não destruir o local antes de serem bem sucedidos.

Não é fácil, nem mesmo Alex consegue penetram o emocional de Winn, mas, com a ajuda de Ray, eles conseguem ganhar um tempo. A cada hora que passa, Kara está mais em risco e Alex está uma pilha de nervos. Com certeza não deve ser fácil estar em outra Terra quando sua irmã está em perigo.

Gostei bastante de ver como desenvolveram essa nova amizade colorida entre Alex e Sara. As duas, mais uma vez, encontram esse ponto comum na preocupação com as irmãs e é Sara quem ajuda Alex a confiar que irão ajudá-la a salvar Kara, além de todo resto. Além disso, as duas ainda conversam sobre Maggie e Sara consegue dar sua opinião sobre o assunto.

Mais do que isso, muita gente, como eu, pode concluir que Sara indicou que ainda amava e pensava em voltar para Nyssa ao mencionar que também tinha uma "Maggie" própria, uma surpresinha para os fãs se desmancharem.

Bom, formado o plano, Oliver se dispõe a fingir ser seu contra-parte malvada para conseguir acesso ao portal. Quase dá certo, mas a sorte dos nossos heróis está meio deturpada. Além de Lance não demorar para perceber que não está falando com o Oliver que deveria, Winn resolve mandar um robô destruidor antes da hora para acabar com o portal.

A confusão faz com que Barry e Ray tentem derrotar o robô, enquanto o resto precisa lutar com um exército de nazistas para chegar até o portal e ligá-lo. As cenas dos dois trabalhando juntos foram bem legais, mas, apesar de eventualmente conseguirem chegar ao portal, o pior acontece e perdemos um integrante da equipe.

Stein e Jax tinham feito as pazes, estavam bem. Cada um iria para seu canto, Stein viveria o resto da vida com Clarissa e Lily, e cuidaria da netinha. Ele teria uma aposentadoria feliz, e faltava tão pouco. Não acredito que nos fizeram perder Stein.

the flash 4x08 legends of tomorrow 3x08

Foi tudo bem triste. Principalmente quando vemos a conexão que Jax e Stein têm. Chega ao ponto de a única coisa que ainda mantinha Stein vivo era essa conexão. É então que Stein pede que possa quebrar o link entre os dois para assim morrer em paz. Se não fosse por isso, era capaz dos dois piorarem e morrerem.

Agora, apesar das cenas que compartilharam, Jefferson precisava ter chorado, mostrado sua emoção muito mais. Por ser uma situação tão impactante, ficou bem nítida a discrepância de atuações ali. Sinto que Stein me mostrava muito mais a dor da situação, enquanto Jefferson só me distraia e não deixava eu me conectar emocionalmente com algumas cenas.

Ainda assim, o que mais marcou foi quando Jefferson teve que dar as notícias para Clarissa e Lily, e o quanto as duas se apoiaram nele. Dá para ver claramente que todos não tinham sequer dúvida de como Stein era a figura paterna de Jax e como ele estava incluído naquela família. O enterro foi emocionante, ainda mais quando vemos como ele era ligado a várias personagens.

A notícia, é claro, abala à todos. Apesar de finalmente se reencontrarem na Terra-1, todos demoram um pouco para digerir o que significa aquilo tudo. Atendendo às minhas preces, temos, inclusive, um pequeno momento em que Oliver tenta ver como Sara está depois disso tudo. Não foi uma super conversa e ela acaba não se abrindo, mas achei legal ver essa tentativa. De alguma forma, Oliver estava ali por ela.

Felizmente, o enredo paralelo a isso tudo nos traz algumas vitórias consideráveis. Iris e Felicity são as sobreviventes do Star Labs, enquanto todo o resto está preso nas celas que Cisco criou, inclusive ele mesmo.

the flash 4x08 legends of tomorrow 3x08

A dupla precisa se virar com o que tem e, por mais eventualmente recebam a ajuda dos Legends, devo dizer que elas foram as mais badasses dali. As duas até tentam ganhar aliados abrindo as celas, mas não funciona e precisam de um plano b. Elas conseguem cortar a luz, encriptar o sistema do Star Labs e resgatar Kara.

Foi maravilhoso ver as duas salvando a Kara, pena que não conseguem ir mais para frente porque, sabe como é, robôs malignos. É aí que entra Ray (o nosso, de Legends). E devo dizer que foi bem cômico ver Ray impedindo que cortassem Kara segurando aquela faquinha.

É assim que seguimos para os reencontros e uma ótima cena de luta contra o robô unindo Cisco, Caitlin, Dinah, Rene e alguns dos Legends. Todos, assim, acampam no Waverider para conseguirem lutar com o Waverider dos nazistas.

Apesar da troca parecer simples, nossos heróis se recusam a entregar Kara para que os nazistas cumpram a promessa de deixar a nossa Terra em paz. Isso nos leva a cena mais épica do crossover com todos os superheróis alinhados chegando para batalha, o que incluiu Supergirl, Ray e Caitlin ao fundo voando ou deslizando no gelo.

Gostei bastante de ver Caitlin finalmente se enturmando e usando seus poderes sem aquele peso de antes. Sempre precisamos de mais uma mãozinha com poderes. Os grupos formados acabam ficando bem interessantes, como, por exemplo, Zari, Amaya e Caitlin indo destruir os controles do Waverider maligno ou Ray voando em uma das T-spheres do Curtis para atacar os inimigos.

the flash 4x08 legends of tomorrow 3x08

A cena de combate final ficou muito legal, cada participando e interagindo. Pudemos ver até Rory e Leo revivendo os bons tempos (ou quase). A parte, no entanto, que chama mais a atenção é a luta entre os dopplegangers principais de Oliver, Kara e Barry.

Com Overgirl prestes a entrar em colapso, Kara se vê mais uma vez na posição de se sacrificar voando o mais alto que consegue para evitar danos ao planeta. Felizmente, não há muito mistério já que, mais um encontro inusitado acontece, e nosso homem de aço, Nate, consegue salvar Kara do choque da queda.

Já Oliver, aproveita a distração do Oliver maléfico com a morte da Overgirl e o mata. Barry, no entanto, não segue o memorando que diz que devemos acabar com esses perigos agora, e deixa Eobard escapar. Sério, Barry?? Não aprendemos nada nesses quatro anos de série, não? Nem precisava matar, era só prender ou deixar ele inconsciente que seja. Quero é só ver quando Eobard vai voltar de novo para nos assombrar.

Eis que acaba tudo bem, na medida do possível. Stein foi uma grande perda, mas, pelo menos, honramos seu espírito heróico. Além disso, o amor voltou a reinar o episódio e contagiar cada um.

Sara e Alex se ajudam e se despedem, Rory ganha a companhia de Snart por mais um tempo para conseguir lidar com a morte de Stein, Kara volta para casa com novas perspectivas.

Iris e Barry, apesar do casamento grande que queriam, percebem que algo mais simples seria o ideia no momento. Já tiveram a cerimônia, seus amigos e sua família, basta alguém que oficialize o que já é. Eis assim que Diggle finalmente aparece no crossover para realizar o desejo do casal.

the flash 4x08 legends of tomorrow 3x08

O momento dos dois é a fofura de sempre. Iris e Barry se conhecem desde pequenos, passaram por inúmeras dificuldades juntos, que vão desde a morte da mãe do Barry até lidar com um metahumano meta tubarão. Eles se apoiam, se incentivam e se fortalecem desde sempre, nada mais justo que continuem a fazer isso.

E quando pensam que vai acabar, Felicity decide se render ao clima que está no ar e se declara para Oliver. Desde o momento em que eles se reencontram depois da viagem indesejada de Oliver para Terra-X, fica bem claro que Felicity já não vê o casamento como algo tão assustador assim. Perdê-lo é muito mais.

Ainda acho que podiam ter desenvolvido melhor essa reversão da tensão do casal, mas a verdade é que o que importa é que finalmente estão juntos e na mesma página. Podem gritar para o mundo porque Olicity também se casou!! Foi adorável e engraçado do jeito que tinha que ser.


O melhor
Ray mostrou que o Atom pode aumentar de tamanho também!
Leo tentando consolar o Rory foi maravilhoso, além das diferenças divertidas entre as versões dos dois.
Casais fofos e maravilhosos se casando.
Sara/Alex, a amizade colorida que a gente aprova.
As interações inusitadas e cenas de luta de todos foram ótimas.

O pior
Overgirl uma hora está quase morrendo, a outra está normal voando por aí.
Só eu que achei que Caitlin de repente está controlando seus poderes muito bem? (Não quero reclamar, só achei estranho ser rápido assim).
Eobard livre?? Sério, Barry? Nem para prender?

Nota 9,4

Mariana Oliveira Sou Publicitária, Beatlemaniaca e Coldplayer. Toco piano e praticamente vivo de séries e livros. Acho que começo uma série nova toda semana. 

2 comentários:

  1. vc poderia da os review de LOT também fica a dica,pois ninguém aqui da os review dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Yago! Obrigada pela dica, fico feliz que tenha gostado das resenhas do crossover ;) Infelizmente está meio difícil cobrirmos LoT no momento, mas quem sabe mais para frente?

      Excluir

 
UA-48753576-1