Image Slider

domingo, 21 de maio de 2017

Dica da Semana: Fragmentado (2017)

fragmentado filme

Há umas duas semanas assisti ao filme "Fragmentado" e só pensava em vir dividir com vocês. Li pouco sobre o mesmo antes de ir, só sabia que um cara tinha 23 personalidades. Mas é difícil encontrar uma pessoa que não saia do cinema reflexivo e eu diria até perturbado. 

Kevin (James McAvoy) possui 23 personalidades distintas e consegue alterná-las quimicamente em seu organismo apenas com a força do pensamento. Um dia, ele sequestra três adolescentes que encontra em um estacionamento. Vivendo em cativeiro, elas passam a conhecer as diferentes facetas de Kevin e precisam encontrar algum meio de escapar. 

O filme já começa nos apresentando a três adolescentes e logo em seguida ao sequestro delas por Kevin. Sem entender muito (nem elas e nem nós) percebemos uma característica do sequestrador: o TOC por limpeza. Logo depois, o vemos em uma psiquiatra, mas com um outro jeito, mais afeminado, já é a segunda personalidade. A Drª em questão, Karen Fletcher, estuda os desvios de identidade de seus pacientes e, de acordo com seus registros, Kevin apresenta 23. 

A história se passa então no suspense da Drª descobrir que ele sequestrou as meninas e nas tentativas, todas frustradas, de fugas delas. Conhecemos mais profundamente, a personagem Casey, através de suas memórias, que vão nos dando peças para compor o seu quebra-cabeça e desvendar seu passado, que acaba sendo ligado a Kevin. Não no sentido de se conhecerem, mas de já terem passado por algo parecido. O Kevin em si só conhecemos no final e por poucos minutos.

fragmentado filme

As personalidades que mais se destacam são o Dennis, que sequestrou as meninas, tem mais força e o toque; Barry, que é estilista e gay, com uma crise existencial; Patrícia, que é mulher, fanática religiosa e comanda junto com o Dennis o sequestro; e Hedwig, que tem apenas 8/9 anos. Sim, é explicado pela Drª Fletcher que as personalidades têm o poder de mudar fisiologicamente o paciente e não somente psicologicamente. É Hedwig que vai nos entregando o grande plano dos "cabeças", é ele que consegue assumir o controle dos outros e por isso sabe dos planos. Também deixa escapar sobre uma fera, algo que está para chegar na personalidade de Kevin e confirmar mais ainda a tal mudança fisiológica! 

Sobre a atuação: Se James não ganhar o Oscar, eu juro que não entenderei a premiação. É louco demais cada personalidade, mas ele faz com tanta maestria, que em determinada cena que vai alternando entre eles, sem troca de figurino, sem aviso, conseguimos notar na hora quem está assumindo o controle. No mais, o ator em Orphan Black (aquela série sobre clones que já indiquei aqui) faria um estrago, uma atuação de monstro.

fragmentado filme

É interessante pensar em como a mente humana é bem trabalhosa, mesmo que o diretor mescle um pouco de sobrenatural em "Fragmentado", o que martela na nossa cabeça é até que ponto nos dizemos sãs, até que ponto quem é "louco" não é o "são". Um suspense de tirar fôlego, com excelentes atuações e coisas para se pensar. Intrigante, o diretor M. Night Shyamalan de filmes como "O sexto sentido" e "Sinais" parece ter voltado a sua "praia" com esse filme. Espere para muitos close-ups. E eu ainda vou além em mais uma reflexão: a solidão da Drª. Sem spoilers, digamos apenas que ela é uma mulher que se dedicou ao seu trabalho, pacientes, mas que vive sozinha e que poderia ter tido uma ajuda no caso de Kevin. Para saber como acaba, assistam! Super indico! 

Besos 

PS: Cenas cortadas e um final alternativos estarão no DVD do filme, e embora não mudem muito na história é bem legal para se pensar como as mentes por trás pensaram e montaram o enredo todo. 

PS2: E se a força da sua mente fosse tão forte a ponto de promover mudanças biológicas no seu corpo? O argumento do diretor é acadêmico, ele diz que se inspirou em estudos reais da psicologia. 

PS3: O filme é um Thriller psicológico, com clímax e anticlímax. Para que gosta do gênero, espere por uma ou duas conexões com outros filmes. 

PS4: E as outras personalidades?? Através de vídeos, conseguimos ver mais alguns. Pasmem! Tem até um diabético fazendo uso de insulina. 



Direção: M. Night Shyamalan 
Elenco: James McAvoy, Anya Taylor-Joy, Betty Buckley mais 
Gêneros: Suspense, Fantasia, Terror 
Nacionalidade: EUA


Coisas da Juuh/ Autora: Juliana Rovere A resenha está em um modelo diferente do qual usamos porque foi posteriormente postada pelo nosso site parceiro Coisas da Juuh. A repostagem foi autorizada pelo autor e blog. 

0 comentários:

Postar um comentário

 
UA-48753576-1