Image Slider

segunda-feira, 10 de abril de 2017

Review: Once Upon a Time 6x16 - "Mother's Little Helper"

Atenção: A resenha abaixo contém spoilers do episódio "Mother's Little Helper", exibido no dia 09/04/2017!

once upon a time 6x16

Com Hook preso em outro universo, Emma precisa trabalhar com Gideon. No primeiro momento, no entanto, ela não se deixa vencer pela chantagem tão facilmente e luta contra o rapaz. No entanto, depois de conversar com Belle e Rumple, e perceber que as condições com as quais Gideon cresceu não foram das melhores, ela resolve dá-lo uma segunda chance. 

Como sempre a lógica por trás do 'preciso matar a Salvadora' do Gideon me perturbava, mas ele até consegue se explicar. Achando que ninguém o ajudaria a derrotar a Black Fairy, ele achou que a melhor ideia era roubar a magia da Emma e usá-la para criar um portal e derrotar a Black Fairy, mas agora ele percebe que basta a ajuda dela. 

Movida pela esperança de Belle que o filho pode mudar, Emma propõe ajudar Gideon e em retorno ele devolve a espada, o feitiço e Hook - ou pelo menos pretende. Parece tudo muito bom para ser verdade, né? E é. A casa do Feiticeiro e o portal que deveria ajudar Killian a voltar para casa resultam em uma aranha gigante tentando atacar os dois. 

E a pior parte? A coisa toda foi uma forma de Gideon prender Emma ali, fazer a aranha drenar seus poderes e assim matá-la. E ele quase consegue, mas, por incrível que pareça, Rumple aparece e salva Emma antes que o pior acontecesse. 

É interessante como, mais uma vez, a série nos faz pensar sobre como o mal nasce. Belle e Rumple defendem o filho até o fim. As circunstâncias em que cresceu o fizeram ser 'malvado', mas eles acreditam que podem mudar isso. Os flashbacks de Gideon e sua infância nos ajudam um pouco a entendê-lo. Toda a violência emocional que a Black Fairy o fez passar com certeza ajudou a moldar sua desconfiança. 

once upon a time 6x16

Apesar da seriedade do assunto, Once sempre toca nesses assuntos de uma forma leve. Não sei se senti o peso do poder da Black Fairy sobre ele, mas deu para ter um ideia. Passar sua vida toda sendo explorado, com alguém brincando com suas verdades em saber o que é certo e errado, o que é ser um herói, alguém que te fala o quanto se é fraco não deve ser nem um pouco fácil. 

Fica claro que o trauma foi grande e ele foi manipulado por um bom tempo, achando que estava tudo bem explorar outras crianças. Isso só melhora quando ele encontra seu antigo amigo, aquele que foi levado pela Back Fairy e Gideon não conseguiu ajudar. É estranho eles só terem se encontrado 20 anos depois? Sim, mas foi tudo mais um teste da Black Fairy. 

Isso tudo já seria o suficiente para entendermos os conflitos de Gideon, mas o pior de tudo é que ele não escolheu por isso. Ele pode ter sua lealdade dividida, mas, no final, ele queria ser um herói como o livro de Belle. Ele queria encontrar Emma e pedir sua ajuda, mas a Black Fairy arranca o coração de Gideon, o faz tentar matar Emma e tudo que vimos. No final das contas, nós ainda não conhecemos o verdadeiro Gideon, e sim uma marionete.

Tudo faz tanto sentido agora. Se formos parar para a analisar, as explicações de Gideon nunca fizeram muito sentido. Como ele chegou até Storybrooke? Ele foi lá para pegar a Emma só para ela abrir um portal para ele voltar e derrotar a Black Fairy sozinho? Oi? Além disso, o comportamento dele sempre pareceu meio conflitante. 

O fato é que acabamos com alguns problemas na mão: Rumple e Emma "declaram guerra", a Black Fairy está em Storybrooke e ninguém percebe qualquer indicação de que Gideon não é responsável por suas ações. 

once upon a time 6x16

Enquanto isso, outros problemas surgem. De um lado temos Regina e Henry, do outro Hook e suas aventuras. Regina está tendo dificuldades em desfazer o feitiço de Snow e Charming que seu lado malvado fez. Eu tive a impressão que a Evil Queen tinha deixado a receita ao reverso para ajudar Regina, mas parece que não foi tão fácil assim. 

Ao tentar ajudar a mãe com seus problemas, no entanto, é Henry que se encrenca quando começa a escrever símbolos esquisitos inconsciente. A solução encontrada é perguntar sobre o incidente para outro Autor, Isaac. O plot todo só serve para nos preocupar e dar inicio a outro enigma. Isaac exige que seja libertado da prisão - com direito a um carro de fuga - em troca de informações. 

Infelizmente, tudo que conseguimos é que os poderes de Autor estão dominando Henry e em breve ele não deve mais ser ele mesmo. Iria enlouquecer? Morrer? Não sei. Além disso, recebemos um aviso de que a história do livro de Henry está para acabar, o que eu nem achei que dava para acontecer. (Me diz que isso não indica o fim da série!) E tem alguma coisa a ver com uma grande batalha final de Emma. Só notícia boa.

once upon a time 6x16

Além disso, por falar em notícia boa, Hook continua em sua jornada de volta para casa. Sem sabermos como, Killian consegue sair de Agrabah e chegar até seu pirata inimigo, Barba Negra. Ele decide trocar o Jolly Rogers, seu navio, por um feijão mágico - sua porta de fuga para Storybrooke finalmente. 

Claro que nada é tão fácil e, por mais que tenha perdido a aposta e conseguido o feijão mágico, Hook não aparece em Storybrooke, mas sim na Terra do Nunca. É nesse momento que ele sabe que Gideon deve ter feito alguma coisa que o impede de voltar para casa. Agora, sem muitas opções, Hook vai ter que ficar lá na Terra do Nunca por um tempo, tadinho. Só espero que ele encontre alguém que possa ajudá-lo. 


O melhor
Agradeço a esse episódio por esclarecer minhas dúvidas.
Gideon ser controlado faz muito mais sentido. 
Isaac mencionando Hamilton, lol. 
Snow super apoiando a filha. 
Rumple e Belle defendendo o Gideon. Descubram logo o segredo dele, pls. 

O pior
Não consigo entender por que a Belle ainda não foi conversar com o filho.
Sério que deixaram o Isaac ir embora? Achei que ele teria informações mais úteis. 
Não tem mais de um(a) Salvador(a)? Como todos deduziram que a Emma era de quem todos estavam falando?

Nota 9,0

Mariana Oliveira Sou Publicitária, Beatlemaniaca e Coldplayer. Toco piano e praticamente vivo de séries e livros. Acho que começo uma série nova toda semana. 

2 comentários:

  1. Como que o isaac conseguiu sair de storybrook?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem uma hora que a Regina fala que conseguiu reverter algumas coisas que a Evil Queen fez, uma delas foi tirar o feitiço em volta de cidade!

      Excluir

 
UA-48753576-1