Image Slider

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Review: The Flash 3x09 - "The Present"

Atenção: a resenha abaixo contém spoilers do episódio "The Present", exibido no dia 06/12/16.


the fçash present

Após um breve intervalo para uma invasão alienígena, estamos de volta com os bons e velhos metahumans. Savitar ainda está a solta e o Team Flash tenta procurar o máximo possível de informações acerca dele e acabam chegando a um lugar: Julian. Nós já sabíamos que o Julian era o Alchemy, mas os personagens não sabem e ficam bem chocados quando descobrem o nome de Julian m um artigo relacionado ao Savitar. Juntando com flashbacks da vida do personagem, ficamos sabendo que Julian liderou uma expedição pra Índia, procurando resgatar uma pedra filosofal. Quando confrontando sobre isso, Julian nega que tenha descoberto qualquer coisa, mas pelos flashbacks vemos que ele está mentindo. Essa tal pedra parece ser o que dá poder ao Alchemy/Savitar, ela tem o poder de criar metahumans, ou seja, é assim que o Alchemy está restaurando os poderes daqueles metahumans do Flashpoint.

Bem na hora certa, Savitar resolve atacar e, com a ajuda do Jay, Flash da Terra-3, Barry consegue ir até Savitar e não só fechar a caixa mágica que o dá poderes, mas desmascarar o Alchemy, descobrindo finalmente que é Julian que está por trás. É claro que ele logo coloca Julian naquela cadeia ilegal deles e começa a fazer perguntas, só para descobrir que o Julian não se lembra de nada. Pelo o que parece, ele tem amnésia durante esses momentos, é meio que possuído pelo Savitar e não tem controle sobre suas ações, então o Julian não estava nem sabendo sobre nada disso. Para poder convencer Julian a ajudá-los mesmo, Barry revela sua identidade secreta, confiando no Julian, que por sua vez conta como isso tudo aconteceu. Depois que sua irmã morreu, Julian começou a ter alucinações com ela, que o fizeram crer que ele podia trazê-la de volta se fosse atrás dessa tal pedra.

Essa explicação vem bem a calhar porque Cisco também anda tendo visões com o irmão dele, o que qualquer um pode perceber que não é boa coisa, mas de alguma forma Cisco e Caitlin consideraram “normal”. Gente, se vocês começarem a ter alucinações vívidas de parentes mortos, fiquem sabendo que não é uma manifestação comum do luto não, hein.

Cisco abre a caixa mágica e liberta Savitar, que acaba indo lutar com Barry e Wally, que está ali para ajudar, apesar da maioria dos personagens não o quererem ali. É Caitlin que consegue convencer Cisco a fechar a caixa de novo, lembrando-o que Dante está morto e isso é só uma ilusão, não vai trazê-lo de volta, só vai fazer com que Barry e Wally morram. Estou gostando de ver a Caitlin falar um pouco mais da vida pessoal dela nessa temporada, até citando o pai dela, e fico feliz que eles finalmente estejam utilizando mais a personagem.

savitar the flash 3x09 
Graças ao Jay, nós também aprendemos um pouco mais sobre Savitar. Por exemplo, não é nenhum deus, simplesmente um metahuman, e foi o primeiro ser humano a receber o poder da velocidade. Vou ser honesta, eu achava que nem tinham metahumans antes da explosão do acelerador de partículas, a gente já sabia que tinham? E esse Savitar foi o primeiro de todos universos ou tem um em cada universo? Perguntas importantes, mas que nunca serão respondidas.

Apenas os speedsters podem ver o Savitar e ele vai atrás daqueles que o “desafiam”, o que eu interpretei como qualquer um que fica rápido demais. Jay diz que o Savitar nunca foi atrás dele, ele só ouviu falar mesmo, mas ele está atrás do Barry, ele não vai desistir até enfrentá-lo.

Depois que eles percebem que Julian não tem controle sobre o Alchemy, Barry percebe que a voz de Alchemy e Savitar é a mesma, ou seja, Julian só estava sendo possuído. Sabendo disso, eles fazem uma pseudo-ciência e conseguem invocar o Savitar a falar através de Julian. Como um verdadeiro vilão, Savitar faz profecias enigmáticas e diz vir do futuro, alegando que conhece todos ali muito melhor do que eles mesmo, e sabe que um deles vai trair os outros, um morrerá e outro terá um destino muito pior do que a morte. 👀

Definitivamente conseguiu minha atenção, se tem uma coisa que eu gosto é de profecias e como você saber o futuro atrapalha muito mais do que não saber. Espero muito saber quem é quem dessa profecia até o final da temporada, afinal quem será que vai trair Barry? Estou apostando no HR, porque afinal ele vai ter que ir embora eventualmente, não é? Os Wells só podem ficar por uma temporada. Se não for ele, vai ser a Caitlin. Não tenho explicação para isso, é só um sentimento mesmo. Julian ou Cisco seria muito previsível já que os dois já brigaram com o Barry bastante e fizeram as pazes.

Bom, depois dessas revelações Barry e Jay resolvem se livrar da pedra, porque afinal sem pedra não tem Savitar, né, então que tal simplesmente jogá-la naquele espectro louco da Velocidade e acabou? Eu ia sugerir explodir ou algo assim. Jogar no espaço. Tinham opções melhores, mas vamos lá. Juntos os dois correm super-rápido, jogam a pedra.... E Barry vai para o futuro. Ele chega cinco meses no futuro, ou seja, bem a tempo da season finale e o que ele vê o choca: Savitar matando a Iris bem na frente dele.

Só quero dizer que se eles matarem a Iris realmente vou me revoltar, não só porque ia perder toda graça, mas porque matar personagem feminina – negra ainda por cima! – só para causar dor no herói é TÃO século passado. Vamos melhor isso aí! Barry fica bem desesperado com isso, é claro, mas Jay o acalma dizendo que aquele é só um POSSÍVEL futuro, nada é fixo, então não adianta surtar antes da hora. É claro que saber disso só vai deixar as cosias piores, porque Barry vai com certeza tentar impedir que essa morte aconteça e é aí que a história fica divertida, porque todo mundo sabe que quando você tenta mexer no futuro, você não sabe o que vai alterar.

westallen 3x09


Apesar de todos esses problemas, mid-season finale ainda é sinônimo de Natal, então precisamos de alguns momentos felizes e em família para deixarmos todos felizes. Primeiramente, temos o Julian se juntando ao Team Flash, o que me surpreendeu positivamente. Eu não achei que fôssemos vê-lo se tornando amigo do resto tão rápido, e provavelmente ainda vão brigar de novo antes da temporada acabar, mas espero que ele fique por pelo menos um tempo, porque estou gostando dessa dinâmica. No início, Julian vai embora dizendo que prefere passar o natal sozinho, o que convenhamos é bem deprimente, mas no meio da noite acaba aparecendo na porta dos Wests.

Wally ganha o melhor presente de todos: seu uniforme de Kid-Flash. Desde que ganhou seus poderes ele está implorando para ajudar e poder ser um herói também, e o único que o levou a sério foi o HR, que está o ajudando a treinar secretamente. Eu juro que não entendo a resistência do Joe ao deixar Wally participar, tudo bem que é o filho dele, mas o Barry é praticamente tão filho quanto ele e ele não teve tanto problema assim com o Barry dando uma de herói. Achei hipocrisia, espero que esse seja o fim desse enredo e que agora o Wally possa treinar em paz.

Para completar o Natal, temos também Westallen! Barry ainda está meio abalado com o que viu, mas escolhe não contar para ninguém – além do Jay, que foi embora para sua própria Terra – sobre a possível morte de Iris, nem mesmo para ela. Pelo contrário, resolveu aproveitar o presente enquanto pode e, assim, leva Iris para conhecer o novo apartamento dos dois. Ele nem perguntou se ela queria morar junto com ele e já alugou um apartamento, isso que é confiança. Achei os dois muito fofos, eu simplesmente amo relacionamento estáveis em séries? É meu ponto fraco, por favor não tirem isso de mim.

O Melhor:
+ Spoilers do futuro!
+ Westallen são uns fofos
+ Wally recebendo a roupa de Kid-Flash!!!
+ Caitlin ajudando Cisco a combater essa lavagem cerebral
+ Julian se juntando ao Team Flash
+ Costumo achar HR muito irritante, mas finalmente ri com ele no final desse episódio

O Pior:
- Possibilidade da Iris morrer
- Incompreensão injustificada do Joe sobre Wally treinar
- Por que o Savitar quer competir com o Barry quando ele é claramente bem mais rápido?


Nota: 9,0

Flávia Crossetti - Estudante de psicologia, carioca, feminista, leitora compulsiva, pseudo-escritora e viciada em mais séries do que deveria.


Um comentário:

  1. Adorei! Na verdade suas reviews são sempre ótimas, mas nunca comentei, mas como esse episódio foi bom para caramba e a sua review também não pude deixar de comentar <3
    O que me preocupa nessa temporada é se o Barry for tentar mudar os eventos do futuro (já assistiu o promo do 3x10? assista, por favor!) e as ações dele é que vão acabar fazendo com que a morte da Iris aconteça de verdade (lembra do Anakin tentando salvar a Padmé no episódio III de Star Wars? deu ruim).
    Aliás, não acho que a Iris vá morrer, os produtores/roteiristas não seriam burros de cometer o mesmo erro de Arrow e matar uma das personagens mais importantes (a mais importante depois do Barry) da mitologia do Flash.
    Agora as coisas vão ficar realmente boas nessa temporada, estou ansiosa para ver o que está por vir :)
    p.s: WestAllen foi a coisa mais linda nesse episódio, manda mais WestAllen que tá pouco hahahahahaha

    ResponderExcluir

 
UA-48753576-1