Image Slider

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Review: Agents of SHIELD 4x06 - "The Good Samaritan"

Atenção: A resenha abaixo contém spoilers do episódio "The Good Samaritan", exibido no dia 01/11/2016!

agents of shield 4x06

E a aventura continua. Enquanto Fitz e Mack tentam descobrir qual é o próximo passo da Lucy, depois de May ter encontrado o laboratório antigo abandonado, Gabe e Robbie têm uma pequena conversa. Como tio Eli ter sido sequestrado por Lucy, o segundo passo do time foi levar Gabe para o avião, onde estaria a salvo. Mas como explicar tudo que estava acontecendo? Eles até tentam. Daisy finge que Robbie é um agente da Shield e Gabe acredita, o que foi um tanto cômico, mas o plano logo desmorona. 

Mace descobriu sobre Robbie e Daisy estarem trabalhando com Coulson, então ele decide fazer uma visita nem um pouco amigável para Phil e o time - despachando a Simmons em uma missão misteriosa (argh). Se já não íamos com a cara do novo Diretor, hoje o desgosto só aumenta. Ele está super ríspido e nem tenta muito ser o cara bacana e positivo que era. Jeffrey percorre o avião todo tentando encontrar Daisy e Robbie, o que os força a se esconder naqueles containers brancos pendurados no avião, basicamente. 

Esse foi o momento ideal para Robbie finalmente contar a verdade para Gabe. A estranheza da situação já não sustentava mais a mentira. Robbie decide contar desde o começo, sua origem como Motoqueiro Fantasma e assim começam os flashbacks. Pedaços do passado que são recontados ao decorrer do episódio. As teorias finalmente compensaram. O pouco que sabíamos é recontado. Robbie e Gabe estavam de carro quando uma gangue atira sem parar no carro. Para começar descobrimos que o alvo era seu tio a mando de Lucy e Joseph. A questão é: sério que essa gangue foi atrás do carro sem nem confirmar que era o Eli que estava digirindo? Ou contrato foi meio "mate quem estiver naquele carro"? Ou o plano mudou e resolveram matar qualquer um mesmo? Achei esquisito. 

A questão é que Robbie morreu naquele acidente. De verdade. No entanto, antes de morrer, ele implorou que Gabe fosse salvo de alguma maneira. Era tudo que queria. Se achava que Deus iria ouvir seu pedido, quem ouviu foi o oposto. O 'bom samaritano' da história toda? O Diabo. É ele quem revive Robbie e faz com que o propósito de sua vida seja vingar aqueles que lhe mataram e quase mataram Gabe. 

agents of shield 4x06 robbie
Olha a cara de sofrimento dele :(
É isso. Robbie conta tudo para Gabe. E Gabe fica meio em choque. Seu irmão matou muitas pessoas, isso não deve ser fácil de digerir. Ele ainda faz questão de deixar claro que Robbie não está fazendo isso por ele, por causa "da condição dele". Estar em uma cadeira de rodas pode não ser o que ele esperava quando pensava na vida, mas ele não se incomoda mais. Não é um peso para Gabe e ele não quer que qualquer vingança seja feita em seu nome. Pode ter sido apenas um comentário, mas acho que traz uma boa mensagem. Eu sei, deve ter doído em Robbie, mas... Outro fato importante é que Robbie está vingando sua morte também e não tem exatamente um controle sobre seus poderes. 

Apesar de acharem que estavam bem escondidos, Mace logo descobre os três escondidos. Era inevitável. Jeffrey conhece o avião para perceber que está faltando um container branco gigante no meio da garagem. Tentamos. O pior está por vir. Fitz descobre finalmente onde Lucy pode estar indo, mas Mace se recusa a ir - acha que as prioridades são outras. (Salvar milhares de pessoas de uma explosão? Bobagem.) Robbie fica furioso e acaba se transformando em frente de Gabe. Ele vai atrás do Diretor e o bate com toda sua força. Mace pode ter superforça, mas não deixa de ficar tonto. E Robbie parece que não vai parar nunca. Só para porque Gabe pede, o que é um sinal da força que o irmão tem sobre ele. Os dois podem não estar no melhor dos momentos, mas isso já é significante o bastante. Quem sabe Gabe pode ajudá-lo a se controlar? Será que depois de todos os envolvidos no acidente terem morrido, Robbie perde os poderes dele? Será que ele morre? Porque o espírito da vingança parece estar bem restrito ao motivo pessoal por trás... Fica aí a dúvida. 

agents of shield 4x06

Quem diria que depois daquela surra, Mace iria concordar com Coulson e aguentar Robbie pelo bem maior? Bom, pelo menos ele recorreu a racionalidade e deixou passar (por enquanto). Como Robbie é a única pessoa que consegue matar os tais fantasmas, ele parece ser a pessoa mais adequada para o trabalho. Fitz descobre sobre a Matéria Zero (tão falada em Agent Carter) e como a Isodyne Energy financiava os experimentos que desafiavam a criação da matéria. Ahh, que saudade da Peggy... O fato é que a descoberta nos leva ao local perfeito para Lucy se esconder.

Planos em mão. Os times se dividem. Coulson e May vão atrás do livro e Eli, Fitz e Mack tentam desligar a operação enquanto Daisy hackeia do lado de fora, e Robbie enfrenta Lucy. Todos estão correndo contra o tempo e, depois de termos mais flashbacks do passado, eis a revelação bombástica: apesar de Joseph e Lucy estarem meio loucos, sim, por causa do livro, foi Eli que prendeu todos nas caixas, transformando-os em 'fantasmas' - o que no fundo significa que ele reverteu o processo e ao invés de criarem massa, a caixa foi tirando a massa dos cientistas. Reviravolta bem interessante, no entanto ainda quero saber exatamente o motivo dele por trás disso tudo. Só poder? Ou existe algum motivo a mais? Eu achei que o livro deixava as pessoas que o liam meio obsessivas - o que explicaria bastante coisa -, mas não lembro de Eli sequer ter aberto o livro no passado. 

O verdadeiro vilão se revela (ok, um dos vilões porque a Lucy não era a pessoa mais legal do mundo). Eli decide ir seguir com o experimento e, antes que Coulson possa interrompê-lo, ele liga a máquina e só vemos um grande pulso atingir todos que estavam no edifício. A boa notícia é que a coisa toda não explodiu e matou milhares de pessoas como esperavam. A notícia ruim, bem bem ruim, é que Robbie, Phil e Fitz foram atingidos pelo negócio e... sumiram. ESSES ESCRITORES QUEREM MATAR A GENTE DO CORAÇÃO.

O melhor
Menção honrosa à Peggy <3
Bom paralelo entre Gabriel/Deus e Robbie/Diabo na conversa de Robbie e Lucy.
Gabe se defendendo do irmão.
Grande reviravolta da noite.
História de origem do Motoqueiro Fantasma revelada.
+ Daisy apoiando o Robbie.

O pior
Entendo o porquê, mas achei a revelação de Robbie um pouco lenta.
A gangue nem sabe matar o alvo de verdade, ok né.
O que será que aconteceu com Coulson, Fitz e Robbie?!! Foram sugados para as caixas? E não esqueçam da Simmons, por favor.
Tudo bem que ele é o diretor, mas o Mace nem aparece supervisionando a missão final.

Nota 8,5

Mariana Oliveira Sou estudante de Publicidade, Beatlemaniaca e Coldplayer. Toco piano e praticamente vivo de séries e livros. Estou sempre à procura de mais uma série, afinal nunca é demais.

0 comentários:

Postar um comentário

 
UA-48753576-1