Image Slider

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Review: Once Upon a Time 5x22/23 - "Only You"/ "An Untold Story" [Season Finale]

Atenção: A resenha abaixo contém spoilers dos episódios  "Only You" e "An Untold Story", exibidos no dia 15/05/2016!

once upon a time 5x22

Estamos em um dia triste. Por mais que Hook tenha voltado à vida, ainda perdemos Robin e Regina se sente quebrada e sozinha no meio de todos. Emma tenta levar a notícia da volta de Killian de maneira sutil, mas tudo vai por água a baixo quando Rumple usa o poder do cristal e assusta todos com a mágica. A conversa fica para depois, já que todos resolver ver o que Rumple aprontou dessa vez. 

O plano maligno? Roubar a mágica de Storybrooke para o Dark One assim ficar mais forte e conseguir acordar Belle sem precisar do pai dela. Olha, até entendo a raiva do pai da Belle, mas maldita hora em que ele decidiu não acatar o pedido da filha. Sem querer ele desencadeou inúmeros eventos que tornam a vida de todos mais difícil.  

Para começar, Emma está preocupada com Regina e se ela se tornará mais uma vez a Evil Queen, mas, acreditem, Regina está bem ciente disso. Ela sabe que precisa continuar sua luta interna contra seu lado ruim para não perder a família que criou para si mesma. No entanto, não deixamos de presenciar um clima estranho entre as duas e Henry é quem sente mais isso. Para resolver, ele tem um plano perfeito, segundo ele mesmo. 

Mágica fez sua mãe perder Daniel e Robin, fez ele mesmo perder o pai, fez Violet perder a mãe. Sem mágica sua vida era mais feliz e fácil, e por isso ele deve encontrar uma forma de acabar com a mágica do mundo. Para isso, ele precisa de uma acompanhante nessa jornada e aí que entra Violet, criando mais uma missão: Mission Mixtape

once upon a time 5x22

Não demora para Regina e Emma descobrirem que Henry sumiu, já que ele mesmo avisa que vai resolver todos seus problemas. O que Henry não sabe é que, por Storybrooke ter sido criada por mágica, sérias consequências podem acontecer se a mágica acabar. Rumple, é claro, faz questão de avisá-las sobre isso para que conseguir de volta o cristal de Hades que Henry roubou.

Por mais que o clima ainda esteja estranho, Regina e Emma embarcam em sua missão para encontrarem Henry, enquanto o resto fica para ajudar a cidade a se preparar. Nossas heroínas vão e voltam, quando acham que descobrem o paradeiro de Henry, acabam sempre um passo a trás. O mais importante foi ver que, com essa jornada, Regina se encontra no fim da sua própria. Perder Robin não é nada fácil. Continuar acreditando que pode ser boa, menos ainda. 

Regina sabe que é seu dever não deixar a Evil Queen voltar e, por isso, esconde essa parte dela mesma nas profundezas de si mesma. Ela sabe que precisa ser boa para não magoar as pessoas que ama, mas o problema é que isso a destrói por dentro. É uma luta interna constante contra seus impulsos que só a traz dor. Parece que, por mais que tente, a Evil Queen sempre trará coisas ruins para sua vida e nunca se desprenderá disso. 

once upon a time 5x22

Sinceramente, gostaria que talvez a moral dessa história toda fosse que, de alguma forma, Regina devesse abraçar sua escuridão e assim conseguisse viver com um equilíbrio sem repressão. No entanto, o buraco é mais em baixo. A Evil Queen realmente não era a melhor das pessoas e sua crueldade talvez não tenha reparação. Dá para olhar nos olhos de Regina o quanto ela sofre por estar no meio do bem e do mal, sem poder efetivamente nunca ser um ou outro. Acredito que a história que os escritores queriam contar era como o passado de alguém pode assombrá-la. Como lidar com isso? Como dar o passo final para se tornar uma heroína se haverá sempre uma corrente a prendendo?  

Com todas essas emoções borbulhando, nem a carta que acha de Robin na casa de Neal a faz se sentir melhor. A boa notícia é que elas descobrem para onde Henry foi depois dali, a ruim é que Rumple chega antes que elas e rouba o cristal. 

Enquanto isso, não pensem que Snow, Charming, Hook e Zelena estão sem fazer nada. Os quatro estão ajudando todos de Camelot a voltarem para casa, quando algo da errado e são sugados pelo portal. No entanto, eles se encontram em um lugar bem estranho e descobrem assim mais um mundo que não conheciam. Ali conhecem um jardineiro perturbado e o 'carrasco' que toma conta dele, e logo se veem presos em uma cela por ordens do dono da casa. 

O tal lorde é meio macabro e ameaça nossos heróis, enquanto o jardineiro aparece escondido e diz que vai ajudá-los a reparar e varinha de Zelena. Tudo parece até seguir certo plano, mas logo descobrimos algo impactante: o lorde e o jardineiro são a mesma pessoa. Alguns poderiam já reconhecer a história de Mr Hyde e Dr Jekyll, mas acredito que seja uma daquelas referências que os estadunidenses estejam mais familiarizados.

once upon a time 5x23

O livro O médico e o monstro é uma novela gótica de 1886 que segue o estilo de Frankenstein e Drácula. O livro conta a história desses dois personagens, dois homens em um só, dois lados de uma mesma pessoa. Isso lembra vocês de alguém? Pode demorar para associarmos, mas o paralelo com os conflitos de Regina estão bem aí prontos para serem usados (e serão), mas por enquanto ficaremos na dupla.

Como Jekyll pode ajudar nossos heróis, se ao mesmo tempo é aquilo que mais temem? Pois é, não dá para fugir de si mesmo e, logo que seu carrasco o encontra, faz questão de transformá-lo de novo em Hyde. O homem macabro, então, arranja seu próprio plano para se aproveitar do pobre médico e conseguir, quem sabe, sair de seu mundo. Para começar, ele já conhece Rumple e decide dificultar sua vida roubando a caixa de pandora com Belle dentro. 

Jekyll acorda e tenta salvar nossos heróis, mas acaba caindo direitinho no plano de Hyde. O médico acaba com se composto químico que faria o lado bom e mau de uma pessoa se separarem, e Hyde logo aparece. Nossos heróis logo fogem e, pela primeira vez, o médico e o monstro conseguem separar seus corpos e se conhecer. (Quero muito saber a história de origem disso tudo.) No entanto, a reunião não é nada alegre e Hyde tenta matar Jekyll. Felizmente, Hook e os outros aparecem de volta e o salvam. 

Admito que fiquei bem confusa com os planos de Hyde. Primeiro achava que ele deixaria Snow e Cia abrirem o portal e entraria por ele, mas ele acaba abrindo o portal - sem passar por ele - só para roubar a caixa? Ok, eu entendo que ele queria a fórmula pronta de Jekyll para poder separar seus corpos, mas por que não usou o portal para sair de lá? Ele planejou tudo contando que não conseguiria um portal, apesar de estar com a varinha, e Rumple ia aparecer lá para pegar a caixa e assim fazerem um acordo? Achei meio mirabolante, quando poderia ser algo mais simples e direto.

once upon a time 5x23

Por falar em Rumple, nossas heroínas vão atrás do Dark One, que, apesar de ter todos os ingredientes que precisava, logo perde a caixa de pandora e precisa recuperá-la. Quando Regina e Emma descobrem sobre a viagem no portal de Zelena, Snow, Charming e Hook, elas procuram Rumple. Regina até finge querer a Evil Queen de volta, mas nada funciona já que Henry aparece por lá e decide acabar com a mágica de uma vez com o Santo Graal Inverso que achou com a ajuda de Violet.

Nossa, como odeio essa falta de comunicação. Se o Henry esperasse dois segundos, Emma ou Regina poderiam ter explicado o porquê de estarem preservando a mágica. Aliás, custava elas terem explicado sobre o destino de Storybrooke para ele na biblioteca?

Claro que, tadinho, quando descobre, Henry fica arrasado. Emma vai atrás do filho, enquanto Regina e Rumple tentam por uma segunda saída. Um homem, conhecido como Dragão, ainda tem mágica em Nova York e acabam os ajudando, ou melhor, ajudando Regina. Achei muito bom ver essa escolha do senhor. Regina precisa acreditar mais em si mesma e na parte boa que existe nela; ouvir alguém falar isso é um bom começo. No entanto, nada se resolve muito, já que a mágica ainda não é forte o bastante.

Nos encontramos assim em uma cena daquelas meio clichês e românticas, mas um tanto inspiradores. O Dragão fala que nosso mundo está cheio de mágica, mesmo que não percebamos, basta acreditarmos. Henry imediatamente lembra da fonte dos desejos que costumava ir com Emma quando moravam em NY. Ele percebe que ela sempre foi mágica, por mais que não percebessem isso na época. Então Henry resolve fazer um grande discurso para as pessoas ali e só o que precisavam fazer era acreditar e fazer um pedido por sua família. E não é que dá certo? Se um minuto atrás estavam correndo de Hyde, agora Snow e Cia encontram o portal e aparecem no meio da fonte. (Não se preocupem, as pessoas de NY acabam achando que tudo é uma performance ao invés de ser de verdade.)

once upon a time 5x23

Com quase tudo resolvido, Regina precisa fechar seu ciclo e, com a ajuda de Snow, pode ter encontrado a solução. Sempre adorei a evolução das duas como amigas e dessa vez não foi diferente. Snow estava ali no nascimento da Evil Queen e nada mais justo que ajudasse Regina a deixar esse passado para trás.

Com a ajuda do composto de Jekyll, Regina acaba matando aquela parte de si mesma que a corroía de uma maneira bem literal. Pena que a felicidade dura pouco, já que matar a Evil Queen não é tão fácil e ela volta a vida. Como? Não sei. Talvez, por mais que você tente matar uma parte de você, ela sempre ficará presa ao fato de você existir. Teremos que esperar pela próxima temporada. Não só isso como Hyde consegue chegar a Storybrooke para completar nossa próxima lista de vilões.


O melhor
Rolland abraçando Zelena e mandando um presente para Regina. É fofura demais <3 
Snow ajudando e apoiando Regina.
Quero muito saber para onde o Rumple foi. Mais um mundo novo ou será que está no Mundo das Histórias Não Contadas mesmo?
Regina se abrindo com Emma sobre seus medos, além do desenvolvimento disso.
Paralelo entre Jekyll/Hyde e Regina/EvilQueen.
Quem diria que a Evil Queen voltaria realmente? E sem ficarmos sem a Regina?
Henry finalmente conseguiu ser o herói que queria.

O pior
Como o pai da Violet saiu de Connecticut e foi parar em Camelot? Como abriram um portal se não havia mágica fora de Storybrooke? Ou em algum momento ele estava perto de Storybrooke e algo aconteceu?
A lógica meio estranha do plano de Hyde.

Nota 9,0

Mariana Oliveira Sou estudante de Publicidade, Beatlemaniaca e Coldplayer. Toco piano e vivo de séries e livros. Estou sempre à procura de mais uma série, afinal nunca é demais.

0 comentários:

Postar um comentário

 
UA-48753576-1