Image Slider

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Review: Once Upon a Time 5x21 - "Last Rites"

Atenção: A resenha abaixo contém spoilers do episódio "Last Rites", exibido no dia 08/05/2016!

once upon a time 5x21

Amores perdidos, corações partidos. Eu não estava preparada emocionalmente para esse episódio. Acho que os nossos personagens também não estavam, mas comecemos do começo. Todos estão de volta à Storybrooke (menos Hook). Hades e Zelena chegam primeiro, mas se separam por um breve momento - o que nos dá o desenvolvimento de alguns caminhos do episódio. 

Hades encontra com o Rei Arthur, que fugiu de sua cela. Quem achava que os dois iam se dar bem por serem vilões, logo se engana. Hades não dá a mínima e mata Arthur, com o objetivo de deixar nossos heróis só mais irritados com ele. Já Zelena vai até a cidade para conversar com Snow sobre como Hades agora é do bem, mas acaba esbarrando em Robin e Regina. Claro que eles tentam contar que ficaram presos no Mundo Inferior por conta de Hades, mas ela não acredita e logo some em sua característica fumaça verde.

Nosso casal das trevas logo se reencontra, e Hades faz um jogo emocional para Zelena ficar ao seu lado e ajudá-lo a restaurar o cristal extremamente poderoso que pode matar até um deus. É interessante vermos como, apesar do amor entre Hades e Zelena ser amor verdadeiro - senão o beijo deles não teria libertado Hades -, o deus mente e manipula para conseguir o que quer. Acho que, principalmente pelas palavras de Regina, a série traz outra minúcia do amor: só porque alguém o ama, não significa que ela irá fazer tudo por você ou será honesta ou não o magoará. Por amor, só a relação com a pessoa deveria bastar, deveria ser maior, mas Zelena aprende da pior maneira possível que não é bem assim.

Enquanto isso, temos Regina e Robin para fazer um paralelo entre casais. Enquanto o resto vai para a biblioteca procurar uma forma de derrotar Hades, os dois decidem resolver o problema mais imediato e entrar escondidos na prefeitura para salvar a filha de Robin da mãe. O interessante é ver a conversa entre eles nos túneis. Regina se sente muito mal por ter deixado o bebê com Zelena, mas ainda assim defende a irmã, afinal, como a Evil Queen mesmo disse, o amor às vezes nos cega e ela entende a Zelena. Já Robin não é tão compreensivo e só quer sua filha de volta. Regina realmente acredita na irmã e quer dá-la um voto de confiança, assim como ela mesma teve quando quis mudar sua vida.

Felizmente, os dois se entendem e, com um pouco de sorte, Regina e Robin conseguem chegar perto do bebê. Claro que nada é tão fácil e eles se veem encurralados por Hades. Com Zelena distraída com Emma, Hades decide que vai matar Regina com seu cristal recém-restaurado. E ele não está brincando. Ele atira em Regina, mas Robin se joga na frente. 

once upon a time 5x21

A notícia de que alguém iria morrer já era conhecida. Minha teoria inicial era que Zelena, em algum ato heróico, poderia ser a pessoa que morreria, mas ledo engano. Robin foi o escolhido. WHY? Haja coração. Meu deus, só consigo pensar em como a Regina passou por tanta coisa para encontrar seu amor verdadeiro e agora isso. Eu sei, pelo menos eles tiveram seus momentos felizes, mas por que precisava ter uma morte, hein? E o Holland?? Tadinho desse garoto. Agora, será que Robin voltaria? As chances são bem baixas. Já teve gente voltando a vida e Hades mesmo falou que a morte pelo cristal era diferente. Sorry, guys.

Eis que, no meio disso tudo, Zelena aparece e se vê com o cristal na mão e o poder de decidir o destino de um dos dois: Regina e Hades. Regina está quebrada, mas inteira. Ela tenta fazer a irmã entender o quanto Hades não a faz bem e nunca ficará satisfeito só com seu amor. Podemos ver claramente como as prioridades de Zelena foram mudando. Antes ela queria tudo a seus pés, agora ela só quer viver em paz e na dela. Ela quer uma família, só isso. Só eu que queria que a Regina falasse para Zelena que, sim, ela poderia ter tudo isso, sem precisar de Hades? Ela seria aceita como Regina foi. Dito ou não, isso tudo passa pela cabeça de Zelena e creio que é por isso que ela decide matar o amado. Mais um pedacinho do meu coração foi quebrado ao ver Zelena e Regina abraçadas e ajoelhadas próximo ao Robin.

As perdas nesse episódio foram muitas, e quem a está sentindo desde o começo é Emma. Ela está arrasada, sem exatamente um rumo e só pensa em matar Hades sem plano algum. Ela até pede ajuda para Rumple, sem muito sucesso. Charming e Snow tentam consolá-la, fazendo-a parar por um instante e tentar absorver a morte de Hook, sem muito sucesso. Com o episódio focando nos casais, a relação entre Emma e Hook é trabalhada com a conexão dos dois, mesmo que separados. Eles simplesmente sabem que o outro ainda não se libertou completamente do outro. Enquanto Hook sabe que não seguiu em frente porque Emma ainda está em perigo com Hades a solta, Emma sabe que seu amado deve estar preso no Mundo Inferior por não ter derrotado Hades ainda. 

once upon a time 5x21

Para resolver isso, somos levados mais uma vez ao Mundo Inferior. Lá seu mais novo habitante, Rei Arthur, chega confuso. Não demora para ele encontrar Hook e nosso capitão perceber que precisa ajudar Emma de alguma forma. Para isso, ele recruta Arthur, por incrível que pareça. Admito que essa história de redenção me pareceu um pouco forçada no início, mas não duvido que morrer pode fazer maravilhas coma consciência de uma pessoa. Arthur não tem nada a perder, só o resta tentar se redimir um pouco para não ir para um lugar pior ainda. 

Assim, os dois vão atrás das páginas do livro arrancadas por Hades, já que Hook percebe que ali deve ter algo sobre como derrotar Hades. Dito e feito. A dupla logo descobre sobre como o cristal de Hades pode matá-lo. Agora só os resta descobrir como levar isso até Emma. Mais uma vez, os dois enfrentam o azar mais maluco para chegarem até o livro de histórias de Henry e pegá-lo são e salvo. Achei legal ver como o livro é uma conexão entre os dois mundos que não tínhamos pensado muito. Era uma forma de Henry escrever involuntariamente notícias do mundo dos vivos e agora é uma porta entre Hook e Emma. Quando menos espera, a salvadora recebe a mensagem e é quem dá a dica de que o cristal mataria Hades para Zelena, que acaba usando a informação como menos esperava. 

Todos estão no cemitério e Emma aceita a derrota. Hook agora deve estar em paz e ela precisa seguir em frente, mas é tão tão difícil. Ela decide ficar sozinha com o caixão de Robin para absorver tudo que aconteceu, e não que os escritores resolveram compensar o sofrimento que tivemos nesse episódio? Depois de tudo, Hook se encontra com um Zeus aliviado pelos planos do irmão terem sido impedidos e volta a viver.  

once upon a time 5x21


O melhor
+Arthur descobrindo finalmente seu 'reino quebrado' a ser salvado, quem diria? Como não amar a esperteza desses escritores?
Emma e Hook se reencontrando. MELHOR. CENA.
Zelena escolhendo o nome da bebê. Robin <3
Merida nos traz o ar de sua graça.
A confiança que Zelena e Regina conseguiram construir uma na outra.

O pior
Robin!!
Estou preocupada com a Regina. Esse finale promete um verdadeiro teste para ela.
Eu sempre perdoo os efeitos visuais, mas o cenário de Zeus estava tenso.
Aff, Rumple de novo usando as vitórias dos nossos heróis em benefício próprio.

Nota 9,0

Mariana Oliveira Sou estudante de Publicidade, Beatlemaniaca e Coldplayer. Toco piano e praticamente vivo de séries e livros. Estou sempre à procura de mais uma série, afinal nunca é demais.

0 comentários:

Postar um comentário

 
UA-48753576-1