Image Slider

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Review: The Middle 7x23 - "Find My Hecks"

Atenção: A resenha abaixo contém spoilers do episódio "Find My Hecks", exibido no dia 11/05/2016!

the middle 7x23

É curioso observar como The Middle vem sendo bastante sólida em retratar problemas do crescimento dos filhos e da evolução da vida. Há alguns episódios vimos como a ida de Axl e Sue para a faculdade, e suas eventuais decisões independentes, causarem um rombo nos sentimentos de Mike e Frankie. Agora, às vésperas da férias de verão, vemos um outro lado desta história.

Isto porque, tendo os filhos em casa para as férias, Frankie e Mike não conseguem esconder o desejo quase subconsciente de voltar ao passado e tentar reconquistar a posição controladora e imperiosa que tinham quando os jovens ainda eram adolescentes. E quando os filhos parecem não se importar nem um pouco com as ordens que lhes são dadas, está criado um novo conflito.

A princípio, Frankie se incomoda com a pilha de roupas sujas e outros que os filhos simplesmente largam na porta da casa, como se por mágica, tudo fosse sumir e retornar lavado e organizado em seus quartos. Frankie nunca foi de entregar nada de bandeja a nenhum filho, e agora que trabalha na clínica odontológica, não quer ver a hora de chegar em casa e poder relaxar. A independência dela, dos filhos, começa aí a se tornar tangente, e será retomada com maior impacto emotivo futuramente.

Mais divertido, então, é notar que ao ser convidada por Axl para dormir em seu quarto – já que Sue deixou o quarto dela para Brick durante o verão – os irmão passaram a construir uma amizade mais sólida, ao ponto de Axl, um dos personagens que mais evoluiu emocionalmente no decorrer desta temporada, convidar a irmã para ir com ele para uma festa. E só de lembrar que nos tempos de escola ele pedia a ela que fingisse que não o conhecia caso se encontrassem no corredor, já demonstra o quão evoluído o personagem ficou. Não que Sue já tenha se acostumado, eis que tão logo é convidada, já emenda que não irá envergonhá-lo com seu ‘jeito Sue’.

the middle 7x23

O problema é que ao retornarem da festa, às 2 da madrugada, os irmãos são surpreendidos por uma preocupada Frankie, cujas tentativas de contato com os filhos se mostraram infrutíferas ao longo da noite. E o modo defensivo que Axl adota, aos gritos, rapidamente acorda Mike, que chega para defender o lado de Frankie. “Na faculdade nós ficamos fora até de noite e vocês não sabem onde estamos” – tenta se defender Axl. “Vocês podem fazer o que quiserem na faculdade, onde não podemos vê-los, mas enquanto estão aqui em casa, precisam seguir nossas regras” – diz Mike.

Frankie até tenta usar o argumento contrário, e dizer que eles jamais iriam sair e ficar fora até tarde sem dizer onde estão, no que Sue rapidamente aponta para o fato de que eles não vão a lugar nenhum. “É porque vocês sugaram a nossa vida” – responde Frankie num típico diálogo familiar que somente The Middle tem capacidade de entregar com tamanha complacência.

O problema, na realidade, não é nem o fato de ficarem fora de casa até altas horas da noite, mas sim a falta de comunicação. Nenhum pai realmente se revolta com um filho que diz onde está, mesmo que a volta demora um pouco mais do que o esperado. Entretanto, o fato de precisar reportar as coisas aos pais soa um tanto quanto um degrau abaixo na ampla escada da independência, e isso tortura Axl e Sue de uma forma contundente.

the middle 7x23

A briga, obviamente, não vai a lugar nenhum, e Frankie se dá ao direito de usar da tecnologia para relaxar a mente: com um aplicativo de celular que faz com que ela possa ver a localização via satélite dos filhos, sem avisá-los, claro, ela passa a desencanar de discutir com os filhos, e tenta ser a mãe mais legal que pode. Tendo a vigilância secreta com ela, nada mais a preocupa. E quando ela finalmente conta a Mike, ele até tenta usar destas informações para vantagens pessoais, mas Frankie logo o inibe com medo de que ele ponha tudo a perder.

Ao final desta trama, Frankie e Mike veem pelo aplicativo que Sue estaria em uma valeta no meio da estrada, e preocupados, resolvem ir atrás da filha. Por outro lado, ela e Axl, que chegam em casa e ficam chocados em não encontrar os pais – apesar de acharem que era um engodo à princípio – resolvem ir atrás deles, já que – surpresa – Axl usa exatamente o mesmo truque para vistoriar a localização dos pais, embora ele tente dizer para Sue que o faz para saber quando terá privacidade na casa. Enfim, ao se encontrarem na valeta, os pais e filhos se dedam simultaneamente, e discutindo a influência negativa da tecnologia para gerar preocupações e paranoias, decidem parar de se fiscalizar.

Em uma subtrama separada, temos, então, Brick, que está ansioso para se tornar o ‘valedictorian’ (o orador da turma), na formatura, já que ele é quem detêm as melhores notas. Ao menos é o que ele pensa, já que ao conversar com a secretária da escola, descobre que ele está disputando a vaga com outro aluno oculto. Obviamente, o outro aluno é Cindy, sua namorada maluca, o que o faz ficar em dúvida se deve ir mal nas provas finais apenas para deixa-la vencer, ou não. E os conselhos de Sue e Axl não poderiam ser melhores. Enfim, não adianta, pois ele acaba perdendo para ela de qualquer jeito. “Se não fosse eu, fico feliz que seja você” – conclui ele, antes de ambos trocarem apaixonados ‘eu te amo’.

the middle 7x23


O melhor
Os conselhos do Axl e da Sue para o Brick foram demais.
+ A Frankie dizendo que ela e o Mike não saem muito, pois os filhos ‘sugaram a vida deles’.
+ O Brick tentando descobrir quem era seu rival.
+ A Sue dizendo ao Brick que é especialista em ‘querer as coisas e não conseguir’. E a cara que ela faz quando ele diz que ser orador o iria o tornar uma ‘pessoa descolada’, e simplesmente genial.

O pior
- O aplicativo apontar que a Sue estava numa valeta ficou meio forçado. E ficou sem explicação também.

Nota: 8,0


Cássio Delmanto Advogado, colunista automotivo, beatlemaníaco, fanático por carros, filmes, séries, música, tecnologia e cultura inútil em geral. 

0 comentários:

Postar um comentário

 
UA-48753576-1