Image Slider

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Review: The Flash 2x23 - "The Race Of His Life" [Season Finale]

Atenção: a resenha abaixo contém spoilers do episódio "The Race Of His Life", exibido no dia 24/05/16.

the flash the race of his life


Season finale de The Flash chegou e foi... Uma confusão. Na metade do episódio, eu já estava não fazendo a mínima ideia sobre várias coisas do episódio, e dali pro final não houve muita melhora.

Começamos com a morte de Henry, que foi bem dramática, principalmente pelo jeito que Barry implora para o pai não morrer, não acreditando que estava passando por isso de novo. Mas, sabe, nada de muito novo, já que já tínhamos o visto morrer no episódio passado e, honestamente, quem além do Barry se importava com o Henry? Certamente não eu.

Também me foi apontado como Flash fica seguindo o mesmo exemplo de Arrow, tivemos, no fim da primeira temporada, a morte do Eddie claramente fazendo um paralelo com o Tommy, e agora temos o Henry semelhante à Moira. Fiquem atentos para uma morte no início da terceira temporada, hein. Para variar, os escritores são incapazes de motivar avanços nos personagens sem matar alguém. Bem chato e previsível, mas nada que possamos fazer além de reclamar.

Chegamos até mesmo a ver um breve enterro para o Henry, que eu não sei como eles tiveram tempo de arranjar, mas ok, é um funeral bem sem graça, Barry nem fez discurso, a única coisa boa que saiu dele foi que a Iris estava lindíssima, então obrigada por isso. Grande parte do episódio mesmo foi só dedicada à raiva do Barry, que está inconsolável após a morte do pai, querendo de qualquer forma vingá-lo ao matar o Zoom, o que era o plano do vilão para começar.

Zoom está super satisfeito com o ódio do Barry, desafiando-o para uma corrida, dizendo que queria provar de uma vez por outras quem era o mais rápido de todos, já que ele é obcecado com esse conceito. Ele diz que se o Barry vencer, ele vai desistir de tudo isso e largar seus planos de conquistar o mundo, mas se ele vencer, aí acabou, tchau, Barry.

Barry não está nem pensando direito, só quer matar o Zoom mesmo e nem vê outra solução a não ser lutar com o Zoom, afinal ele já aprendeu que não dá para lutar contra Zoom e, mesmo que vá perder, essa é a única chance, e está convencido de que precisa fazer isso e matá-lo. Honestamente, não o culpo por querer matar o Zoom não, o Joe vai conversar com ele agindo todo moralmente superior, como sempre, dizendo para o Barry que não era assim, mas acho super normal que ele queira matar alguém que o fez sofrer tanto, essa é uma resposta bastante saudável.

Infelizmente, saudável não significa que seja inteligente, então pensar sobre suas decisões antes de agir ainda é uma boa ideia.

the race of his life

Por esse motivo, o Team Flash se reúne e decide conjuntamente que a melhor opção é impedir o Barry de ir atrás do Zoom. Para isso, eles resolvem drogá-lo e prendê-lo em uma cela, porque esses escritores insistem que isso é uma coisa ótima para se fazer e nem um pouco invasiva. Isso já aconteceu tantas vezes entre Flash e Arrow que já estou nem mais me importando tanto, eu só queria apresentar o conceito de “conversa” para os escritores, não sei se eles já ouviram falar, mas costuma ser muito mais recomendado que drogas.

Barry acaba passando a maior parte do episódio trancafiado dentro da prisão de metahumans, com todos menos o Wally concordando que essa era a melhor solução até ele se acalmar. No fim, ele é praticamente desnecessário, o que nunca é algo bom para se dizer sobre o protagonista de uma série.

Todos os outros personagens conseguem formar um bom plano sozinhos. Eles conseguem descobrir que o plano do Zoom é utilizar o que roubou da Dr. McGee para gerar uma energia o suficiente para poder destruir todo o multiverso – simplesmente porque ele é maluco e é o tipo de coisa que ele faria – e resolvem usar a Caitlin para atrai-lo para fora de seu covil. Eles projetam a imagem da Caitlin do lado de fora do lugar, fazem com que ela converse com Zoom, que, por mais que a atuação dela tenha sido horrorosa, não parece perceber nada de estranho na Caitlin voltar arrependida, e aí quando ele menos espera, Joe e Harry se juntam para tentar incapacitá-lo e jogá-lo para a Terra-2.

Antes de fazerem isso, eles combinam que não importa o que aconteça, se eles conseguirem jogar o Zoom para a outra Terra, não iriam abrir isso. Mas é claro que o plano não dá tanto certo assim, e no último momento, Zoom agarra Joe e o leva junto para a Terra-2. Só que todo mundo tinha concordado que não ia abrir mais, mesmo pelo Joe, então não havia nada que eles pudessem fazer.

O único detalhe nesse plano é que eles não tinham incluído o Wally, que não tinha aceitado esse pacto e se recusa a deixar o pai em outra Terra, indo resgatar o Barry – que ainda estava preso e sem saber de nada – para poder ajudá-lo. E é claro que Barry não fica nada satisfeito ao saber dessa escolha, afinal ele não ia perder mais um pai tão cedo. Ele resolve fazer uma proposta para o Zoom, dizendo que iria competir com ele se ele devolvesse o Joe. Zoom aceita, já que esse era seu objetivo desde o início e os dois vão para a disputa de mais veloz do universo.

the flash 2x23

Zoom revela que seu objetivo era mesmo destruir o multiverso, mas queria que a Terra-1 se mantivesse intacta, um lugar onde ele pudesse reinar. Para isso, ele precisa da velocidade dele e do Barry juntos, então a disputa é bem fácil: se Barry conseguir alcançá-lo antes de chegar na energia necessária, Barry ganha, senão o multiverso é destruído.

Os dois começam a competir e, por mais que Zoom ainda seja mais rápido, Barry consegue se dividir em dois, de uma maneira que eu ainda não descobri como, mas tem algo a ver com voltar pro passado de forma que existem dois dele ao mesmo tempo. Então enquanto um Barry continua correndo, o outro sai para salvar o Joe, irritando o Zoom a ponto dele sair da competição. Barry continua correndo, mas utiliza alguma técnica que não faz muito sentido e abre um portal para os dementadores do tempo virem pegar o Zoom – que revelou em algum momento do episódio que eles o perseguiam, sei lá, ainda não entendi muito bem qual é a deles – enquanto concentra a destruição do multiverso nele mesmo, morrendo no processo.

Mas tudo bem, porque ainda tem o outro Barry que está bem, assim como todos.

Depois que o Zoom é destruído, bem uma parte de revelações, eles salvam o homem mascarado, que é revelado ser o verdadeiro Jay Garrick, o que não é nada surpreendente, mas o interessante é que ele é o Henry alternativo! Tem a mesma cara do pai do Barry, mas é de outro universo, da Terra-3, onde ele é o Flash de lá. Achei que esse revelação fosse ser mais impactante, mas também não tinham muito mais opções. O verdadeiro Jay resolve voltar para sua Terra, assim como Harry e Jessie, que se despedem do Team Flash e voltam para a Terra-2.

Depois de tudo isso, Barry continua muito abalado. Iris até tenta conversar com ele, dizendo que está ali para apoiá-lo, que vai esperar ele estar bem para começar um relacionamento, mas se mantém firme na sua intenção, mas Barry só diz que precisa de um tempo. E aí ele simplesmente toma a decisão mais idiota e volta no tempo, salvando sua mãe e criando o Flashpoint.

Ok, mas por que agora?? Esse final faria total sentido na temporada passada, mas DE NOVO isso? O Barry já não tinha acabado de superar a morte da mãe há uns dois episódios?! Já tinha temporada passada decidido que isso não era uma boa ideia, que aquela era a decisão errada a se tomar, aí agora vai e faz isso.

Olha, eu entendo ele querer salvar a mãe (e o pai), principalmente depois de ter ficado órfão, mas a questão é que esse final foi muito jogado, achei que não teve construção para isso. E, além disso, só me faz ter uma visão negativa do Barry, porque ele é idiota o suficiente para arriscar a vida de todo mundo, só para poder resgatar UMA pessoa, sem nem saber quais consequências isso vai causar. Espero que temporada que vem nós vejamos o Barry reavaliando o que é ser um herói, porque ele usa essa palavra tantas vezes, se autodenominando um, mas no final toma decisões bem egoístas, motivadas apenas pelo seu bem-estar.

O Melhor:
+ Westallen!
+ Harry se despedindo do resto foi tão fofo
+ Henry sendo o verdadeiro Jay e sendo bem Flash naquela roupa
+ Wally indo resgatar o Barry
+ Flashpoint! Pelo menos potencial tem, se vai ser aproveitado teremos que esperar pra ver

O Pior:
- Barry resolvendo voltar pra salvar a mãe, wtf
- Barry passando quase o episódio inteiro sendo desnecessário
- Todos drogando o Barry
- Foi muito confuso e sem graça para um season finale
- Jessie e Harry indo embora, espero que voltem. E quickwest como fica??


Nota: 7,5

Flávia Crossetti - Estudante de psicologia, carioca, feminista, leitora compulsiva, pseudo-escritora e viciada em mais séries do que deveria.



10 comentários:

  1. Esse Barry e mt burro. E fiquei triste que já acabou a temporada o que vc acho dessa temporada Flávia? Eu achei no geral que ela ficou no mesmo nível da primeira e ewstou esperando a 3 temporada pra ver o Flashpoint em cena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que gostei mais da primeira do que dessa! Não achei essa horrível, mas acho que eles desperdiçaram muito potencial, e talvez na primeira tivesse aquele ar de novo. Confesso que o Barry vem me irritado nessa última temporada também, principalmente dos últimos episódios pra cá, e já que ele é o protagonista, acaba me deixando irritada com a série toda.
      Espero que a terceira melhore e que eles consigam fazer um Flashpoint que faça sentido!

      Excluir
    2. Pensando melhor o flashpoint foi a melhor decisão que eles podiam ter tomado porque eles podem consertar o que fizeram com Arrow e também colocar a Supergirl no universo do Flash agora que ela veio para a CW enfim vamos só esperar.

      Excluir
    3. Mas o flashpoint não vai interferir em Arrow, com certeza, são séries separadas. E não sei se o flashpoint teria o poder de conseguir fazer com que o universo da Supergirl de repente se torne o mesmo, mas eles vão ter que dar alguma explicação né, então talvez isso acabe acontecendo mesmo ahhaa prefiro ir com poucas expectativas para a próxima temporada para não me decepcionar

      Excluir
  2. Concordo em gênero número e grau! simplesmente ODIEI aquele final... e pergunto o mesmo que você.. DE NOVO?????????????????????????... sério essas séries da CW andam de mal a pior!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei!!! Séries da cw nunca são as melhores, mas também não tem desculpa para algumas decisões tão ruins que esses personagens tomam -.-

      Excluir
  3. gente nem terminei o Ep ainda, mas porra, q raios ta acontecendo
    eu vi mts falhas nessa temp
    - se a galera queria zoom na terra-2, teve um momento que ele tava lá preso, mas Barry e sua turma ñ podiam dxar ele destruir a terra2, ai beleza, zoom nao conseguia atravessar os mundos se os feiches tiverem trancados

    -na hora que o Dctor Wells, fez uma parada pra matar todo mundo da terra 2- ou fazer desmaiar sla- O zoom nao morreu pq ele abriu um portal do nada e foi p terra 2,

    -se o plano deles era jogar o Zoom na terra 2, e o joe foi junto, ñ passou na mente deles, que Zoom poderia abrir o portal e voltar pra terra na hora que ele quizesse??

    -e se eles queriam Zoom preso na terra 2, PQ QUANDO O ZOOM TAVA PRESO LÁ, SEM CONSEGUIR ATRAVESSAR POR ALGUM MOTIVO, ELES FORAM LÁ E ABRIRAM O KRL DO PORTAL, PRA DEPOIS FEICHAR O ZOOM LÁ DENOVO, JUNTO COM O JOE< MANO FOI WTF D++,

    E AS VIAGENS NO TEMPO FOI MT MAL EXPLICADO< FIZERAM UMA LOUCURA< PQ AGR BUGA MT,EU ACHAVA Q SÓ TINHA PASSADO-PRESENTE-FUTURO, MAS AGR O ZOOM PODE SAIR DO PASSADO PRO FUTURO, SE MATAR TODA HORA E CONTINUA VIVO, EU N TO ENTENDENDO + NADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas acho que eles tinham feito algo para o Zoom não poder voltar?
      Eu também não entendi nada dessas viagens do tempo também, não entendo como ele pode se dividir em dois, porque quando ele volta, ele vai pro passado, mas aí chega no futuro né, não tem como simplesmente ter dois dele, é muito confuso.
      Eu desisti de entender já hahaah

      Excluir
  4. Gente e outra, Barry praticamente morreu, Joe praticamente morreu tbm, todo mundo praticamente morreu, e esses atores, ñ vi 1 lagrima vei, td bem q tem gente que ñ sente nada, mas o Pai do Barry. antes do Zoom matar, tinha visto o Barry "morrer" na frente dele, o cara n chorou, nem aparentou triste, eu chega dei risada na hora, ñ conseguiram fazer um momento dramático, tv muita falha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas é que foi bem rápida a morte dele, né, imagino que os personagens tivessem em choque ainda, em negação. Isso não me abala muito, porque cada um reage de modo diferente à morte, nem todo mundo chora de imediato, então de todos erros da série esse é tão tranquilinho, que nem importa hahaah

      Excluir

 
UA-48753576-1