Image Slider

terça-feira, 17 de maio de 2016

Review: Castle 8x22 - "Crossfire" [Series Finale]

Atenção: A resenha abaixo contém spoilers do episódio "Crossfire", exibido no dia 16/05/2016!

castle 8x22

É estranho pensar que é a última vez que vou fazer uma resenha de Castle. A notícia do cancelamento chegou tão em cima que acho que ainda não me acostumei com a ideia. A saída de Stana (Katic) tornou tudo mais difícil e está na hora de fechar o ciclo. Vou ali pegar um lencinho e já volto *sniff*

Finalmente vamos acabar com LokSat e seu grande mistério. Ao longo da temporada, conseguimos descobrir algumas coisinhas, começando pelo próprio sumiço de Castle no casamento e seu paradeiro pós-missão secreta para o governo. Rick estava em Los Angeles e descobriu sobre LokSat, o que desencadeou as mortes dos amigos de Beckett, chegando até Brecken e uma confusão de conspirações. Kate se une a Vikram e consegue descobrir sobre o advogado da organização, Caleb, com quem acabam fazendo um trato e ele promete ajudá-los. 

Tudo é uma grande conspiração e um jogo mental maior do que sabíamos, mas as máscaras se desfazem nesse episódio. Para começar, tudo parece fácil demais. Kate, Rick e Vikram usam o celular que Caleb os deu para contactarem com LokSat e conseguirem uma localização. O plano logo não dá os frutos que queriam, mas decidem que ligar para Caleb para conseguirem identificar o contador de LokSat no encontro marcado pelos bandidos. Mais uma vez o plano não dá muito certo e todos acabam em uma grande emboscada, até que são salvos por alguém mais importante do que parecia: Mason Wood, o líder da sociedade secreta de Los Angeles que Castle conheceu. 

castle 8x22

Parece que ele era amigo da madrastra de Castle, quem pediu ajuda para que Rick e Kate fossem protegidos. Próximo passo? Dividir caminhos, o que já podemos falar que não vai dar nada certo. De novo. Rick vai para seu escritório proteger Alexis e Martha, enquanto Kate vai lidar com Vikram, Espo e Ryan. Nosso caso do dia acaba de se conectar com tudo isso já que o morto é o próprio Caleb, revelando que Kate e Castle estavam sendo manipulados. Acreditem, isso acontece muito. LokSat é esperto e parece se divertir com esses joguinhos.      

Agora Ryan e Espo sabem de tudo, e estão prontos para ajudar. As investigações avançam com dificuldades, com o assassino sempre despistando todos. Depois de algumas escolhas não muito inteligentes de Castle e Beckett, o casal se vê encurralado de novo. Rick é capturado pelo assassino, apresentado como Mr Flynn, enquanto Kate acaba por dar de cara com LokSat sem menos esperar: Mason. 

Admito que gostaria de ter sido mais surpreendido e LokSat ter sido alguém mais conhecido por nós, mas acho que não tínhamos ninguém nesse perfil. Ainda assim, é bem interessante que Mason seja o culpado de tudo, já que chamou Castle para LA para o "sociedade de investigadores" e foi nessa mesma cidade em que Rick descobriu sobre LokSat. Fico me perguntando se LokSat queria ser descoberto porque a verdade é que ele acabou ajudando com a viagem. 

castle 8x22

Rick não é morto rapidamente, antes, Flynn precisa saber quem mais sabe sobre LokSat e a cena parte nosso coração. Por causa de um soro da verdade, Rick acaba falando nome por nome de seus amigos e familiares. Não dá uma raiva ver que ninguém sabia em todos esses meses, só para descobrirem em um dia e serem ameaçados assim? Dá para ver o sofrimentos nos olhos de Castle, principalmente ao terminar a lista com o nome de sua baby girl, Alexis. 

Felizmente, apesar de tudo, Espo e Ryan haviam conseguido identificar o celular do assassino e a localização de LokSat. Apesar de ter sido estranho como entraram fácil ali, o plano b de LokSat é bem eficaz e eles ficam sem saída mais uma vez.

Depois do discurso de Castle sobre a importância de Beckett enquanto estava no soro, Kate tem uma conversa com Mason sobre o apoio que recebe do marido e como ele é o amor de sua vida. Perceberam o final próximo? Pois é!! O sentimentalismo, no entanto, não faz Kate nos decepcionar. Em uma bela reviravolta, Beckett se vira contra Mason, sabendo que ele era LokSat o tempo todo. Primeiro, será que ela sabia desde quando atendeu o telefonema dele? Parem de não falar para as pessoas aonde vão! Sem avisar para Ryan e Espo, Kate saí direto para a armadilha. Apesar de tudo, fiquei muito orgulhosa em ver que ela não cai tão facilmente nesses truques, principalmente porque ela já havia suspeitado dessa ajuda repentina que recebem desse homem que mal conhecem.

castle 8x22

Apesar de Kate ser enganada mais uma vez e perder sua arma para um teto magnético, Castle chega na hora certa para distrair Mason. Eis que estamos bem. Todos saem para beber e comemorar e vitória, mas ainda fiquei com uma pulga na orelha. Faltam apenas 5 minutos para acabar o episódio, mas será que vai ser fácil assim?

Acreditem, temos mais uma surpresa: Caleb. Vivo na cozinha de Caskett pronto para dar um segundo tiro em Rick. Infelizmente, Castle não percebe a tempo as inconsistências da morte de Caleb. Nossa, não esperava isso de jeito nenhum, mas se formos parar para pensar faz bastante sentido. Esses últimos minutos foram intensos com certeza e eu só conseguia pensar que ia matar os escritores se dessem um final desses para a série. Kate aparece e mata Caleb, mas não antes de receber um tiro.

Terminamos com Kate e Rick no chão, sangrando machucados e dando as mãos.

Ok, na verdade, ganhamos um presentinho e um flashfoward. Vemos o casal setes anos depois, o apartamento vazio e depois cheio de crianças. Castle e Beckett são uma família (e das grandes). Ao fundo, ouvimos as primeiras falas, as primeiras declarações e o fim de um ciclo de uma história de amor épica, como mesmo falaram. 

Durante oito anos, acompanhamos um flerte se tornar um amor incondicional. Vimos Beckett quebrando seus muros de proteção e se tornando muito mais do que uma simples detetive. Vimos Rick amadurecer sem perder sua imaginação fértil para criar teorias malucas. Vimos Espo e Ryan seguirem suas vidas, formarem famílias ou simplesmente reforçarem sua amizade de anos. Vimos Alexis crescer, Martha criar e Lanie apoiar. Cada um desses personagens nos ensinaram tantas coisas, de tantas formas, que não tem como não amar essa família.

Aprendemos a rir e aprender as maluquices que podem acontecer na vida, mas também aprendemos a lidar com o perigo constante e os arcos dramáticos maravilhosos dessa série. O final pode ter sido meloso e claramente encaixado, mas, por Castle, eu preciso dar 10 no episódio. É a minha despedida. A nossa. E depois desse tempo todo, sei que ainda vamos suspirar com as declarações de amor entre Caskett toda vez que os virmos na televisão. Sempre. Always.

castle 8x22


O melhor
As declarações de amor de Kate e Rick um para o outro. 
Fala sério, até quando pensamos estar a frente alguma hora, LokSat está.
Falas da trajetória da Kate e do Castle no final! Como não amar? <3
Vikram fofo vai ficar na delegacia (eu sei, não veremos, mas posso imaginar que ele fica amigo dos meninos).
Espo e Ryan percebendo rapidamente que Kate não estava contando algo.
Kate descobrindo sobre LokSat e Mason antes.

O pior
Ter acabado? :(

Nota 10

Mariana Oliveira Sou estudante de Publicidade, Beatlemaniaca e Coldplayer. Toco piano e praticamente vivo de séries e livros. Estou sempre à procura de mais uma série, afinal nunca é demais.

4 comentários:

  1. Eu entendi diferente.
    Pra mim na verdade tudo foi imaginação do Castle, a história do livro dele e eles morrem no final, por isso mostra a conversa deles lá no começo da série e depois ele fala que encontrou a inspiração dele. Esse 7 anos depois é na verdade o agora, 7 anos depois que se conheceram. Então toda a série é na verdade um livro que ele escreveu inspirado na Becket. Gosto de pensar assim, pq só imaginar que alguém chegou na hora certa, levou eles pro hospital e ainda deu tempo de salva-los é muito clichê, rs

    ResponderExcluir
  2. Eu entendi diferente.
    Pra mim na verdade tudo foi imaginação do Castle, a história do livro dele e eles morrem no final, por isso mostra a conversa deles lá no começo da série e depois ele fala que encontrou a inspiração dele. Esse 7 anos depois é na verdade o agora, 7 anos depois que se conheceram. Então toda a série é na verdade um livro que ele escreveu inspirado na Becket. Gosto de pensar assim, pq só imaginar que alguém chegou na hora certa, levou eles pro hospital e ainda deu tempo de salva-los é muito clichê, rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, wow, nem pensei nisso hahaha Não sei se tinha alguma indicação sobre ser um livro, os escritores adoram fingir que vão matar os personagens mesmo xP Mas achei bem interessante!

      Excluir
  3. Eu só sei chorar, lá se vai minha série favorita

    ResponderExcluir

 
UA-48753576-1