Image Slider

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Review: Supergirl 1x20 - "Better Angels" [Season Finale]

Atenção: A resenha abaixo contém spoilers do episódio "Better Angels", exibido no dia 18/04/2016!

supergirl 1x20

Nossa, que episódio foi esse. Emoções à flor da pele, com certeza. Para começar, acompanhamos a luta física e mental da Kara contra a Alex, prevista no episódio passado. Lutar com a irmã não é nada fácil e, com Alex revestida de kriptonita, Kara rapidamente se vê sendo derrotada. No entanto, como vemos repetidamente no episódio, eis que encontramos nossa heroína da vez: Elisa.

Ajax, apesar de machucado, consegue proteger a mãe das garotas e a trazer para que ela possa tirar Alex do controle mental que está sofrendo. Em um discurso bastante inspirador, com menções ao Jeremiah, não demora para Alex perceber o que está acontecendo e voltar para si. Acreditem, essa foi só a primeira cena de muitas que nos emocionaram no episódio. Passado esse perigo, eles se voltam para o próximo: salvar a cidade com a transmissão de Supergirl.

Fiquei feliz em perceber que a explicação do plano era maior do que esperávamos, com base científica e tudo. Eles perceberam que os efeitos da Myriad se davam em uma parte do cérebro que influencia nosso sentimento de esperança e afins, por isso a transmissão daria certo. E deu. Mais uma vez temos um grande discurso, partindo de Kara, sobre esperança e como devemos lutar por aqueles que amamos. No caso de Kara, seu amor pelos humanos a fez mais forte. Para finalizar o impacto nas pessoas, seguindo a dica de Cat, todos recebem o símbolo de Supergirl em seus celulares e todos parecem despertar.

supergirl 1x20

Com Indigo e Non derrotados, eles fazem uma escolha extrema: ampliar o sinal da Myriad até matar todos os humanos. Acho engraçado ver como eles dizem ‘salvar’ o planeta de uma forma tão deturpada. Eu diria que o episódio foi quase retrospectivo em muitos aspectos. O tempo todo vimos o quanto Kara evoluiu como Supergirl, como virou um símbolo de esperança e lutou por isso. Vemos o quanto seu relacionamento com os outros personagens evoluiu, como Winn a acompanhou desde o começo, como James e ela se apaixonaram lentamente, como Ajax se tornou uma figura paterna tão forte e como Cat se tornou uma grande mentora e amiga.

Não podemos esquecer de Alex, não é mesmo? Essas duas cresceram juntas, literal e figurativamente,  e se tornaram heroínas, cada uma do seu jeito. Apesar da estranheza inicial, elas passaram a serem irmãs de verdade e se proteger a qualquer custo. Dito isso, não seria nada mais justo que Alex tivesse um papel importante nessa season finale – o que nos permite fazer um paralelo, inclusive, com a cena inicial e final das duas à sós.

Depois de descobrir suas chances baixas de sobreviver o enfrentamento com Non e Indigo, fomos inundados por sentimentos de todos os tipos enquanto Kara vai se despedindo de todos seus amigos. No entanto, apesar de parecer ser a única que pode detê-los, Ajax faz questão de ajudá-la. Amei ver os dois salvando o mundo como uma equipe, e sinto que os veremos fazer isso muito mais vezes daqui para a frente.

supergirl 1x20

Eis assim a dupla dinâmica encontra Non e Indigo. Apesar de parecem derrotados, como toda boa luta, Ajax e Supergirl se recuperam e jogam tudo que têm contra os vilões. Preciso comentar que Ajax nos possibilitou cenas bem fortes na forma como derrotou Indigo. Só digo isso.

Sem muita saída, Kara decide que deve levar Fort Raaz para o espaço. O problema é que, quando chegasse lá, não teria nada que a ajudasse a voltar para a Terra. Assim, por mais que não tivesse se despedido de Alex, faz agora. Sempre adorei a relação delas e como essa família que recebeu Kara de repente a abraçou como ninguém, e dessa vez não foi diferente. A conversa foi desesperadora e doída, mas necessária. Kara diz o que precisa fazer e faz questão de agradecer Jeremiah para a irmã repassar a mensagem quando encontrá-lo.

Vemos o sacrifício final. No entanto, uma pequena olhada de Alex para a nave da irmã nos dá a ideia que se concretiza: Alex salva Kara de padecer no espaço. Vemos muitos paralelos aí quanto a chegada de Kara ali e não consegui nem explicar o quanto isso é importante.

Tudo feliz e lindo. Nossa Supergirl conseguiu tudo que queria: salvou o planeta, foi salva pela irmã, Ajax voltou a ser diretor do DEO, conseguiu uma promoção, James retribui finalmente seu beijo e tudo é celebrado com champanhe. No entanto, sempre temos que ter algo a esperar da próxima temporada e fomo surpreendidos com a chegada de uma nave idêntica à de Kara na Terra.

supergirl 1x20

Meu deus!! Esses escritores querem nos matar de ansiedade. Admito que não conhece muito do mundo da DC para levantar tantas hipóteses sobre quem estaria na nave, mas li algumas teorias interessantes. A primeira é que poderia ser alguém da família de Kara ou até Alura, o que seria bem surpreendente. Nos quadrinhos, a família de Supergirl sobrevive a destruição de Krypton, então existe uma chance aí! A segunda teoria é de que poderia ser algum clone do Clark ou da Kara, o que nos leva a outra teoria: Superboy. Uma das versões do personagem nos quadrinhos é um clone de Clark, além de ele estar conectado com o Projeto Cadmus - um dos focos da próxima temporada, com certeza. Por fim, temos sempre a opção de perguntar não ‘quem está na nave’, mas ‘o que’, o que torna as coisas mais interessantes.

Independente disso, será alguém fundamental para a história. O produtor Andrew Kreisberg disse que quem está na nave é “um personagem importante, e vai ter um papel importante para a segunda temporada. E com certeza vai agitar as coisas na série.” Agora vamos ter que esperar. Enquanto isso, e vocês? Tem alguma teoria de quem poderia ser nosso(a) visitante misterioso?


O melhor
Posso falar todos os discursos? Desde Elisa e Alex até Cat e Kara, passando por todas as despedidas que Kara teve que fazer.
Paralelos entre a relação Kara e Alex, e a chegada de Kara na Terra e seu resgate.
Posso abraçar esse elenco todo?
Cat e sua conversa final com Kara. Sim, Kara. Cat chamou ela pelo nome certo, achei bem significativo.
O kriptoniano misterioso.

O pior
Nada?

Nota 10

Mariana Oliveira Sou estudante de Publicidade, Beatlemaniaca e Coldplayer. Toco piano e praticamente vivo de séries e livros. Estou sempre à procura de mais uma série, afinal nunca é demais.

2 comentários:

  1. Episodio muito bom que encerra bem uma temporada de uma serie que tem muito potencial e que venha a 2 temporada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! A série evoluiu muito nessa primeira temporada, ansiosa por mais! ;)

      Excluir

 
UA-48753576-1