Image Slider

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Review: Supergirl 1x19 - "Myriad"

Atenção: A resenha abaixo contém spoilers do episódio "Myriad", exibido no dia 11/04/2016! 

supergirl 1x19 kara

Depois da grande reviravolta do último episódio, Kara se vê na posição de salvadora da Terra sem qualquer ajuda no começo. Ela percebe o controle que Myriad tem em todos, fazendo com que Winn, Lucy, Jimmy e tantos outros fiquem em seus computador mexendo em códigos malucos sem qualquer reação a estímulos externos. Nada parece acordá-los. Nem mesmo Clark consegue ajudar Kara, já que também fica controlado por Myriad. A explicação? Seu crescimento no meio dos humanos tornou seu cérebro bem parecido com os deles e por isso suscetível à frequência do controle mental. Ok, admito que a explicação é um pouco fraca já que vemos claramente que o objetivo era os escritores explicarem porque Clark não estava ali ajudando, mas até que faz sentido. Pelo menos eles se preocuparam de tentar explicar, o que é já é um ganho. 

No entanto, Kara percebe que não está sozinha e tem dois aliados nessa coisa toda: Cat e Max. Por incrível que pareça Max havia criado uma tecnologia que bloqueia o sinal da Myriad e o protege do controle mental, assim como deu brincos para Cat com a mesma tecnologia, protegendo-a também. Juro que houve um climão entre esses dois, apesar de terem opiniões bem diferentes. Achei que Max seria mais vilão, mas aos poucos ele tem se tornado alguém que tem bons motivos, mas péssimos planos sobre como executá-los. 

Com o trio responsável por salvar a cidade, eles me lembraram aquela história clássica do anjinho e do diabo que ficam no ombro da pessoa indecisa. Nesse caso, Kara, sem o apoio moral dos amigos que em geral tem, se vê entre Cat e Max. (Acho que é fácil vermos quem é o anjinho e o diabo). Enquanto Cat tenta se manter positiva, pensando no bem das pessoas, sem querer machucar uma sequer no processo de combate contra Myriad; Max tem um plano que envolve uma bomba nuclear que matará 8% da população, com o argumento de que é melhor essa porcentagem do que o planeta inteiro.

supergirl 1x19

Adorei como a situação servia como paralelo a situação da mãe de Kara. Depois de nossa Supergirl ir até a Fortaleza da Solidão e descobrir sobre a totalidade dos planos da Myriad, ela percebe como a tia queria acabar com o aquecimento global e afins por meio do controle mental. Kara agora se encontra na mesma situação que a mãe: fazer alguma coisa sobre isso ou nada. 

Kara admite que a mãe, por mais que tivesse boas intenções, não salvou Krypton e Kara quer fazer diferente. É interessante ver como a filha percebe os erros da mãe, como tem certos ressentimentos. Deve ser estranho pensar que seu planeta, o mundo que você conheceu, desapareceu. Isso me lembra um pouco o Guia dos Mochileiros da Galaxia e o quanto é difícil absorver esse tipo de informação. É essa a sensação de Kara. 

Por isso, por mais que não concorde, ela tende para os planos do Max como sua única solução viável já que ela tenta conversar com as pessoas que não a ouvem, tenta salvar uma colega de trabalho e não consegue, tenta argumentar o lado pessoal com Non sem sucesso. Eis que entra Cat em mais um de seus discursos inspirados, que fazem você querer pegar um lencinho. Ela fala o quanto a Supergirl a ajudou a mudar e tem certeza que a esperança é mais forte do que tudo isso. Supergirl traz essa esperança e elas podem usar isso para salvar todos dos efeitos da Myriad. 

supergirl 1x19

Cat sabe força que a esperança pode ter e faz uma análise profunda de como todos estão agindo por medo, o que inclui Non em seu plano maluco e não deixa de ser verdade. Salvar o planeta controlando todos a fazerem o que você acha melhor? Salvar o planeta matando alguns para salvar outros, deixando rastros de radiação? O que é salvar o planeta nessas circunstâncias? Vale a pena?

Com isso, Cat e Supergirl acabam convencendo Max a lhes dar uma chance. Afinal, como eu disse, ele tem seus motivos de herói e decide ajudar. O trio segue para a antiga estação de tv de Cat para fazer alguma transmissão de esperança, imagino. Você pode se perguntar como isso vai dar certo se a Kara não conseguiu tirar do controle mental quem encontrou conversando, mas acho que o sinal transmitido da tv não vai ser simples e deve tomar o lugar do sinal da Myriad, afetando diretamente o cérebro. Essa é a teoria. 

Enquanto isso, acompanhamos finalmente um pouco da fuga de Alex e Ajax, que não resolve nada nas investigações do Jeremiah (talvez seja uma história só para a próxima temporada mesmo). Os dois se disfarçam bem das autoridades e conseguem chegar na casa dos Danvers, que não está afetada por Myriad (já que a fase de testes é só em National City). Lá logo descobrem a confusão toda e, apesar de termos um momento fofo entre a mãe da Alex e Ajax relembrando Jeremiah, a dupla logo recebe notícias de Kara e volta para a capital. 

O futuro dos dois nos deixou apreensivos. Logo quando chegam na cidade, eles não tem muito tempo até que Indigo (em sua parceria com Non) os ataca. Ela vai para cima de Ajax que, quando pensa que derrotou a vilã, é pego de surpresa e recebe um 'arpão' no tórax. Nada agradável. Por favor, não matem ele. Me recuso até a acreditar nessa possibilidade. No entanto, o que vemos é Alex sendo levada até Non e sendo usada como arma contra Kara. Tadinha, terá que lutar contra a própria irmã.

supergirl 1x19

Infelizmente, sim, paramos a história no meio e teremos que morrer de ansiedade até segunda que vem, o que até faz sentido contando com o tamanho do problema que Kara e Cia têm nas mãos. Não só isso como o próximo episódio será nossa season finale! E promete!

Não posso deixar de mencionar como Lucy consegue libertar Maxima, que já foi da Liga da Justiça nos quadrinhos e que foi rejeitada como noiva pelo Superman. Admito que achei que ela ia reaparecer e não tinha sido derrotada tão facilmente, mas ficaremos assim por enquanto.


O melhor
Conversa entre Eliza (Danvers) e Ajax.
Paralelo entre as decisões da mãe de Kara e ela mesma. 
Cat e seu discurso. 
A dualidade entre Cat e Max nas decisões de Kara. Até que gostei da situação inusitada do trio.

O pior
Não é possível a Cat não reconhecer a Kara. Elas se abraçaram, a Supergirl fala como Winn e Jimmy são seus amigos, Cat confunde a Supergirl pela Kara, e isso só esse episódio. A não ser que ela esteja fingindo que não viu.
Acho bom nada de ruim acontecer com o Ajax.

Nota 9,0

Mariana Oliveira Sou estudante de Publicidade, Beatlemaniaca e Coldplayer. Toco piano e praticamente vivo de séries e livros. Estou sempre à procura de mais uma série, afinal nunca é demais.

0 comentários:

Postar um comentário

 
UA-48753576-1