Image Slider

sábado, 2 de abril de 2016

Review: The Big Bang Theory 9x19 - "The Solder Excursion Diversion"

Atenção: A resenha abaixo contém spoilers do episódio "The Solder Excursion Diversion", exibido no dia 31/03/2016! 

the big bang theory

Após um prolongado hiato, The Big Bang Theory retorna com um episódio curioso. Como você já deve ter cansado de me ouvir dizer, esta temporada vem tirando camadas e mais camadas da personagem Sheldon, de forma que dificilmente sairemos dela com a mesma impressão do cientista. 

Ele cresceu como pessoa, e perdeu um pouco de suas características de personagem de ficção para se tornar mais uma figura multifacetada e realística. Se antes nos divertíamos com suas excentricidades, cujos fins eram nitidamente cômicos, hoje sabemos que muito dali vem de uma infância totalmente perturbada, com irmãos maiores agressivos, um pai extremamente conservador e uma mãe 100% devota à religiosidade. Rir de Sheldon hoje em dia, me desculpe, é quase um exercício de humor negro.

Neste episódio descobrimos mais uma faceta de Sheldon que é tão adentro destas temáticas acima, que até mesmo o próprio cientista se sentia envergonhado ao analisar a si próprio diante de seu segredo, mesmo com o fato de que ninguém, exceto ele, sabia disso.

Após ver seu laptop dos velhos tempos finalmente pedir água e pifar de vez, algo alardeado por Amy em uma errática videoconferência entre os dois, Sheldon vislumbra um problema grave: como circular Amy e evitar que ela leve seu antigo computador para ser reciclado? Mas se Sheldon aceitou ceder aos desejos mundanos e entregar-se à uma noite de sexo com Amy, além de cogitar intensamente pedi-la em casamento, para que mentir?

the big bang theory 9x19

É esta conclusão que faz com que ele decida leva-la para conhecer seu mais sigiloso segredo. Sheldon, o homem da razão, o cientista racional e avesso à sentimentos e emoções, enfim, não consegue se livrar de absolutamente nada que já foi seu, sejam sacolas de escovas de dentes velhas, ou um ursinho de pelúcia com o qual costumava assoar o nariz. Até mesmo uma bola de golfe, arremessada por seu irmão, e que lhe deixou uma marca eterna na cabeça, tem uma caixinha especial dentro do gigantesco espaço de armazenamento alugado.

Amy, visivelmente, não vê com bons olhos o hábito exótico do namorado, mas mesmo assim resolve ser condescendente e informá-lo que não há nada demais em guardar coisas antigas, mesmo que elas liguem Sheldon à sentimentalidade irracional. “Eu gostaria de dizer que é nostalgia, mas toda vez que penso em jogar alguma coisa fora, meus ouvidos começam a zumbir e meu estomago revira” – diz Sheldon, que vê a si mesmo como uma fraude. Mas Sheldon não é uma fraude. É apenas um ser-humano extremamente perturbado e cuja infância sofrida o fez se esconder por detrás de uma persona extremamente calculada, fria, numa conexão direta de seu intelecto com o exterior que o cerceia. Não há nada engraçado aqui.

the big bang theory 9x19

Em paralelo, temos uma subtrama envolvendo o resto da gangue. Leonard e Howard trabalham no projeto que talvez os levará à riqueza, e que já foi abortado episódios atrás, quando recebem a visita de Penny e Bernardette, que se oferecem para ajuda-los. Ao notar, entretanto, que falta no laboratório um item essencial, os dois deixam as esposas e saem para comprar. Mas a coisa muda de figura quando os rapazes são abordados, no meio da rua, e convidados para assistir à exibição-teste de um filme inédito de Will Smith para uma pesquisa de opinião. Curiosamente, o filme é o esperado ‘Esquadrão Suicida’, da DC Comics, e Howard não se aguenta em fazer inveja para Raj. O que eles não sabiam, entretanto, é que Raj havia ido ao laboratório para visita-los, e estava presente quando as garotas receberam uma mensagem mentirosa dos dois, que diziam que iriam atrasar devido a um ‘pneu furado’.

Após decidirem esconder Raj dentro de um armário, para ouvir as desculpas esfarrapadas dos rapazes e tirar um bom riso da situação, revelando Raj para coloca-los na parede, Bernie e Penny são surpreendidas quando os próprios maridos chegam, carregando flores, e se desculpam por terem mentido, revelando toda a história do filme, e tirando todo o poder que Raj achou que tinha sobre os dois. Talvez tivesse sido mais engraçado se os dois tivessem sido pegos mentindo. De qualquer forma, é sempre divertido ver Raj se ferrando.

the big bang theory 9x19


O melhor
+ Amy pedindo um minuto antes de poder dizer que o segredo de Sheldon não é motivo para vergonha.
+ Amy ameaçando pronunciar palavras que começam em ‘w’ com um ‘h’, caso Sheldon não revele seu segredo para ela.
+ O Sheldon não querendo contar para a Amy onde eles vão, e ela frisando que precisa saber, pois ela é quem está dirigindo.
+ Os diálogos da videoconferência final entre Sheldon e Amy foram ótimos.

O pior
- A subtrama do Howard e Leonard acabou sendo, como o próprio Raj fala no episódio, bastante ‘anticlimática’.
- Revelar mais este segredo de Sheldon apenas o torna mais humano e problemático, o afastando um pouco da caricatura engraçada que a personagem costumava ser.

Nota 8,0

Cássio Delmanto Advogado, colunista automotivo, beatlemaníaco, fanático por carros, filmes, séries, música, tecnologia e cultura inútil em geral. 

0 comentários:

Postar um comentário

 
UA-48753576-1