Image Slider

terça-feira, 22 de março de 2016

Review: Once Upon a Time 5x14 - "Devil's Due"

Atenção: A resenha abaixo contém spoilers do episódio "Devil's Due", exibido no dia 20/03/2016!

once upon a time 5x14

Se semana passada o foco foi em Snow, esse episódio temos a história de Rumple no centro de tudo. Tudo começa com ele tendo uma visão de Belle em sua bola de cristal e, por algum motivo estranho, ficando nervoso a ponto de quebrá-la em pedaços pelo chão. Vou confessar que ele a tinha visto com o Leroy e pensei que ele estava com ciúmes, apesar de não fazer muito sentido. Eu sei, eu sei... A realidade é bem pior que isso. Para os dois, pobre Belle. Mas vamos por partes.

Rumple decide ajudar nosso grupo de resgate e criar um plano: ele e Emma vão sozinhos até o covil do Hades para não chamar mais atenção do que já estão e terem uma chance de saírem de lá ilesos. No entanto, o plano precisa de um elemento que eu não esperava: a áurea de um morto, no caso, Milah. É, quem diria que a veríamos novamente, certo? Ainda mais nessa situação: Rumple pedindo para ela ajudar a salvar o Hook? E ainda por cima com Emma, a atual namorada de Killian e ex de seu filho? Só posso dizer que Milah nos representou ao ficar confusa com toda essa árvore genealógica. 

Apesar de tudo, Milah aceita ajudar, afinal, ela tem um grande carinho por Hook. Admito que a coisa toda é meio estranha. Depois que passam pelo portal para o covil do Hades (que era no porão da casa da Emma), Milah já perde seu papel, mas acaba ficando porque quer ajudar. Serio? Fácil assim? Além da lógica de como entraram não ser muito consistente. 

once upon a time 5x14

Achei engraçado como Emma decidiu agradecer Milah dando notícias de Neal. Talvez ela tenha percebido que Milah sente culpa por tê-lo abandonado. Até achei que Rumple deveria ter recebido essa notícia mais diretamente por ter participado mais da vida do filho, mas entendo a Emma. Rumple não foi o melhor pai do mundo, além de Emma não confiar nele, depois de tudo que fez. 

Com as duas mais próximas, Milah então os acompanha e chega até a vigiar o bote com medo que Rumple os trapaceie. É interessante como, por mais que ela tenha conhecido muito pouco do marido depois de ter virado Dark One, ela sabe que ele já não é confiável. E como tem razão. 

O episódio cria um paralelo, como sempre, com os flashbacks. Neles, vemos como Milah e Rumple eram pouco antes de ela conhecer Hook até quando ela decide ir embora de casa. A história não tem nada demais, mostrando, mais uma vez, como Rumple era covarde e não teve coragem de matar um feiticeiro, mesmo que significasse a morte de Bae. No entanto, para felicidade de Rumple e derrota de Milah, ele consegue um acordo - dos piores: em troca do antidoto que Bae precisava para se curar, Rumple daria seu segundo bebê para o feiticeiro. 

once upon a time 5x14

Devo dizer que concordo plenamente com Milah e sua irritação. Primeiro, quem faz esse tipo de acordo e acha que é bom? Segundo, que tipo de acordo é esse? Quando menos espera, seu poder de escolha  - se quer ter um filho ou não - vai por água à baixo e o futuro fica marcado. Terceiro e último, por que esses vilões amam tanto roubar crianças nos acordos, hein? É só pela chantagem mesmo? Por que acho que as crianças não tem uma utilidade específica, né?

Tudo acaba sendo muito fácil, o que acaba sendo de propósito. Emma rapidamente descobre onde está Killian e o salva de cair no 'rio das almas'. No entanto, apesar das coisas darem certo, Rumple apronta mais uma vez. Não era sua intenção inicial, mas, quando vai ver, Hades lhe faz uma proposta: Rumple o ajudaria a manter Emma e Cia no Mundo Inferior e, em troca, poderia voltar para casa para encontrar Belle. Egoísta como só ele, Rumple logo toma o lado de Hades. 

O episódio só fica bom mesmo no final, apesar das perda significativa: Milah. Infelizmente nosso pirata não consegue se reencontrar com a ex-amada, já que Rumple a joga no 'rio das almas' para se livrar dela pois tinha visto a visita de Hades. Ele não poderia ter apagado a memória dela ou algo do tipo? Poxa... 

once upon a time 5x14

Quando descobrirem isso deve voltar a tensão que existia entre Rumple e Hook. Ainda mais contando como o sentimento já apareceu no episódio quando Killian descobre como Rumple voltou a ser Dark One às custas dele. Enfim, eis que Emma decide executar seu plano inicial e dividir seu coração com Hook, até que... descobrem que ela está presa ali no Mundo Inferior. Ou seja, nada de coração fora do corpo. Nada de divisão do coração, muito menos salvação. 

Lembram as lápides que Hades pediu para Hook completar com nomes e ele se recusou a fazer? Bom, seria fácil demais se o Hades tivesse desistido assim na ideia, não é mesmo? Eis que descobrimos que o deus fez a seleção e escolheu Regina, Snow e Emma para ficarem presas ali. "Maravilhoso". Por que só as mulheres? Ok, né. Estou curiosa para saber como vão burlar isso. Será que a solução será a busca de Henry da caneta do Autor?

Não só isso, mas nosso vilão-que-se-faz-de-bom acaba se dando mal no acordo com Hades. Rumple exige voltar para casa, quando o Hades o chantageia e faz dele seu espião por livre espontânea pressão. Lembra da bola de cristal quebrada? Lembra da promessa que Rumple fez de dar seu segundo filho? Pois é, Rumple se assustou porque ao pedir para ver seu filho, viu Belle. O que só pode significa uma coisa: Belle está grávida. Não só isso como, é o segundo filho de Rumple, ou seja, deverá ser dado para o Hades (que agora representa o feiticeiro morto - não vou nem explicar a burocracia elaborada desse acordo). Sério, tadinha da Belle. Esse acordo definitivamente foi péssimo para as mulheres na vida do Rumple. Ele que devia ter um filho sozinho.

Os plots twists desse final com certeza fizeram as coisas se mexerem e trouxe a tensão de volta. 

once upon a time 5x14

Além disso, temos um mini plot de Regina, que serve para entendermos mais o funcionamento do cemitério no Mundo Inferior e algumas cenas fofas. Regina ainda não consegue controlar sua magia ali, então, para encontrar Daniel no cemitério, acaba usando a ajuda de Cruella - que estava passando por ali aleatoriamente. Descobrimos assim que cada tipo de lápide significa uma coisa. Lápides em pé significam que a pessoa está no Mundo Inferior, lápides caídas significam que a pessoa está em paz e não está mais lá embaixo. No fim, com a ajuda de Snow - o que é bem significativo devido a história entre elas que envolve Daniel -, Regina encontra seu ex-amor e descobre que ele está em paz. Depois dessa revelação, Regina, de repente, percebe que seus poderes voltaram. 


O melhor
Adorei ver que o ‘assunto não resolvido’ de Milah era seu papel de mãe. 
Hades é um bom vilão - daqueles que enganam e não contam seus planos facilmente.
O plot twist de Belle. 
Momento entre Regina e Snow no cemitério. 

O pior
Poxa, e a Milah que ao saber do Henry nem perguntou sobre o neto? Acho que ela estava extasiada com as revelações já. 
O ator que faz o Bae mudou assim de repente?
Em geral eu perdoo os efeitos especiais de Once, mas o 'rio das almas' estava tenso demais. 

Nota 7,0

Mariana Oliveira Sou estudante de Publicidade, Beatlemaniaca e Coldplayer. Toco piano e praticamente vivo de séries e livros. Estou sempre à procura de mais uma série, afinal nunca é demais.

0 comentários:

Postar um comentário

 
UA-48753576-1