Image Slider

terça-feira, 15 de março de 2016

Review: Once Upon a Time 5x13 - "Labor of Love"

Atenção: A resenha abaixo contém spoilers do episódio "Labor of Love", exibido no dia 13/03/2016!

once upon a time 5x13

Começamos com um visão de Hook todo machucado. Ele encontra uma garota também presa no mesmo lugar. Apesar de estarem 'presos', não há correntes ou celas de verdade então Hook procura proteger e salvar a garota. E consegue, apesar de pagar o preço e ter que enfrentar um monstro misterioso que guarda o local. Podemos falar em como o Hook está super heroico agora? É, Killian realmente está se tornando um herói e se importando com as pessoas até mais que com ele mesmo. 

Apesar de ainda mais ferido, Hook sobrevive e acaba encontrando com o Hades, vejam só. Não acontece muita coisa desse lado do mundo, mas o deus não está nada feliz com o desenvolvimento da história. No fim, ele acaba colocando Killian em uma situação difícil: para cada alma que os nossos heróis salvarem, ele terá que escolher quem do grupo ficará no Mundo Inferior para sempre. Uma coisa meio Escolha de Sofia.

Snow e Charming estão no cemitério ainda quando Snow reconhece a lápide de um amigo dele, que é ninguém menos ninguém mais que Hércules. Preciso falar que estou adorando essas conexões com a mitologia grega. Eis então que paralelamente aprendemos um pouco como era essa amizade entre os dois. Vemos Snow e Regina no intervalo entre a morte de Daniel e o começo da perseguição de Regina à Snow. O mais legal é que vemos como Snow aprende a se virar sozinha e a usar o arco e flecha.

once upon a time 5x13

Quem diria que isso tudo - esse crescimento de Snow - tivesse a ver com o Hércules, não é? Admito que estranhei o ator no começo, até porque ele parece tão novo, em geral Hércules é representado por atores mais velhos. No entanto, foi uma coisa boa. Em geral, em mitos, acho que os heróis começam tudo muito cedo. Vamos vendo que Hércules é o primeiro a encorajar Snow a ser uma heroína e lutar por seu povo sem precisar de ninguém. Uma lição que levamos para vida é que temos que tentar muitas vezes antes de ter sucesso. Nem sempre acertamos de primeira e isso não significa que não tenhamos talento ou não sejamos bons o suficiente. Só é preciso um pouco de prática.

Enquanto isso, Emma, Regina, Robin e Henry estão na floresta procurando por Hook, sem muito sucesso, e nosso grupo decide se separar. Robin e Henry vão atrás de algum mapa da cidade para ajudá-los a localizar Hook e encontram Cruella, enquanto Emma e Regina continuam a procura e encontram a tal garota que Killian salvou. Snow também encontra alguém no Mundo Inferior: Hércules. Muitos encontros com certeza, mas vamos em partes.

Henry recebe uma proposta de Cruella. Quando se separa de Robin, a vilã vê o momento perfeito de abordar Henry e conta que exite uma chance de Henry reaver seus poderes como Autor. Aparentemente a caneta que ele quebrou também está ali no Mundo Inferior (sério? canetas vão para o inferno?) e, se achá-la, ele pode impedir que Emma mate Cruella, não venha a se transformar em Dark One, assim Hook também não se transformaria em Senhor das Trevas e nem precisariam estar ali. Até parece que as coisas seriam fáceis assim, mas o fato é que Henry acredita e decide trabalhar com ela. Eu até entendo que ele não conte para não o impedirem de fazer isso, mas fala sério, conta para alguém, menino. Como ele vai sair de fininho para procurar a caneta com a família ali, hein?

once upon a time 5x13

Emma e Regina encontram a tal garota e descobrem que o monstro guardando a prisão de Hook é o Cérbero, famoso cão infernal de três cabeças, que faz parte do último trabalho de Hércules.

Snow relembra Hércules dos velhos tempos. Imaginem encontrar alguém que você conheceu de repente mais velha, com filhos e neto? Deve ter sido bem estranho para Hércules, assim como para Snow, já que ela viveu tantas coisas e agora encontra o Hércules do mesmo jeito que dez anos atrás. Para servir como oposto às cenas do passado dos dois, vemos como Hércules está desmotivado e inseguro sobre suas habilidades. Afinal, como passamos a entender melhor depois, ele foi morto pelo próprio Cérbero. Não deve ser algo fácil enfrentar aquilo que já o matou uma vez.

Gosto bastante quando a série cria esses paralelos e contrapontos, como se a aprendiz agora ensinasse o mestre, apesar de ser tão fácil para Snow assim. Para isso, ela precisa de um empurrãozinho de Regina. Não é fácil ter essa força de vontade nas situações adversas e tentar se manter positiva o tempo todo e Snow percebe isso. Ela meio que desiste e ver que Hércules também não acredita a desmotiva ainda mais. Para isso, nossa querida Regina chega para a amiga e nos dá um pouco de sabedoria.

Por mais que tenha demorado, Snow conseguiu 'derrotar' Regina da forma mais inimaginável: se tornando amiga dela. Depois de tanto tempo com rancores, Snow continuou resistindo e acreditando que poderia resolver a situação. Essa é a Snow que conhecemos. Aquela que persiste, luta e acredita nela mesma e nas pessoas em sua volta como ninguém.

once upon a time 5x13

Depois desse discurso motivacional, Snow volta até Hércules e propõe que lutem juntos contra o Cérbero. Afinal, quanto mais mãos ajudando, melhor né? E não é que eles recebem até ajuda da menina assustada que Hook resgatou? E tem mais, finalmente descobrimos quem ela é: Megara (Meg). Como não amar?

Se o episódio passado foi focado nas mudanças e evolução da Regina, esse foi focado em Snow. Depois de vermos sua transformação de uma princesa meio assustada para alguém que realmente bota a mão na massa para defender seu povo, Snow se lembra disso no Mundo Inferior ao salvar Hercules. É, se tinha muita gente (eu inclusive) que achava estranho que Charming ainda chamasse a Snow de Mary Margaret de vez em quando, logo entendemos melhor. Depois de ganhar esse nome, ela passou a querer se chamar Mary Margaret. Talvez não ter salvado a filha ou não ter impedido Regina a trouxesse uma culpa e não se considerasse tão heroica assim? Não sei, mas o fato é que ela decide que realmente passará a atender como Snow agora.

Parece que cada personagem está tendo sua cota de foco por episódio. Mais uma vez fechamos o dia com uma vitória: mais duas pessoas foram para um lugar melhor. Percebi que, por mais que chamem de Mundo Inferior, a parte de Storybrooke em si parece mais um purgatório. Por algum motivo nem falam do lugar pior, Tártaro, quem sabe. O que me faz pensar: porque Cruella não está lá?

once upon a time 5x13


O melhor
Quem diria que os escritores dariam uma explicação para Snow ficar sendo chamada de Mary Margaret?
Hercules e Meg <3 Tenho muitos Disney feels no momento. 
Adorei as conexões com a mitologia grega e a história com o Cérbero. 
Regina fazendo um discurso motivacional para Snow.
Paralelos entre Hércules e Snow, passado e presente.

O pior
Ok, eu sei que atacar as três cabeças de uma vez ia funcionar, mas foi até fácil demais, né?
Então quer dizer que canetas também vão para o Mundo Inferior? Não pude deixar de achar engraçado. 

Nota 8,5

Mariana Oliveira Sou estudante de Publicidade, Beatlemaniaca e Coldplayer. Toco piano e praticamente vivo de séries e livros. Estou sempre à procura de mais uma série, afinal nunca é demais.

0 comentários:

Postar um comentário

 
UA-48753576-1