Image Slider

quarta-feira, 23 de março de 2016

Review: Castle 8x15 - "Fidelis Ad Mortem"

Atenção: A resenha abaixo contém spoilers do episódio "Fidelis Ad Mortem", exibido no dia 21/03/2016!

castle 8x15

Beckett voltou e voltou com tudo. Se no episódio passado não tivemos muito da Kate, a história do 8x15 se centra em um caso só com ela. Ao invés de ter o casal investigando o mesmo caso e Castle tentando se intrometer nas investigações da 12ª delegacia, o episódio se mostrou diferente do resto e, assim como Rick, deu à Kate seu espaço.

O caso do dia foi, com certeza, bem interessante. Como sempre, os escritores de Castle fazem reviravoltas muito boas, mas acho que o caso me ganhou mesmo pela vítima e sua ligação com a polícia, além da relação da Beckett com uma suspeita. Tudo começa com um homem morto e sua falta de balas no corpo porque alguém a cortou. A primeira pista já surge aí: se o culpado se deu o trabalho de tirar a bala é porque a arma está na base de dados da polícia. Agora a revelação que dá o impulso ao caso é o fato da vítima ser um cadete da Academia de Polícia. 

A partir daí temos uma pequena viagem de memórias entre Kate, Espo e Ryan. Os três voltam para a Academia para investigar e até temos piadinhas sobre como Beckett era o destaque da Academia. Kate, inclusive, tem a oportunidade de trabalhar lado a lado com seu antigo instrutor e sargento. A suspeita de nossos detetives é que o culpado esteja entre os cadetes e o caso vai se desenrolando e descobrimos cadetes que compram drogas escondido, uma namorada cadete da vítima, lordes da máfia irlandesa e policiais corruptos. 

Uma das coisas mais interessantes, no entanto, é a forma como Kate é vista ali e se porta como uma verdadeira líder. Claro já a vimos em ação e sabemos disso tudo, mas foi diferente vê-la como mentora dos cadetes, já que, enquanto investigava-os, ela os testou em certos exercícios. Gostei bastante de ver esse lado dela, de vê-la empolgada por estar com seu instrutor novamente e poder ver que uma das cadetes tinha o potencial de ser como ela. 

O que me leva a outro ponto que me chamou atenção no episódio. Decker era namorada da vítima e também uma cadete, mesmo que isso fosse proibido. Kate quase a acolhe em suas asas e serve como mentora para a garota. Beckett provavelmente se vê na cadete, em sua determinação e no fato de não gostarem muito dela exatamente por causa disso. Kate acaba a ensinando até a imobilizar culpados. Ao longo do episódio, a confiança entre elas aumenta e Beckett acaba realmente ajudando Decker a superar certos medos e problemas pessoais. 

castle 8x15

Enquanto isso, temos uma pequena - mas importante - participação de Rick no episódio. Como eu disse, ele deixa Beckett um pouco 'sozinha' para digerir tudo que conversaram. Sim, depois de muita insistência da Haley, Rick finalmente conta sobre Lokset e como esse foi seu motivo para ter apagado sua própria memória. 

Adorei essa parte do episódio. Foi real e delicada ao mostrar os conflitos e ironias da situação que Castle e Beckett se meteram mais uma vez. Para começar, temos Haley insistindo que Rick conte tudo para Kate. Graças a Deus por ela. Haley é que faz questão de que Rick conte tudo para esposa e o leva a realmente fazer alguma coisa sobre isso tudo, a agir. Claro, com base na comunicação. O que me leva para a parte em que Beckett menciona como eles seguem o mesmo padrão. 

Eles não podem continuar nesse ciclo vicioso de que cada um mente para o outro. Por mais que se amem, essa tendência não muito saudável. Causa mágoas e chega a um ponto em que eles precisam trabalhar juntos de verdade, como faziam antigamente. Dito isso, nossos pombinhos ficam mais uma vez de bem e pretendem lutar juntos contra Lokset. Só nos resta torcer!

Uma coisa interessante é que esse episódio foi um certo experimento de cenas. Houve alguns movimentos de câmeras diferentes, paralelo entre a vítima e sua namorada andando pelo mesmo local feito em cortes, Kate pensando na cama com um fade-out em cima e o próprio uso da câmera (com imagens preto e branco) que Decker usou quando tentou forçar uma confissão do pai.

castle 8x15 caskett


O melhor
Haley linda dando bons conselhos ao Rick. 
Castle contando a verdade para Kate.
O casal quebrando esse ciclo vicioso de mentiras.
Relação de Kate com Decker e os cadetes em geral. 
Experimento de cenas.
A temática do caso, com a morte de um cadete, e a Academia. 

O pior
Talvez tenha faltado mais do humor característico do Rick. 

Nota 10

Mariana Oliveira Sou estudante de Publicidade, Beatlemaniaca e Coldplayer. Toco piano e praticamente vivo de séries e livros. Estou sempre à procura de mais uma série, afinal nunca é demais.

0 comentários:

Postar um comentário

 
UA-48753576-1