Image Slider

quarta-feira, 9 de março de 2016

Review: Castle 8x14 - "The G.D.S."

Atenção: A resenha abaixo contém spoilers do episódio "The G.D.S.", exibido no dia 07/03/2016!

castle 8x14

Por incrível que parece conseguiram fazer um episódio que, ao mesmo tempo tem seus momentos de distração, também revela detalhes muito importantes para os personagens. O que há de melhor em Castle, apesar de nem termos cenas com a Kate (qual foi, produção?). 

Nova cidade, novo caso. Castle está em L.A. para descobrir mais sobre seu sumiço, ele e Haley acabam esbarrando em mais um caso. Morto no cemitério, sentado em uma lápide, segurando seu próprio coração. Dramático, não? E tudo vai evoluindo cada vez mais rápido. Quando Rcik percebe ele está em uma disputa com outra detetive, Kendall, por uma cadeira em um lendário clube de detetives. A prova? Solucionar a morte de um dos membros (sim, o cara com o coração na mão, literalmente). 

Com isso, conhecemos mais Kendall, interpretada por Summer Glau (conhecida por Firefly, Arrow e outras séries). Como era de se esperar há a disputa acirrada entre os personagens, o que nos leva a momentos divertidos. Quanto ao caso, devo dizer que o final foi bem interessante. Não tanto pelo culpados em si, mas pela história. Primeiro que o episódio abordou a história de um serial killer, mas de uma forma mais rápida do que normalmente se faria, até porque a vítima já tinha descoberto bastante coisa. O legal foi ver como o caso deturpou um pouco a ideia de fazer perfil de serials killers, porque, exatamente pensando nisso, os assassinos decidiram que se não tivessem um padrão, sairiam ilesos. E quase saíram... Durante anos ninguém percebeu até que a vítima resolveu ligar pequenos detalhes e mortes nas duas costas para descobrir. 

castle 8x14

Descobrindo que os mortos eram de Los Angeles e Nova York, não demora muito para Ryan e Espo ajudarem no caso: conversam com  a irmã da vítima, acham pistas no corpo das vítimas e a arma do crime. A dupla tem até uma micro-história no episódio, mas admito que achei meio desnecessária. Entendo que tenham a criado para os personagem não terem só os pequenos pedaços do caso como plot, mas ainda assim. Basicamente, Lanie pede a ajuda de Ryan para investigar seu novo namorado, sem que ele conte para Ravi. O segredo não dura muito tempo, e os dois decidem brincar com Lanie inventando hábitos estranhos para o namorado. As piadas eram meio bobinhas, mas pelo menos pudemos presenciar Lanie jogando fumaça de extintor nos dois ao descobrir tudo. 

Enquanto isso, Alexis, Castle e Haley tentam solucionar o mistério importante do dia: o sumiço de Rick. O caso acaba atrapalhando um pouco, ainda mais quando nossos detetives encontram pistas não muito conclusivos. No entanto, entre Castle reconhecer o restaurante que lembrou e encontrar o relógio que tinha nos braços, a pista crucial fica nas mãos de Alexis. Ela consegue identificar quem comprou o gps do relógio e, apesar de Haley falar para ela deixar a história para lá, Alexis segue a pista mesmo assim. Grata eternamente, Alexis. Já estava ficando irritada que não contariam nada de novo.

castle 8x14 alexis

E aí que a bomba cai nos nossos colos: Haley está envolvida com o sumiço de Castle. Ok, não exatamente com a causa do sumiço, mas com a situação. Parece que ela conheceu o pai de Castle quando trabalhava com o MI6 e ele a pediu para cuidar do filho, que estava em Los Angeles e estava investigando o que não devia. Haja coisas para digerir nesse momento. Achei genial ela ter relação com o mistério todo, afinal, as peças de juntam e dá para lembrarmos que ela apareceu quando Castle estava voltando a trabalhar como investigador. 

Apesar de ser meio estranha a coisa toda, vemos que Haley acabou se envolvendo emocionalmente com a família Castle e por isso resolveu ajudá-los. Ela ficou numa encruzilhada já que, ao mesmo tempo que prometeu ao Castle do passado que não contaria nada, ela acabou o ajudando a resolver o mistério. Já falei várias vezes o quanto gosto da amizade entre Haley e Alexis, e, apesar do susto na hora da descoberta do segredo de Haley, ela mostrou geniunamente o quanto se importa com Alexis e como foi um dos motivos para ela ficar ali. Ela gosto da família Castle e quer protegê-los, de certa forma, já que faz tanto tempo que não faz isso por alguém. Ok, Haley é oficialmente irmã do Castle e a tia maneira da Alexis, combinado?

Apesar disso tudo, Haley não sabia muito o porquê Castle que estava ali e fica por isso mesmo. Mais uma vez, Rick parece desistir de saber a verdade por medo do que aconteceria - mas volta atrás. Aí, quando achávamos que Haley não tinha mais surpresa nenhuma, ela resolve contar mais sobre o que Castel falou para ela no passado e aparece com um site na dark web que só Castle tem a senha.

castle 8x14

No site tem um vídeo. No vídeo, temos a grande revelação: Rick estava investigando Lokset e, depois de ter quase morrido, decide apagar suas memórias para proteger Kate. SABIAAAA. Nossa, eu sentia que o sumiço do Castle ia se relacionar com Lokset, só não sabia como. Mas quão legal é os dois maiores mistérios da séries estarem conectados? 

E mais, apesar de parecer coincidência no começo, Castle logo percebe que, na verdade, Lokset só entrou na vida de Kate, para começo de conversa, porque ele chegou muito perto da verdade - o que faz total sentido. Depois de passar esse mês e meio se intrometendo na conspiração, Lokset decide se livrar dos amigos federais de Kate e 'polpa' ela e Rick por ele ter apagado a memória. 

Eu queria muito saber mais sobre o sumiço de Castle, mas admito que, do jeito que estavam guardando isso tudo por tanto tempo, não seria tão satisfatório ou demoraria ainda mais. No entanto, admito que está ficando interessante.


O melhor
Lokset e o sumiço do Castle (!!!) Quero saber como Rick chegou a isso.
Ligação da Haley com tudo isso. 
Participação especial da Summer Glau. Um pouquinho de Firefly para os fãs!
Haley falando o quanto adora Castle e Alexis <3

O pior
Nada-da-Beckett. Isso vai se tornar comum agora?? Não é tão difícil, ela podia ter ajudado Espo e Ryan em alguma coisa, ligado para o Castle, sei lá. 

Nota 9,2

Mariana Oliveira Sou estudante de Publicidade, Beatlemaniaca e Coldplayer. Toco piano e praticamente vivo de séries e livros. Estou sempre à procura de mais uma série, afinal nunca é demais.

3 comentários:

  1. Ótima review! Eu tbm adoreiiii a ligação do sumiço de Castle com Loksat! De repente o plot dessa temporada fez sentido agora e de uma forma muito interessante! Terminei o episódio de boca aberta pq pra mim foi uma grande surpresa! Sobre Kate não aparecer, ela faz falta mas o episódio ficou muito bom mesmo assim, e soube que ela não apareceu porque Stana tinha viajado. haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigada! Pois é, foi uma ótima sacada (: sim, concordo, o episódio foi bom mesmo sem a Kate, mas é que é estranho ela não aparecer hahah hmm, faz sentido ela ter viajado haha

      Excluir
  2. Ahh, e Hayley que eu já gostava foi ótima nesse epi!

    ResponderExcluir

 
UA-48753576-1