Image Slider

terça-feira, 1 de março de 2016

Review: Castle 8x13 - "And Justice For All"

Atenção: A resenha abaixo contém spoilers do episódio "And Justice For All", exibido no dia 29/02/2016!


Um cuidador de cobras e répteis em um zoológico é morto. Não só isso como é praticamente comido vivo pelas cobras, quando o assassino o joga em um dos covis. A cena não deixa de ser interessante, apesar de, o fundo, os animais não terem nada a ver com a história. O caso acaba se tornando bastante revelador, passando por imigrantes latinos em uma aula de inglês chegando a casos do FBI e teorias da conspiração. Você pensaria que com os personagens falando tanto de conspiração em seus testemunhos que o caso nos levaria a algo do Lockset, mas não. Acabamos em um antigo, mas nem tanto, mistério: o sumiço de Rick

O caso todo é bem instigante, já que a vida da vítima era um grande mistério. Aos poucos, vão descobrindo que era um bom homem e ajudava seus colegas de turmas; e isso foi o que o matou. Vemos Beckett enfrentar o agente do FBI que os quer impedir de descobrir mais sobre o caso e tudo. A conspiração existia, mas no fundo era tudo fruto de um juiz corrupto e seus ajudantes. 

Além disso, mais uma vez, os escritores da série põem o Castle para trabalhar com Kate de uma forma diferente. Apesar de impedir o marido de trabalhar no caso, vendo que ele estava sem inspiração para escrever, o dá o trabalho de se infiltrar nas aulas de inglês para estrangeiros da vítima e descobrir informações úteis. A situação é um tanto divertida e, no final, cada aluno inusitado acaba ajudando. Assim como Kate, Ryan e Espo envolvem um membro do Castle Investigations: Haley. Ela acaba os ajudando, já que sabe um dialeto de um desses alunos. 


Aliás, para chegarem até o juiz, Castle monta um plano todo elaborado. Achei exagerado a Haley atirar no Rick para deixar mais real a simulação que montaram para fazer o juiz confessar. Exagerado, mas cômico. Afinal de contas, é a cara do Rick passar do ponto.

Por incrível que pareça, o episódio teve uma mensagem bem importante no final: os Estados Unidos é feito dos imigrantes e suas culturas. Devo dizer que fique surpresa que abordassem o tema, mas caiu como uma luva no episódio. Afinal, a vítima era um imigrante, querendo se redimir por seus erros como policial em El Salvador e ajudando os seus colegas de classe que eram extorquidos apenas por serem de outro país. O próprio uso das leis para culpar esses imigrantes também foi um alerta do episódio. 

A posição da série quanto ao assunto me pareceu bem clara. Em seu discurso, Martha valoriza a contribuição de cada cultura de fora aos estadunidenses, afinal, assim como os brasileiros, a diversidade está presente constantemente no país. Não vou negar que me emocionei. E ainda ganhamos um plus com Alexis revelando que será a professora dos estudantes estrangeiros.


Por fim, temos a parte mais chocante do episódio. Enquanto estava fingindo ser canadense, Castle comeu uma comida de uma coreana e... teve pedaços de memória voltando de seu tempo desaparecido. SIMMM, ISSO MESMO! Finalmente. Eu sabia que esse dia chegaria, mas fui pega completamente de surpresa (assim como o Castle, imagino). Todos sabemos que às vezes as sensações e emoções são a melhor forma de lembrança, o que é totalmente inconsciente, então achei genial.

Só uma coisa que achei estranho: a coreana tinha falado que a receita era original de sua vila na Coréia. Castle estava em um restaurante que devia ser típico daquele lugar... Quais são as chances de isso acontecer?! Seria um mero detalhe, coincidência mesmo? 

O problema é que Rick até tenta descobrir mais, mas não consegue reviver a memória. Ele chega ao ponto de querer partir no primeiro avião para Coréia, mas Beckett o impede - afinal, ele nem sabe direito se está certo. E quando já estou chateada com ela por o ter impedido de ir a fundo nas investigações, Castle tem mais uma brecha de memória e descobre que (realmente) estava errado: não esteve na Coréia, esteve em Koreatown em Los Angeles, quem diria?


O melhor
Haley e Castle serem envolvidos no caso. 
Alexis fofa querendo dar aula pros estrangeiros
A mensagem final do episódio através da fala de Martha.
MEMÓRIAS DO CASTLE.
Vikram aparece mais nesse episódio. Já estou gostando mais dele ;)

O pior
Quero mais das memórias do Castle!!!

Nota 9,0

Mariana Oliveira Sou estudante de Publicidade, Beatlemaniaca e Coldplayer. Toco piano e praticamente vivo de séries e livros. Estou sempre à procura de mais uma série, afinal nunca é demais.

0 comentários:

Postar um comentário

 
UA-48753576-1