Image Slider

quinta-feira, 24 de março de 2016

Review: Arrow 4x16 - "Broken Hearts"

Atenção: a resenha abaixo contém spoilers do episódio "Broken Hearts", exibido no dia 23/03/16.

olicity casamento 4x16

Esse episódio fez jus ao título, meu coração de fato está quebrado. O episódio foi quase totalmente focado em Olicity, o que em geral seria algo positivo na minha visão, já que eu morro de amores pelo casal, mas nesse caso eu morri de tristeza mesmo, porque foi o episódio com mais drama até o momento, conseguindo surpassar a terceira temporada.

Oliver e Felicity terminaram no episódio passado e nós finalmente os vemos lidando com esse fato, não sabemos quanto tempo se passou entre os dois acontecimentos, mas pelo meu entendimento foram apenas alguns dias. Felicity está se mudando, os dois estão lidando com aquele clima desconfortável pós-término, em que nenhum dos dois sabe muito como agir, afinal um dia eles estão morando juntos, apaixonados e prestes a casar, e no outro eles são meres colegas de trabalho, difícil mesmo.

E não fica nem um pouco mais fácil depois que Carrie Cutter, a.k.a a Cupid, retorna, matando alguns casais famosos só por raiva. Ela teve uma paixonite pelo Deadshot na temporada passada que acabou em tragédia, depois que ele alegadamente morreu em uma explosão, e depois disso ela passou a ficar desiludida com o amor. E que melhor jeito de descontar suas frustrações do que matar casais felizes? Pois é.

Eles vão atrás da Cupid várias vezes, mas nada de conseguirem pegá-la, depois de encontrarem seu esconderijo e descobrirem que Oliver e Felicity estavam dentre seus possíveis alvos, eles surgem com uma ideia digna de fanfic: os dois iriam fingir se casar para atrai-la para o casamento. Já perdi a conta de quantas vezes eu li fics com esse exato enredo, mas a questão é que é bem mais doloroso assistir isso acontecer em canon.

O casamento estava todo direitinho, Felicity estava com um vestido lindo de noiva (que não estava servindo perfeitamente MAS a gente perdoa, pessoal do figurino precisa ficar mais atento hein), Oliver maravilhoso como sempre, decoração legal, tudo o que me faz suspeitar que o casamento verdadeiro deles vai ser o contrário de tudo isso, mas essa é outra história. Só estavam Oliver, Felicity e a oficiante ali, e o casamento consistiu basicamente em só ler os votos. Pra que ler votos? Pra me fazer sofrer, é claro.

Felicity fala rapidamente só para acabar, mas Oliver faz um discurso maravilhoso. Sim, ele se utiliza da metáfora da luz, que todos nós já nos cansamos há mais de uma temporada, mas dava para ver como ele se esforçou e estava falando do coração mesmo, até Felicity ficou bastante afetada, achei os votos lindos e me fizeram chorar.

É claro que logo depois disso Cupid aparece e, enquanto Digg e Thea não chegam, Felicity até enrola ela falando de amor também, só para doer mais um pouco em mim. No fim, Carrie acaba sendo presa, e o casamento nunca é terminado.

olicity broken hearts

Se você achava que eu já tinha falado tudo sobre olicity, pensa novamente porque eu ainda não acabei, porque eu tenho MUITOS sentimentos sobre esse episódio e, considerando que mal tem coisa para falar senão isso, essa é minha oportunidade de extravasá-los.

O ponto alto do episódio foi ouvir os votos do Oliver, mas o casamento não foi nem de perto a parte mais dolorosa, como eu achava que teria sido. O pior mesmo foi ver logo pós-casamento o Oliver ir falar com a Felicity, dizendo que eles precisavam conversar sobre o que ela tinha dito para a Cupid – sobre como amor era vida e como ele tinha mudado a vida dela -, dá para ver como ele está esperançoso. No início do episódio mesmo, ele conversa com Digg sobre como a Felicity ainda estava no Team Arrow e ele via isso como um bom sinal, Digg o aconselhando a apenas dar um tempo para que Felicity pensasse, dava para ver que nada disso ia terminar bem. E não termina mesmo.

Oliver e Felicity se encontram no final do episódio no esconderijo, e Oliver resolve falar sobre como tudo o que ele disse era verdade, e Felicity aproveita a chance e... retira tudo o que disse. Eu achei bem desnecessário ela retirar, podia ter só dito que não queria voltar, mas não precisava dizer que os votos não se aplicavam à situação! Felicity passa o episódio inteiro agindo de forma bem controlada, dá para ver que o jeito que ela reagiu ao término foi bem diferente do Oliver, ela mascara bastante seus sentimentos com humor, deixando alguma raiva passar algumas vezes ao estourar com o Oliver, mas principalmente ela se mantém firme na sua decisão. Me pareceu que ela passou o tempo inteiro tentando se fechar para os sentimentos, mantendo controle sobre suas emoções para não se atingir pelo o que o Oliver estava dizendo.

No final, ela acaba dizendo para o Oliver que mesmo sabendo que ele a ama e o amando também, ela não quer mais ficar com ele. Ela explica que, por causa dos traumas que sofreu na ilha, o Oliver sempre volta para esse padrão de esconder coisas dela e de ficar sozinho, e que ela não aguenta isso. Por mais que meu instinto seja gritar “perdoa ele logo!”, eu entendo o que a Felicity está fazendo. Ela queria e acreditava que o relacionamento dos dois era uma parceria, e agora ela sente que se abriu com o Oliver, mas ele nunca vai confiar nela tanto assim, e isso não é o que ela quer da vida. Honestamente, é necessária muita força para terminar uma relação com alguém que você ama, mas que não está te fazendo bem. Por isso, eu não vou culpá-la por querer sair.

Além disso, ela ainda resolve sair do Team Arrow, porque acha muito doloroso ficar com ele no mesmo lugar. Mais uma vez, eu acho que isso se encaixa na Felicity não querer entrar em contato com os sentimentos dela, principalmente porque ela deve achar que se ficar muito perto do Oliver, com ele dizendo que se arrepende e vai mudar, ela vai acabar acreditando de novo, e ela não quer deixar isso acontecer.

Como eu disse, entendo totalmente. Mas a) Team Arrow precisa da Felicity SIM; b) a Felicity gosta de ficar no Team Arrow, acho injusto ela não poder estar mais ali por causa do Oliver, eles podiam se revezar; e c) não acho que seja impossível o Oliver mudar. Tenho 99% de certeza que os dois vão ficar juntos de novo no 4x20 ou 4x21, mas espero que eles discutam essas questões e vejamos uma tentativa de mudança no padrão dos dois, porque voltar sem resolver isso está predestinado a voltar a ser um problema no futuro.

arrow broken hearts

Por mais que pareça que o episódio inteiro foi Olicity, também aconteceu algo até bem importante: o início do julgamento de Darhk. Para quem não se lembra, depois que o William foi sequestrado, Team Arrow conseguiu a ajuda da Vixen e eles conseguiram destruir os poderes do Darhk, conseguindo enfim prendê-lo, mas esse não foi o final de nada, porque agora entra uma questão jurídica importante.

Arrow não é nenhum How To Get Away With Murder, então as cenas do julgamento não são nem de perto tão interessante, mas servem para aprofundar um pouco o enredo. O advogado de Darhk alega que esse nem é o nome dele e que ele também tinha sido sequestrado, além de não haverem provas sobre ele ter cometido nenhum outro crime. Laurel, que é a advogada responsável pelo caso, precisa encontrar alguma prova, mas tudo o que eles têm são alguns depoimentos. Digg vai dar seu testemunho, já que ele – assim como Thea e Felicity – foi sequestrado por Darhk no 4x09, mas ele não é uma testemunha com muita credibilidade, já que o advogado de defesa tem evidências sobre a compra de drogas com a Thea, que eu nem lembro como aconteceu, mas era verdadeira. Nenhum dos participantes da festa, que viram o sequestro acontecendo, quis testemunhar por medo do que Darhk faria com eles, o que os deixa em um beco sem saída.

A única opção que sobre é o Capitão Lance dar seu depoimento sobre tudo o que Darhk mandou ele fazer durante meses, o problema é que várias dessas coisas eram ilegais o que o colocaria em risco não só com a justiça, mas com seu emprego também. Como não tinham mais opções, Lance acaba convencendo Laurel que é a melhor alternativa, e ele diz tudo o que aconteceu, conseguindo convencer a juíza a levar o caso adiante – é, isso foi só para ver se ia ter um julgamento ou não.

O tenente, amigo de Lance, acaba aparecendo dizendo que vai haver uma investigação interna sobre Lance e enquanto isso ele está suspenso. Nenhuma surpresa, mas me faz achar que essa história toda não terminou e nós veremos mais consequências sobre as ações de Lance.

Durante seu discurso, Quentin enfatizou bastante que só fez o que Darhk mandou porque a vida de Laurel estava sendo ameaçada, o que me faz acreditar que esse depoimento pode ser um dos motivos pelo qual Laurel vai ser morta depois. Tudo bem que não temos certeza se será a Laurel mesmo, mas cada vez mais estou achando que tudo aponta para ela.

Mas mesmo que Darhk tenha sido preso, isso não é o fim, porque vemos no finalzinho do episódio que ele ainda está com o anel dele. Conhecendo o Darhk, deve ser algum anel mágico que ele vai utilizar para escapar.

O Melhor:
+ VOTOS DO OLIVER
+ Casamento falso é ótimo, gente
+ Estava muito bem feito o clima entre Oliver e Felicity, a tensão
+ Lance contando para todo mundo a verdade
+ Um bom drama, no geral

O Pior:
- Menos drama, mais amor
- Mal mencionam a recuperação instanânea da Felicity
- Felicity saindo do Team Arrow ):
- Podiam ter dado mais espaço para a Felicity desenvolver seus sentimentos, expressar sua linha de raciocínio.
- Como é que o Darhk conseguiu passar esse anel pela segurança?


Nota: 8,0

Flávia Crossetti - Estudante de psicologia, carioca, feminista, leitora compulsiva, pseudo-escritora e viciada em mais séries do que deveria.

0 comentários:

Postar um comentário

 
UA-48753576-1