Image Slider

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Review: Castle 8x12 - "The Blame Game"

Atenção: A resenha abaixo contém spoilers do episódio "The Blame Game", exibido no dia 22/02/2016!

castle 8x12

Wow, que episódio. Não, não tivemos nenhum desenvolvimento na história toda com o Lockset, nem muito foco na vida pessoal dos personagens, mas tivemos um caso e tanto. Psicopatas não são uma coisa boa, mas tornam a coisa mais instigante. 

Enquanto Ryan e Espo estão trabalhando no caso do dia, Castle é convidado a um encontro com Stephen King (quem diria), que no fundo era só uma armadilha. Assim como ele, mais três homens são levados ao local e todos acordam inconscientes em uma sala de escola fundamental sem saída. Aos poucos eles percebem que há pistas para serem resolvidas e assim ficarem mais próximos de se salvarem. 

A história toda é um thriller psicológico bem armado. Cada pista na sala engana, desafia cada um a pensar. Castle é o primeiro a perceber isso e não confiar no que veem. É tudo muito intrigante e bem peculiar. Depois de o pastor ter quase morrido por um ataque de abelha, Rick e os outros chegam até uma arma com um recado: "o único que sobrar ficará livre" ou algo do tipo. Não é difícil imaginar o tipo de pressão que é estar em uma sala trancado com três pessoas sem poder confiar que elas cumprirão o acordo mútuo de não matar uma as outras. 

castle 8x12

Logo temos a resposta dessa pergunta quando um dos homens não resiste e atira no pastor, ou melhor, aperta o gatilho, mas atira em si mesmo. É, a arma também engana a todos. Eis a segunda surpresa do experimento: Kate e mais duas mulheres também estão presas nas mesmas condições e passam pelos mesmos testes. 

No grupo das meninas, tudo se desenrola bem diferente e Kate percebe as falsas pistas antes de poderem machucar alguém. Mesmo que uma das mulheres tendo se virado contra elas, Beckett consegue cuidar de tudo. A primeira coisa estranha que percebi foi o fato de faltar uma mulher, já que cada uma tinha seu parceiro na outra sala. O tal pastor fala que tem alguém especial em sua vida e fica preocupado se algo pior aconteceu. Cheguei até pensar se a mulher morta - do caso de Ryan e Espo - seria essa tal pessoa. Vai ver eram irmãos?

Apesar disso, desde então, comecei a suspeitar dele e, aliás, já tinha cogitado que talvez o psicopata responsável por isso tudo fosse uma das pessoas ali. Depois de ler tantos livros da Agatha Christie com assassinos entre um pequeno grupo de pessoas, não tem como não levantar essa hipótese. 

E não é que eu estava certa! O melhor de tudo foi que, assim como eu, Castle e Beckett - no ápice do jogo do culpado - também percebem as atitudes suspeitas do pastor e sabem que ele é o culpado. Em geral eu tento não identificar o culpado, mas não consegui! O episódio com certeza foi bem trabalhado, com inúmeros testes psicológicos de escolha. Nossa dupla, como sempre, entrou na mente do assassino e percebeu suas minúcias. 

castle 8x12

Enquanto isso, Haley e Alexis estranham a falta de notícias de Castle e resolvem investigar. Engraçado, achei que Haley iria embora da série. Entendam, adoro que ela esteja ali e dê  suporte que Alexis precisa, mas fico surpresa toda vez que ela volta, principalmente porque, apesar de não a vermos em todos os episódios, o relacionamento dela com todos dá a entender que ela está sempre ali ajudando Rick em sua carreira como investigador. Enfim, nossa dupla dinâmica logo percebe que  Castle foi sequestrado e que Kate está com problemas também. Assim, elas se juntam com Espo e Ryan. 

Eles desvendam o caso com a ajuda simultânea dos recursos de Haley e da polícia. Espo e Ryan descobrem que a vítima, na verdade, queria reportar um casal de cientistas que faziam experiências antiéticas em seus filhos gêmeos. E, adivinhem, um deles é o tal pastor-psicopata que faz o jogo psicológico com Castle e Beckett. O pior é que todos os envolvidos tinham a ver com a alguma organização que livrou seus pais de serem culpados pelos experimentos. Sem querer dar muitos spoilers de outra série, mas, não pude deixar de lembrar de Jessica Jones

castle 8x12 caskett

Assim, Caskett são salvos por Espo e Ryan ao mesmo tempo que se salvam das garras do assassino. Alexis não pode deixar de correr para abraçar o pai. Às vezes não pensamos muito sobre isso, mas é importante vermos o quanto o trabalho de Castle afeta Alexis. Por mais que ela o apoie - e até mesmo siga para esse caminho investigando com ele -, depois de tantos desaparecimentos e sequestros não é surpresa que ela fique bem abalada quando essas coisas acontecem. Achei ótimo que isso tenha sido abordado e como Haley a ajudou a entender que, por mais que não tenha como não se preocupar, Alexis precisa perceber que o motivo pelo qual Rick sempre sobrevive é porque ele é bom no trabalho dele.  


O melhor
Conversas entre Haley e Alexis.
As duas desvendando o sequestro de Caskett com Ryan e Espo.
Beckett descobrindo como sair da sala fazendo uma bomba.
Um belo caso de thriller psicológico, com um toque de símbolos misteriosos.
Castle percebendo quem era o assassino.

O pior
Estou guardando o meu 10 para as descobertas sobre o desaparecimento do Castle.
Pergunta: como o Ryan e o Espo acreditaram que a Beckett e o Castle estavam namorando outras pessoas quando ainda usam a aliança de casamento?

Nota 9,2

Mariana Oliveira Sou estudante de Publicidade, Beatlemaniaca e Coldplayer. Toco piano e praticamente vivo de séries e livros. Estou sempre à procura de mais uma série, afinal nunca é demais.

0 comentários:

Postar um comentário

 
UA-48753576-1