Image Slider

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Review: Arrow 4x14 - "Code of Silence"

Atenção: a resenha abaixo contém spoilers do episódio "Code of Silence", exibido no dia 17/02/16.


arrow code of silence
 
Depois de vários episódios ótimos de Arrow, começamos a decair, como previsto. Esse episódio não foi tão ruim quanto eu esperava, mas também foi longe de estar bom. Pelo o que vi da divulgação, pareceu muito voltado para a ação e trabalho de dublê, mas honestamente achei tudo tão fraco, as cenas estavam tão claramente coreografadas, foi forçado demais só para mostrar o estilo que eles queriam.

De qualquer forma, vamos para o que realmente importa: o enredo, coisa que pouco tivemos nesse episódio. Temos alguns vilões novos que são demolidores e trabalham para  HIVE, não surpreendendo ninguém. Eles originalmente tem o trabalho de matar o Lance, mas por sorte ele estava acompanhado da Laurel quando eles tentam demolir um prédio em cima dele, e os dois conseguem sair com apenas um arranhão na cabeça. Essa história não serve para muita coisa, além de estabelecer que o Darhk agora quer que o Lance morra e também fazer com que Lance e Donna brigassem, já que ele tentou afastá-la para protegê-la, uma reação corriqueira dos personagens de Arrow.

Depois que isso dá errado e Lance vai se esconder por um tempo, o foco acaba sendo matar o Oliver. Ele e Ruvé Adams, a.k.a Ruvé Darhk, a.k.a esposa do mal, estão disputando para o cargo de prefeito de Star City e logo vai ter um debate para o povo poder decidir quem é o melhor candidato.

Logo no início do episódio, vemos uma convenção da HIVE – a qual Malcolm parece pertencer agora, por motivos misteriosos – em que Ruvé deixa bem claro que eles não têm intenção de torná-la prefeita, só querem adiar o suficiente para matar o Oliver e aí obter o controle da prefeitura. Dito isso, eles têm um plano bem simples de mandar os demolidores lá para explodir o lugar do debate, matando todo mundo menos a Ruvé.

Obviamente, eles não contavam com o Team Arrow e blá blá blá, corta para um monte de cena de luta, quem se importa? Eu queria mesmo era ver o debate, não que debates políticos sejam interessantes, mas achei que tinha potencial, mas eles nem nos deixaram ver trinta segundos, pularam direto para os resultados, que favorecem o Oliver.

O mais interessante mesmo dessa história foi ver Oliver e Ruvé interagindo, com o Oliver dando um milhão de indiretas – bem diretas, para falar a verdade – sobre ela ser a esposa do Darhk. Se eles não perceberam isso ainda é porque são idiotas, porque só falta o Oliver desenhar que sabe quem ela é. Também estou curiosa para saber por que exatamente o Malcolm não revelou que o Oliver é o Green Arrow, obviamente ele não tem nenhum escrúpulo e quer ferrar com o Oliver, já revelando sobre o William, o que impede então de revelar uma informação como essa?

arrow 4x14

Por mais que a parte principal do episódio tenha sido bastante tediosa – só não mais do que os flashbacks, porque prefiro nem comentar sobre esse desastre -, tivemos partes fofinhas envolvendo Olicity. E por fofinhas quero dizer eu tentando aproveitar esses últimos momentos de felicidade enquanto morro de ansiedade achando que eles vão terminar a qualquer minuto. Jurava que seria nesse episódio, mas pelo que parece apenas no próximo. Só quero que acabem com isso logo e passem para quando tudo estiver bem, não tenho paciência para drama idiota.

Nesse episódio, Thea acaba descobrindo sobre o cheque de Samantha. Não entendo como bancos funcionam, mas como exatamente Thea sabe que a mãe deu um cheque de um milhão para alguém se nunca foi depositado? E mais ainda, como ela tem uma foto desse cheque? Isso não faz sentido. Mas tudo bem, ela pergunta para Oliver se ele sabe sobre o que era isso, e ele se faz de galinha morta. É claro que isso não ia ficar assim, e Thea logo volta com mais informações, já tendo concluído que o William era filho do Oliver, e ele admite.

E é então que vemos a cena mais sem noção e descarcterizada de Arrow: Thea insiste que Oliver está certo de não contar para Felicity sobre William. É isso mesmo, você viu certo, Thea, aquela mesma que fez um escândalo quando não contaram sobre quem era seu pai, que ficou super irritada com segredos, uma pessoa com bom senso em geral, ouve isso e diz que é melhor ficar em segredo. Quero deixar claro que eu concordo sobre não contar para o William para o resto do mundo, mas aqui estamos falando apenas sobre contar para a /Felicity/. Se a Thea está sabendo e obviamente o mundo não está caindo por causa disso, de que forma a Felicity saber seria diferente? Não seria, nada dessa história faz sentido, e obviamente só foi escrito assim para o Oliver mentir por mais tempo ainda.

Aí você vem me dizer “ah, mas quando a Felicity descobriu no crossover ela fez uma escândalo e deu tudo errado, etc”, primeiramente quero dizer que nenhum dos personagens sabe disso. O Oliver acha que a Felicity vai brigar com ele, e eu honestamente acho que teria sido uma explicação MUITO mais lógica se eles tivessem fazendo como se o Oliver não contasse por causa disso e não por esse pretexto de “proteger” o William (já que ele literalmente já sabe que o Malcolm sabe, então é claro que ele JÁ NÃO ESTÁ protegido). Segundo, também achei muito sem noção a reação da Felicity no 4x08 (você pode relembrar minha revolta aqui), claramente feito assim apenas para drama.

olicity code of silence

Eu sei, eu sei, mas como eu sei que ela vai reagir mal? Não sei, pode ser que tudo seja feito de maneira maravilhosa, os escritores já me surpreenderam umas três vezes na temporada, mas considerando o 4x08 eu tenho poucas esperanças disso acontecer, prefiro esperar o pior, porque provavelmente é o que vai acontecer. Principalmente se nós considerarmos as dicas que eles estavam dando nesse episódio.

Se tem uma palavra que Arrow não conhece é sutileza, mais um pouco e ia ter um outdoor no fundo escrito “A mentira do Oliver vai ser revelada episódio de que vem e olicity vai brigar!”. Tentar fazer um foreshadowing óbvio uma vez é legal, mas eles passaram muito dos limites nesse episódio, dá vontade de gritar Okay, já entedemos o que vai acontecer!! Todo mundo fica falando um milhão de vezes sobre como Oliver e Felicity são honestos um com o outro e não têm mentiras, tudo isso enquanto o Oliver está lá mentindo, e você sabe que isso vai vir à tona a qualquer momento agora que Darhk sabe.

Aí para completar, Donna e Lance têm uma briga, porque ele mentiu para ela, e Felicity vai lá falar com a mãe, dizendo que ele podia ter uma razão para mentir e ela tem que confiar. Isso seria ótimo se fosse uma indicação de como ela ia reagir quando o Oliver fizesse o mesmo, mas vai ser só hipocrisia mesmo quando ela se revoltar. Obviamente, as pessoas reagem de maneira diferente quando é com elas mesmas, não estou culpando a Felicity por não fazer o que fala, mas só acho babaquice dos escritores colocarem essa cena se planejam que ela aja assim.

Dito isso, pelo menos tivemos cenas do noivado dos dois para nos deixar mais felizes, cenas engraçadinhas, incluindo a Laura Hoffman – vizinha do 4x01 - aparecendo de novo. Mas o mais importante foi o Curtis dando de presente de casamento: um estimulante nervoso(?) que faria com que a Felicity pudesse andar novamente. Não sei muito bem como eu me sinto sobre isso, todos nós sabíamos que ele acabaria voltando a andar e isso ia acontecer, mas eu achei que foi rápido demais. E Arrow estava até lidando bem com a história da cadeira de rodas, por incrível que pareça! Fico me perguntando qual era o objetivo de fazê-la ficar sem andar por alguns episódios, se nada de concreto saiu dessa história? Fiquei sem saber.

Depois das cenas fofas, fomos direto para a revelação: William foi sequestrado. Não sei o que aconteceu com a Samantha, já que William estava super tranquilo, o que é estranho, porque ele já é uma criança grande e já deveria saber que não é para andar com desconhecidos, mas duvido que isso vai ser explicado. Pela promo, dá para saber que a verdade vai ser revelada e lá se vão nossos momentos de paz.

Eu sei que falo essas coisas pessimistas, mas no fundo tenho esperanças de que vou estar muito errada e tudo vai ser lidado de maneira adulta e linda, só prefiro me preparar para o pior mesmo.

O Melhor:
+ Felicity relembrando quando ela e Oliver se conheceram
+ Vários momentos Olicity fofinhos
+ Lance e Donna também estavam fofos
+ Foi mencionado que a Lyla virou diretora do ARGUS, por que ninguém comentou mais sobre isso???
+ Cabelo da Felicity estava MARAVILHOSO. Naquela cena que ela estava de vestido roxo então, meu deus, me passa seu cabeleireiro.
+ Felicity e Donna conversnaod, amo momentos mãe e filhas

O Pior:
- Essa mentira do William JÁ DEU
- NADA FAZ SENTIDO SOBRE ISSO
- SÓ PAREM
- Enredo tedioso pra caramba
- Aqueles flashbacks continuam sendo muito chatos
- E esses vilões que não conseguem matar uma pessoa de maneira normal? E o Malcolm não revelando que o Oliver é o GA?
- Ainda estou irritada com o William estar tão tranquilo lá com o Darhk. Se uma pessoa que eu não conheço aparecesse, sei lá, na porta da minha escola dizendo “sua mãe pediu para eu te buscar”, eu ia dizer “quem é você?” e, considerando que ele é uma criança do século XXI, devia tirar o celular da mochila e ligar pra mãe pra confirmar. Tudo bem, nunca fui sequestrada para saber se ia reagir assim mesmo, mas já convivi com crianças de oito anos e elas são mais espertas que isso. No mínimo, ia estar apreensivo.


Nota: 6,0

Flávia Crossetti - Estudante de psicologia, carioca, feminista, leitora compulsiva, pseudo-escritora e viciada em mais séries do que deveria.

14 comentários:

  1. Tenho uma teoria (tosca) sobre o Malcom não ter revelado que o Oliver é o GA: ele não quer expor a Thea. De que maneira isso faz sentido? Não faço a mínima ideia. Só fui até aí.
    Semana que vem o romance desmorona e, a meu ver, vamos passar por todo dramalhão mexicano que arruinou a terceira temporada. E a gente dando crédito pra esses roteiristas. Aff!
    Sobre o William, acho que o Dahrk arrumou alguma maneira da Samantha corroborar pro menino que ele deveria ir pra casa do Damien. Só isso explica o fato dele estar tão tranquilo: a própria mãe ter mandado ele ir.
    Nada, absolutamente NADA justifica a fala da Thea defendendo a mentira do Oliver. É como se tivessem resetado o passado dela.
    E mais alguém além de mim achou estranho o sumiço do Alex? Desde o início da temporada eu desconfio dele. E essa história de mãe operando me deixou mais com a pulga atrás da orelha ainda (não que o personagem tenha alguma relevância, mas fiquei curiosa).
    Não sei se vou querer ver o episódio de semana que vem. Acho que vou esperar os spoillers e só assistir quando eles tiverem voltado (se é que eles vão voltar).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensei nele não ter contado por causa da Thea, mas não sei se faz muito sentido, já que ele não contaria sobre /ela/, e também o malcolm já provou que nem liga muito pra Thea no episódio passado né
      É, ams como será que o Darhk convenceu a Samantha? Só espero que ele não tenha a matado, porque aí vai que a guarda passa pro Oliver e aí uma criança de 8/9 anos não vai se encaixar muito bem na série haha
      Nossa, nem suspeitei do sumiço dele, esse personagem é tão irrelevante que nem fez falta haha mas é capaz de ele se revelar do mal também, mas no momento nem tô desconfiando muito, porque eles já fizeram essa coisa de um dos namorados da Thea ser um espião~ (não que os escritores de arrow sejam incapazes de repetir coisas, né, fazem isso o tempo todo).
      eu vou assistir porque não consigo não assistir, e também porque vou ter que escrever a resenha, mas vai ser bem ruim, já etsou preparada para um monte de coisa sem sentido, argumentos ilógicos feitos apenas para causar drama.
      mas eles voltam sim, isso eu digo com certeza, tenho 99% de certeza que até o season finale eles estão juntos de novo, eu acho que até antes, provavelmente no 4x18 ou 4x19 eles voltam. Talvez até cheguem a se casar no season finale mesmo!

      Excluir
    2. Você viu os stills do próximo episódio? Foi-se a minha teoria de que a mãe do William ter sido manipulada pelo Dahrk. O que cargas d'água ela está fazendo no esconderijo? E será que a Felicity engoliu a mágoa pra ajudar o Oliver e só depois deles terem salvo o garoto é que ela vai colocar um ponto final na relação? Ou será que quem termina (de novo) é o Oliver por conta de alguma armação do Dahrk? Fiquei pensando nisso vendo as fotos.
      Bom, esquece aquela história de eu não assistir o próximo episódio. Depois das imagens eu não vou conseguir! Rsrsrsrs...

      Excluir
    3. Viiiii, nossa, achei muito aleatório ela estar no meio do esconderijo! Além de tudo vão contar para ela que o Oliver é o Green Arrow, assim?! Fiquei muito chocada!
      E acho que é exatamente isso que vai acontecer: o Darhk vai contar logo no início do episódio que sequestrou o William, talvez olicity comece a falar alguma coisa, mas vão deixar de lado para focar em encontrar a criança, aí no final, depois que o William estiver salvo, eles vão ficar tipo "acho que agora temos que conversar" e a Felicity vai dizer que ele deveria ter contado pra ela e pedir um tempo/terminar. O Stephen disse que tudo vai ser tratado de maneira adulta e confio na opinião dele, então acho que vai ser tudo bem silencioso, a Felicity não vai gritar nem nada, só vai terminar e o Oliver vai talvez tentar convencê-la, mas acabar aceitando isso, e aí o episóidio vai terminar assim. E na outra semana o episódio vai se chamar "Broken Hearts", já sabemos de quem foi o coração que quebrou: o meu. hahaha

      Excluir
    4. O nosso, né?
      O mais engraçado é ver quantas ex do Oliver estão presentes em uma mesma sala (pq eu não duvido nada que ele já tenho ficado com a Vixen... rsrsrsrsrs).
      Que Olicity volte antes da temporada acabar... ;)

      Excluir
    5. vão voltar sim, nisso eu tenho fé!
      agora já estou duvidando da minha própria teoria, porque me apontaram que a Felicity não está usando o anel dela na foto em que tá todo mundo no esconderijo, isso com certeza, e também não parece estra usando na promo, quando o Darhk aparece, ou seja, não sei mais de nada ahaha não entendo como ela já teria terminado e entregado o anel tão rápido no episódio, só se eles terminarem logo no início o que eu acho meio estranho, ou ela tirou o anel por outros motivos, o que ia ser meio idiota, só para enganar os fãs, e nós que somos trouxas estamos aqui ficando preocupadas com isso ahhahha

      Excluir
  2. Ola Flavia!
    Como sempre, resenha ótima.
    Obrigada
    PS. Tomara que esteja certa e tudo fique bem no 4x18 ou 4x19.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sonia, obrigada! :D
      Vai ficar tudo sim, se não ficar vou pessoalmente até a casa desses escritores fazer um protesto ahahaha

      Excluir
    2. Oi. Flavia
      Estou muito chateada com os autores de Arrow.
      O Stephen, em uma entrevista, falou que os autores disseram que era necessário a separação. Por que? Não houve explicação.
      Vi comentários que o casamento vai acontecer no ep 100. Será?
      Em entrevista com os promos, não lembro mais os nomes, um deles disse que o casal Olicity tem uma relação muito leve e que iam chacoalhar com essa relação.
      Que íamos ver, no flashback, características diferentes entre o amor de Oliver por aquela senhora, aliás eu pensei que ela ia ser tipo mãezona dele, e o amor pela Felicity. Absurdo. Têm sempre que ter uma mulher que o Oliver amou. O cara era facinho, muito carente, se apaixonar por aquela mulher. Afffff
      Eu como Olicity assumida estou muito pau da vida com essa separação, acredito que todos que shipam o casal. Eles estão separando os personagens, Ollie e Fê, que é o sucesso de Arrow, portanto, podem estar dando um tiro no próprio pé.
      A conversa entre Thea e Oliver, ridícula, só na cabeça de quem escreveu que aquilo procede.
      Fiquei chocada quando vi a mãe do menino no ninho do team, não entendi. O Oliver não conta pra mulher que ama que tem um filho, não confia na Fê. E uma mulher que escondeu dele que era pai, que o chantageou ele confia.
      Essa mulher, mostrou para ele o cheque de 1 milhão nunca descontado, mas cadê o outro cheque, também de 1 milhão que a Moira disse que assim que ela fosse embora pra Central City ela entregaria. Acho que essa Samantha é uma boa bisca.
      Ver nas fotos a Felicity no meio daquelas cobras, Laurel, Thea e Samantha, me chocou, a Fê não merece passar por aquilo. Espero, sinceramente, que os autores saibam como consertar tanta cagada. Tô perdendo a paciência.

      Excluir
    3. Não tem explicação, eles só gostam de drama mesmo.
      Olha, MUITA gente acha que o casamento vai ser só no episódio 100, que vai ser o 5x08, aí já é crossover, mas eu pessoalmente nem sei, ainda desconfio que o casamento pode ser no season finale, até mesmo porque pra mim não faz sentido eles voltarem nessa temporada (e eles VÃO voltar) e demorar mais sete meses para casar depois, mas nunca se sabe, só esperando pra ver mesmo.
      "aquela senhora" ahhahahahaha adorei! eles tão dizendo isso desde o início da temporada, que a relação dele com a Taiana lá ia ser um paralelo com olicity, mas até agora o único paralelo que eu encontrei foi que enquanto os flashbacks são chatos pra caramba, as cenas olicity são legais hahaa o mais provável desse paralelo acontecer deve ser no final da temporada, a Taiana deve trair o Oliver (entregar ele pro bratva), enquanto a felicity vai perdoá-lo, pelo menos é o que eu acho. Só sei que essa moça é o interesse romântico mais tedioso que eu já vi, até a laurel tinha mais química com o oliver, e olha que achei que isso era impossível haha
      Também achei nada a ver colocar a Samantha no team arrow, mas eles devem estar bem preocupados com a criança, sei lá, isso eu perdoo. Só acho desnecessário separar olicity, ainda tenho alguma esperança que seja uma separação falsa, sabe, eles só fingem que estão separados, mas na verdade estão juntos. É bem pouco provável, mas a esperança é a última que morre

      Excluir
  3. Adorei a sua review e concordo com quase tudo! Achei muito sem noção uma pessoa como a Thea que adorou expressar o quão mal a mentira fez nos relacionamentos dela achar que o Oliver estava certo em mentir p Felicity, mas levando em consideração que ela mesma mentiu p o Oliver quando foi embora com o pai na terceira temporada, só mostra o quanto ela mudou ao longo dos anos. É o facto da Felicity ter brigado com o Oliver no 4x08, eles não terminaram por ele ter mentido. À reação dela foi por ele não ter confiado o suficiente nela p achar que ela não entenderia... Enfim, uma confusão que na época p mim fez sentido, mas s verdade é que agora esses episódios estão ficando meio caídos... �� A temporada estava a correr tão bem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Verdade, a Thea tinha mentido pro Oliver na terceira temporada e isso pode ser mais sobre a evolução dela, mas o problema é que não faz sentido mesmo guardar o segredo da Felicity. Ela ficou respondendo o Oliver como se ele fosse contar pro mundo inteiro, mas era só pra Felicity...
      Ah, mas ele ter mentido ou não ter confiado nela dá no mesmo no final, não? Pra mim é mesmo motivo: ele não ter contado a verdade. Eu achei que ela reagiu mal no 4x08 não por brigar, mas porque tinha se passado MUITO pouco tempo desde que o Oliver tinha descoberto, mesmo se ele fosse contar pra ela nem dava muito tempo, porque ela descobriu antes, e ela agiu como se tivesse escondido isso por anos... O que vai ter acontecido agora, mas no 4x08 ainda não haha só fico irritada com isso porque toda essa história foi escrita só pra causar drama e não tenho paciência pra isso -.-

      Excluir
  4. em relação ao presente do Curtis, penso que eles quiseram dar algum tipo de "boa notícia" para os fãs da Felicity/Olicity. a personagem ficou paralítica, o noivo mantém uma mentira sem sentido, ela vai descobrir da pior maneira, o casal deve se separar. aí, como "prêmio de consolação", olha, uma alegria está vindo.
    De qualquer forma, acho que a primeira tentativa pode não dar certo, penso nisso por causa da fala do Curtis. no entanto, penso que ela vai voltar a andar antes do fim da temporada.

    sobre a mentira, eles podiam ter feito Thea dizer que Oliver deveria encontrar uma forma de convencer a mãe do filho dele, pois se ela descobriu, outros poderiam, especialmente DD e, consequentemente, Felicity, que merecia saber sobre William, mas que estaria do lado dele para apoiá-lo como irmã.
    só sei que a única coisa que me deixou feliz nesta história é não ter sido o Diggle quem apoiou a mentira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, mas não sei se gostei disso como prêmio de consolação, porque estava gostando de como eles estavam tratando e acho uma boa maneira de ter representação de personagens cadeirantes. Mas realmente não acho que deva funcionar da primeira vez, mas imagino que ela deva andar perto da season finale.

      E verdade, podia ser pior, Diggle apoiando conseguiria ser pior do que a Thea! Acho que a Thea perdeu a oportunidade de colocar algum bom senso no Oliver, até mesmo porque a Thea saber e a Felicity saber dá no mesmo, então não vejo qual o problema nela saber, mas ok, agora já está feito, quarta feira veremos o que vai acontecer x.x

      Excluir

 
UA-48753576-1