Image Slider

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Review: Agent Carter 2x08/09 - "The Edge of Mystery"/ "A Little Song and Dance"

Atenção: A resenha abaixo contém spoilers dos episódios ""The Edge of Mystery" e "A Little Song and Dance", exibidos no dia 23/02/2016!

agent carter 2x09

Há um ano atrás, enquanto Jarvis começava sua parceria com Peggy, Ana conhecia o nome da agente e suas aventuras. Jarvis promete uma coisa: Carter nunca interferirá na vida dos dois. Bom, o presente mostra algo bem diferente.

Depois de muita tortura e espera, Ana finalmente acorda do coma e todos ficam mais aliviados, principalmente Jarvis. Infelizmente, é nessas condições que finalmente conseguimos um pouco mais de desenvolvimento do Jarvis como personagem e entramos em sua vida pessoal. Apesar de ter sobrevivido, Ana não poderá mais ter filhos e Edwin simplesmente não consegue dar a notícia. 

A verdade é que é tamanho frustração e vingança que Jarvis passa a culpar Whitney e Peggy, quando no fundo acredito que se culpe também. Ele tem raiva de Frost, com razão, e faz questão de acompanhar Carter em suas aventuras ao invés de ficar com a esposa no hospital. Ele chega ao ponto de mandar a Rose fazer companhia para a Ana e lhe dá seu testamento. A confusão de emoções é grande e o que nos leva a muitos desvios dos planos, chegando a primeira briga de Edwin e Peggy, mas vamos começar do começo. 

Enquanto vemos Whitney Frost tentar convencer Jason a entregar suas descobertas sobre a Matéria Zero e fazer uma parceria com ela, Peggy e Sousa tentam encontrar um meio de salvá-lo. Logo eles decidem fingir que vão entregar as bombas atômicas para Frost em troca do cientista. Tudo bem parece ir maravilhosamente até que, enquanto estão fugindo, Wilkes trai eles. Quem diria?

agent carter 2x09

É incrível como, foi só eu falar do Stark na minha resenha passada, que ele é mencionado e até ajuda. Quando menos esperam, Peggy e Co recebem um fax, ou algo do tipo, do Howard com instruções para construir um canhão de partículas gama, que podem eliminar a Matéria Zero. É, parece que realmente tem uma forma de curar o Jason ao invés de ficar fazendo ele absorver a Matéria, que já se provou ser temporário.

Peggy tenta falar que eles tem uma cura, mas Jason parece outra pessoa. Realmente achei bem estranho. Por mais que a Matéria Zero desestabilize um pouco a pessoa, ele parecia que, no fundo, queria recriar a bomba nuclear também. Ele não só os trai como usa o que Sousa sente por Peggy contra eles para descobrir onde as bombas estavam escondidas. Como já tínhamos visto, claramente ele percebe como os dois se olham e deve sentir um pouco de ciúmes.  

O fato é que o plano vai por água à baixo e, quando correm para o laboratório do SSR para resgatar as bombas, encontram um Jack com amnésia dos últimos minutos e descobrem que Vernon já se foi com o que precisavam. Ai, Thompson. Ele finalmente percebe o quanto está sendo usado pelo Vernon e o quanto o departamento está corrompido. No entanto, apesar da consciência readquirida, a ameaça de ele se voltar contra Peggy e Sousa sempre fica no ar. O episódio nos mostra que está difícil confiar no agente. Apesar das medidas extremas, no final, percebemos que ele está do lado da Peggy. 

Samberly consegue construir o canhão de gama rapidamente e logo os cinco estão à caminho do local onde deduzem que Whitney estará. Mais uma vez tudo vai bem até que Jarvis percebe que Frost vai conseguir fugir e sai correndo atrás dela, o que leva Peggy a seguir o amigo. Apesar de conseguirem fechar a fenda de Matéria Zero que abriu, Jarvis faz o inimaginável e atira em Whitney. Algumas vezes. Mas ela não morre. Os dois são nocauteados. 

agent carter 2x09

Normalmente não separaria os episódios assim, mas acho importante falar da cena de abertura do 2x09.

Peggy encontra seu irmão no escritório no SSR em um estilo preto e branco. Seguimos daí para um musical com nossos queridos personagens, dançando e cantando com Peggy. Sobre o que? Sobre como Peggy deveria escolher entre Sousa e Wilkes. Oportunidade perdida. A cena foi divertida e uma forma diferente da série aproveitar o clima dos anos 40, mas não vejo como a vida romântica de Carter estaria na cabeça dela nesse momento específico. Ela acabou de ser nocauteada e jogada em um furgão. Ok, talvez não tivesse melhores momentos de colocar essa semana antes, mas arranjassem. 

Um ponto positivo? Angie faz sua participação especial, depois de tanto os fãs pedirem. Além disso, ver Peggy confrontar o irmão sobre sua morte foi ótimo. Apesar de todos os perigos que enfrenta, ele a faz perceber que ela está ali por que é algo que sempre quis e não por causa dele realmente.

De volta para o mundo real, Peggy acorda e não demora para ela e Jarvis estarem andando no deserto rumo à cidade.

Essa, talvez, é a parte mais importante para nossa dupla dinâmica na temporada inteira. vemos Jarvis como nunca vimos. Totalmente transtornado e culpando Peggy por ter botado Ana em risco. Se antes ele só estava irritado, jogando ironias nela, agora ele mostra que culpa Carter por tudo isso e chega a falar que todas à volta dela morrem. Claro que ele se arrepende, mas Peggy fica ferida. No entanto, ela entende e rebate.

agent carter 2x09

Desde que escolheu essa vida como espiã, ela perdeu muitas pessoas próximas à ela - incluindo Steve -, mas ela sempre soube das consequências. Jarvis sempre viu suas aventuras com Peggy como aventuras para acabar com a monotonia, sem pensar realmente no que estava apondo em risco. Os dois tomaram essas decisões sozinhos e, apesar do sofrimento, têm que viver com elas sabendo disso - o que a alucinação com Matthew ajudou Peggy a ver.

Foi ótimo ver os dois se abrirem dessa forma. Peggy sempre foi fechada em sua própria dor e sabe como é perder pessoas por causa da profissão. Jarvis nunca percebeu o que poderia perder e foi um choque. Felizmente, ele consegue contar para Peggy sobre a infertilidade de Ana e se abre também. Ele não teve coragem e teve medo pelo futuro. 

Nesse momento, eu só queria que Peggy o abraçasse e falasse que, sim, todo esse tempo, ele foi corajoso e pode ser quanto a isso também. O importante é que, com os olhos cheios d'água - deles e meus -, eles se reconciliam. Apesar de se separarem depois para Jarvis ficar com Ana no hospital, vemos que ele deve voltar a se aventurar no episódio que vem por causa da própria Ana. Apesar de saber o quanto tudo pode ser perigoso, Ana, fofa, pressente essa parceria entre os dois e entende que Jarvis deve ajudar Peggy sempre que puder. 

agent carter 2x09

O terceiro plano do episódio é bem surpreendente, já que conta com a ajuda de ninguém mais, ninguém menos que Vernon. Jack, depois de nos fazer acreditar que traiu Sousa e Samberly, surge a ideia de usarem o canhão de gama contra Whitney e assim acabar com a ameaça. Aí, a história fica um grande vai e vem. Jack diz que vai se aliar a Frost e entregar o canhão para ela em troca de uma posição do Arena Club. Peggy e Sousa ficam para trás indignados. Quando menos esperam, Samberly sabe do plano secreto e diz que Jack transformou o canhão em uma bomba. Você pensa, ok, ele está no lado deles então! O único problema é que vai matar pessoas inocentes, ou seja Jason, no meio disso tudo. 

Mais uma vez, Sousa e Peggy tentam salvá-lo. Carter realmente acredita nas pessoas. Nossa querida agente até consegue encontrá-lo, mas Wilkes está diferente. Depois que a bomba explodiu e a fenda de Matéria Zero abriu, ele foi levado para dentro da fenda, enquanto Whitney ficou para trás. Por algum motivo - qual será? -, Jason parecia mais merecedor de obter mais poderes e pareceu ser o 'escolhido' pela Matéria. Whitney, é claro, fica completamente frustada e sequestra Jason mais uma vez para conseguir a Matéria Zero a qualquer custo. 

Jason está segurando o poder que tem dentro de si e sabe que está prestes a explodir. Por isso, quando Peggy vai atrás dele, ele logo consegue trancá-la fora do lugar e ela é obrigada a se encontrar com Jack, Sousa e Samberly novamente. Entre a briga dos quatro para decidirem se Thompson vai poder explodir a bomba ou não, Jason mesmo deixa a Matéria Zero sair com toda fúria de seu corpo.

agent carter 2x08

É, não sabemos o que aconteceu direito. Vocês têm alguma teoria? Eu só sei que, se a bomba explodiu ou não, Wilkes já fez o trabalho de criar uma explosão por conta própria.  


O melhor
Peggy super protetora chegando com tudo para cima do Vernon.
Angie!
Samberly tentando bajular o Vernon foi divertido. 
Jack finalmente do lado da Peggy!
Ana apoiando Jarvis. 
A briga da Peggy e do Jarvis, como desenvolvimento dos personagens e da amizade entre eles. 
Melhor parte do musical foi o final. Angie aponta para as plumas que Whitney, Ana e Dottie estão segurando e Jarvis sai do meu delas. 

O pior
Foi muita sorte a Peggy deduzir que as coordenadas que Jack anotou ia os levar até a Whitney, não?
Estou em cima do muro sobre o musical e o momento em que foi colocado na temporada. 

Nota 8,8

Mariana Oliveira Sou estudante de Publicidade, Beatlemaniaca e Coldplayer. Toco piano e praticamente vivo de séries e livros. Estou sempre à procura de mais uma série, afinal nunca é demais.

0 comentários:

Postar um comentário

 
UA-48753576-1