Image Slider

terça-feira, 12 de maio de 2015

Review: Once Upon a Time 4x22/23 - "Operation Mongoose" [Season Finale]

Atenção: A resenha abaixo contém spoilers dos episódios "Scars", exibido no dia 05/05/2015!

rumplestilskin

É, finalmente chegamos a season finale. E como todo final de temporada temos uma reviravolta no mundo de nossos heróis e vilões. Dessa vez, no entanto, é um tanto diferente: vilões serão heróis e vise e versa. Mas antes da reescritura do livro se concretizar, temos algumas últimas tentativas de Emma e Cia impedirem que Isaac tenha sucesso. Até conseguem achar o aprendiz de feiticeiro, porém não é o suficiente. Uma coisa: a realidade não deveria ir mudando conforme Isaac ia escrevendo - à cada frase? Ou será que a caneta só muda a realidade quando percebe que o Autor acabou mesmo o que queria escrever? Agora, tudo que eu me pergunto é simples: porque diabos ninguém pensou em procurar o Rumple e o Isaac na loja? Vocês podiam muito bem ter tentado pará-los indo atrás deles, não? Ao invés disso vocês ficaram procurando o que eles estavam escrevendo na biblioteca? Sério? A não ser que o simples fato de Isaac ter fugido e escrito que conseguiria, tenha impedido tudo isso. Mas pelo menos tentem! Mostrem eles tentando. Mas ok, precisamos ter história, então vamos à ela.

Henry acorda no apartamento sozinho. Olha à sua volta e não consegue encontrar ninguém. Procura pela cidade e nada. É, quase um 'Esqueceram de mim'. Mas nosso pequeno (nem tão pequeno) herói consegue dirigir até uma cidade próxima e tentar descobrir se sua família passou por ali. Henry já começa usando as habilidades de direção que aprendeu com o Charming, não é mesmo? Acho que uma coisa muito boa do episódio foi dar esse espaço para Henry ser o herói e mostrar que ele aprendeu com os atos heroicos da família. Sabe se safar das enrascadas e consegue se virar, podemos ver isso durante todo o episódio. Bom, o que acontece é que ele consegue chegar até o Autor, porque, incrivelmente, Henry logo acha o novo livro que Isaac criou vendendo. Claro que nem tudo é muito fácil e logo descobrimos que Isaac perdeu seus poderes depois de ir contra as "leis" e escrever seu próprio final feliz. Acabou esse poder tarde, hein? Henry, no entanto, tem uma carta na manga e decide abrir uma porta no livro e puff... os dois estão presos na história.

regina mills

Eu poderia contar tudo, mas vou tentar reduzir ao mínimo de detalhes, prometo. O importante é: a missão de Henry é fazer com que alguém tenha um final feliz, quebrando assim a história "original" do livro. Sua primeira opção? Regina. Aos poucos vamos conhecendo os personagens nesse novo mundo e nos surpreendendo: Rumple é um cavalheiro-herói, Robin está noivo de Zelena (esse era o final feliz dela?? ela quer fazer ciúmes mesmo com a Regina nem lembrando de nada?), Snow malvada (com o plus de ter seu amor verdadeiro ser James, irmão do David), Charming no antigo cargo de Graham, Hook como ajudante de pirata, e até Emma como louca presa em uma torre. Devo dizer que foi divertido vê-los nessas situações, mas quando falo isso não pensem que tudo foram flores...

Henry, então, pede ajuda para Regina. Repetidas vezes. E por mais que ela seja fofa, ela rejeita toda a história contada pelo garoto. Em uma cena ele está segurando a fotos deles, mas nem aparece ela vendo. Ela não acreditou?? Fotos deveriam ser bem convincentes. O fato é que ele até conta para Regina que seu verdadeiro amor é Robin e tudo que precisam é se beijar, afinal, 'beijos de amor verdadeiro' resolvem tudo. Eles até se encontram e você pensa que talvez tudo se resolva, mas claro que logo descobrimos que Robin está noivo. Não só isso como se casará naquela mesma tarde. No desenrolar dos fatos, Henry decide ir para sua segunda opção: Emma. E sua forma de encontrá-la? Hook. Mais uma vez vemos que Henry sabe se virar, nocauteando o guarda, e diz que sabe velejar e tudo. Lily também entra na jogada exatamente como a guarda que se transforma em um dragão. O fato das duas estarem juntas, de certa forma, foi ao legal de ser mantido. A partir daí, descobrimos que a punição de Emma era saber de tudo e não poder fazer nada, ou seja, mais um para o time Henry.

emma swan


A história se desenrola e, apesar de mal se conhecerem na visão dele, Hook tenta salvar Henry e Emma, mesmo sem saber lutar exatamente. Mas seus esforços não são o suficiente e, mais uma vez, Emma vê uma pessoa que ama ser morta na sua frente. A cena é comovente. Agora, eu sei que era pelo drama, mas a Henry e Emma nem foge quando mandam. Vocês estão em perigo, acelera o passo né, pessoal! Enfim, conseguimos então juntar o trio responsável pela Operação Mongoose e Regina tenta atrapalhar o casamento de Robin. Vemos sua insegurança, a mesma que vimos quando foi apresentada ao amor por Tink. Enquanto isso, Rumple surge e decide que 'ser herói' é matar a Regina e assegurar esse mundo inventado. Emma e Henry até tentam, mas é Regina que "ganha" do "cavalheiro". E quando digo ganha, quero dizer da pior maneira possível. Ela se sacrifica. E os sinos da igreja tocam. Robin sai da igreja casado e tudo parece perdido até que... Henry olha para a caneta de Isaac. E, como vimos no começo do episódio, para achar o próximo Autor, a caneta tem que chamá-lo. É, acreditem, temos aí um novo cargo para Henry. Adorei. Adorei como conseguiram conciliar essa relação tão forte que Henry teve desde o começo com o livro com o fato de agora ele poder criar aquela 'realidade'. Adorei vê-lo com mais um propósito.

Você poderia pensar que, bom, se eles estão todos em um livro, isso significa que não é a realidade? Já pensou alguém chegar para você e falar que tudo que viveu não é real? Calma, os escritores não vão fazer isso com a gente. O Aprendiz logo explica para Henry que seu livro de histórias era apenas uma afirmação dos fatos que ocorreram. Eram a realidade e não uma história inventada como a de Isaac. Por isso, a morte de Hook não foi real. Henry agora tem um poder imenso, que uma hora pode consumi-lo, mas a verdade é que ele não quer isso, quebrando assim a 'caneta'. Sério que nnguém nunca pensou que essa seria a forma mais fácil de parar o Autor? Ou será que só o próprio pode quebrar? Acho que eu começando a criar explicações não dadas mesmo.

henry the apprentice
Quando volta à realidade, Rumple continua a morrer, e Belle resolve ajudá-lo e chama ajuda. (Achei que um beijo poderia ter resolvido tudo, apesar de não querer que a Belle se reconciliasse tão facilmente com ele). O Aprendiz aparece e, como solução, tira todo o lado negro de Rumple, por ser o Dark One. Mas a maldade não se contém, e, como uma forma de salvar Regina de ser consumida, Emma faz uso da adaga. A maldade precisa de um corpo humano, um Dark One, e, acreditem ou não, será Emma quem assumirá o posto. No entanto, antes faz o que não teve coragem antes, e diz para Hook as três palavras mágicas: eu te amo. Podem se emocionar agora. E quem poderá ajudá-los? Merlin. É, aí está um personagem novo! (A parte boa da notícia).

Acredito que a temporada tenha elevado seu nível com esse episódio. Tenho a impressão que alguns episódios pecaram um pouco, mas a finale chegou chegando, como diriam. É sempre bom uma mexida nas coisas, por mais que soubéssemos que tudo voltaria ao normal. O final foi inesperado. Imaginava que, mais uma vez, tivéssemos uma ameaça ainda a ser descoberta estilo Elsa, mas dessa vez foi diferente. Como prometido durante a metade da temporada, Emma é consumida pela escuridão, a única diferença que o motivo foi sua transformação em Dark One..... É, não sei como me sinto sobre isso, mas com certeza estou ansiosa para ver como isso se desenrolará. Alguém pega aquela adaga e não deixa a Emma fazer maldades, por favor! 

O melhor
Alguém mais viu o Knave no casamento do Robin e Zelena? Porque eu vi.
Hook conhecendo Emma mais uma vez, e ela dizendo que o amava no final.
Henry botando seus ensinamentos em prática, além do fato do personagem ter tido foco nesse episódio.
Discurso de Emma para Regina.
Henry se tornando o novo Autor.
Robin correndo até Regina.

O pior
Problemas de explicação. Por que os heróis não procuraram Rumple em sua loja? Por que Belle não tentou beijar Rumple (mesmo eu não querendo)? O Henry mostrou a foto dele e Regina para ela ou não? O final feliz de Zelena é esse? Por que achei que seria algo maior. Ou será que o Autor simplesmente não ligou e escreveu qualquer coisa?
Sério que ninguém na floresta encantada achou estranho as roupas do Henry e do Isaac?

Nota 9,3
   
Mariana Oliveira Sou estudante de Publicidade, toco piano e praticamente vivo de séries e livros. Comecei a me envolver com os personagens de tal forma que só o tumblr faria. 

Um comentário:

  1. Fala sério esse episódio é horrível, estou olhando essa série desde o início e sabe que teve episódio chato como o terra do nunca mas esse meu Deus é o pior

    ResponderExcluir

 
UA-48753576-1