Image Slider

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Review: The Flash 1x23 - "Fast Enough" [Season Finale]

Atenção: a resenha abaixo contém spoilers do episódio "Fast Enough", exibido no dia 19/05/15. 


the flash season finale

Hm, ok. Isso aconteceu.

Não sei se minhas expectativas estavam altas demais ou o que houve, mas eu esperava mais do season finale de The Flash. Ou talvez eu só esteja um pouco decepcionada com algumas decisões que eles tomaram, algo que é bem frequente em Arrow, mas me pegou desprevenida em The Flash.

Depois de dar uma passadinha lá em Starling, Barry confronta Wells/Eobard sobre o porquê disso tudo. Quando eu comecei a assistir a série, eu jurava que a Nora fosse ter alguma importância na própria morte, mas não, Eobard a matou apenas porque queria ferir Barry. Ele odeia o Flash, eles ficam tentando se matar, mas sempre empatam, então Eobard descobre a verdadeira identidade do Flash e resolve matar sua mãe, afinal, Barry ficaria chateado e não viraria o Flash. Um bom plano, só que ele fica preso no passado e precisa desencadear todos os eventos que nós já vimos.

É então que Eobard faz uma proposta para Barry: ele pode ter a chance de salvar Nora e, ao mesmo tempo, possibilitar que Eobard voltasse para seu tempo, sem ser punido por seus atos de vilania. Ok, até aí tudo bem, todos nós sabíamos que esse momento iria chegar, a temporada inteira foi escrita para que isso acontecesse, mas ainda têm alguns detalhes em aberto.

Primeiro que mudar o passado muda tudo, isso é algo óbvio que não precisa de explicação, se o Barry salva a mãe, logo a vida inteira dele muda, e não só isso, a vida de mais um monte de gente também, efeito borboleta e tudo mais, todos nós vimos esse filme. Por mais que ele queira a mãe de volta, vale a pena mudar a vida de todo mundo só pra isso? E, mesmo que valha, quem é ele para decidir isso? Como se isso não fosse conflito suficiente, depois de alguns testes teóricos descobre-se que o que o Barry vai precisar fazer para viajar no tempo (não me peça para explicar, só sei que envolve correr muito rápido e o acelerador de partículas) iria criar um buraco negro.

Ou seja, péssima ideia. Salvar uma pessoa e colocar todo o planeta em risco, ou simplesmente deixar as coisas como estão e deixar Nora descansar em paz? Parece uma escolha muito fácil de fazer, mas por incrível que pareça conseguem fazer errado.

the flash fast enough

Barry passa a maior parte do episódio conflituoso sobre salvar a mãe ou manter a vida que conhece, o que faz sentido, não estou o culpando, mas queria saber porque ninguém, além do próprio pai dele – o que mais se beneficiaria nesse acordo, por sinal – tentou dizer para que ele não fizesse isso. Gente, como assim?! Barry decide fazer algo que poderia criar um buraco negro em plena cidade, e vocês aí se casando no meio de um jardim?

Eu gosto de Caitlin/Ronnie, mas esse casamento foi totalmente anticlimático. Onde a Caitlin arranjou um vestido de noiva tão rápido? E nenhum dos dois têm família?! Essas são perguntas que eu não deveria estar me fazendo no meio de um season finale. Mas eu perdoo, porque os dois são fofos e fico feliz por eles terem se casado.

Depois de tanto drama, Barry decide que vai sim salvar a mãe, e ninguém tenta impedi-lo. Eles têm um plano de conter o buraco negro, desde que Barry vá e volte em menos de dois minutos, mas... Sério. Até parece que isso ia dar certo.

Mas se o egoísmo do Barry ao colocar todo mundo em risco já não era o suficiente, tudo piora ainda mais quando Barry volta, vê a mãe, encontra ele mesmo dizendo para não fazer isso, e... Não faz. Ele simplesmente deixa a mãe morrer. Ou seja, tudo isso foi para absolutamente nada. Qual foi o objetivo de fazer o Barry tomar uma decisão tão egoísta, colocar todo mundo em risco para salvar a mãe, e no fim, nem ao menos salvá-la?

Por mais que eu ache uma decisão idiota, eu estava esperando que ele salvasse Nora e acontecesse o Flashpoint. Previsível? Sim, mas era previsível exatamente porque fazia sentido. Do jeito que aconteceu, foi simplesmente fraco. Legal, Barry, você arriscou tudo por nada.

Ele volta em praticamente um minuto (apesar de eu achar que essa cena durou bem mais tempo que isso), e antes que Eobard possa ir embora, ele destrói sua máquina do tempo e luta com ele, enquanto Caitlin e Ronnie tentam impedir que o buraco negro se forme. Eles fazem a parte deles, ainda que logo em seguida isso também terá sido por nada, enquanto Barry e Eobard continuam brigando. Eobard já está ameaçando todo mundo quando, BOOM, um disparo é feito e... Eddie atira nele mesmo.

...

O QUÊ?!

the flash eddie finale
Como você mata alguém tão fofo???

Só quero saber de uma coisa: quando é que vão parar de matar meus personagens preferidos? Eu não aguento mais!

Eu acidentalmente vi spoilers do episódio antes de assistir, então eu já sabia que o Eddie ia morrer. O que eu não sabia é que ele ia se matar. Isso não é justo comigo, eu não estava preparada. Eddie é, desde o início da série, uma fofura em pessoa, é o personagem mais adorável e tudo o que eu queria era que ele fosse feliz. Os últimos episódios não foram muito bons para ele, já que Eobard o deixara para baixo com previsões do futuro e ele tinha ficado #chateado. Mas nesse episódio, Eddie tinha voltado a ser aquele raio de luz que sempre foi, conversou com o Professor Stein, que deu uma lição sobre coincidências e ser autor do seu próprio destino, e Eddie tinha até voltado com a Iris! Estava tudo tão lindo e feliz, então é claro que tinham que estragar tudo.

Eddie precisa salvar Barry e percebe que se ele morrer, Eobard nunca vai ter nascido, e resolve então se matar. Em termos de personagem, foi um lindo sacrifício, e Eddie é mesmo um verdadeiro herói, meu coração se parte pela Iris, vendo-o morrer. Agora, em termos de escrita, eu só tenho a dizer: por quê?

Ok, eu sei por que, mas não aceito. Primeiro, quero dizer que achei bem semelhante à morte do Tommy e, considerando que são os mesmos escritores, acho suspeito. E por suspeito quero dizer que eles estão só reutilizando coisas que já escreveram, o que é preguiça em seu mais alto nível.

Mas, ao contrário do Tommy, o Eddie precisa voltar na segunda temporada. Como? Viagem no tempo é algo possível, façam acontecer. A verdade é que Eddie se matar cria um paradoxo, afinal se ele morreu e o Eobard nunca existiu, a mãe do Barry nunca foi assassinada e por aí vai. Não sei exatamente como funciona a viagem no tempo em The Flash, mas no meu entendimento, se o Eobard nunca existiu, o Eddie nunca teve motivo para se matar, logo, Eobard voltou a existir, e um paradoxo sem fim. Eu espero mesmo que a temporada que vem aborde isso e se resolva com o Eddie sendo salvo, porque é o único jeito de me fazer aceitar toda essa storyline.

Ah sim, e para terminar, depois de tudo isso, o buraco negro volta e Barry precisa combatê-lo. Infelizmente, nem vemos o resultado disso, porque o episódio acaba com Barry correndo no meio dele. Daqui cinco meses a gente vê no que deu. Ou, bom, quando sair o trailer a gente já deve descobrir isso.

O Melhor:
+ Eddie, meu bebê, sendo feliz por meia hora.
+ E sendo um herói!
+ Casamento Ronnie/Caitlin, fofinho.
+ Pelo menos, o Barry não decidiu salvar a mãe
+ Barry chamando o Joe de pai
+ Henry Allen dando bons conselhos
+ Poderes do Cisco!
+ Cena com a mãe dele foi fofa
+ Viagens no tempo continuam sendo muito legais

O Pior:
- Morte do Eddie. Why.
- Parem de reutilizar coisas que já escreveram
- Barry ter decidido salvar Nora mesmo sabendo das possíveis consequências. Podiam ter escrito de modo que só descobrissem depois, ele ia parecer menos egoísta.
- Barry não ter salvado a mãe e ter tornado tudo isso irrelevante. Eu sei que coloquei como um ponto positivo também, mas é os dois de modos diferentes.
- Toda essa história de buraco negro poderia ter sido abordada melhor
- "Don't Dream It's Over" tocando no casamento muito nada a ver. 
- Apenas esperava mais.


Nota: 7,5

Flávia Crossetti - Estudante de psicologia, carioca, feminista, leitora compulsiva, pseudo-escritora e viciada em mais séries do que deveria.

4 comentários:

  1. Flávia, até gostei do ep.
    Maior motivo? Pq não teve flashpoint, kkk. Dps dqle final com Olicity e sem clifhanger, fiquei imaginado se teria algo na season finale de flash que alterasse de alguma forma.
    Portanto foi um alívio para mim Qnd o Flash do futuro mandou não salvar a mãe.
    Qnt o casamento, entedi como se estivessem proxs ao fim de td com a ida de Barry ao passado, então seria a última oportunidade.
    Adorei tb chamando Joe de Pai.
    Até a prox temporada.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Logicamente, tudo o que acontece em The Flash deveria afetar Arrow, coisas do tipo, digamos, um buraco negro aparecendo no meio de uma cidade, mas os escritores de Arrow já falaram que não vão mudar nada, o que é meio nada a ver, mas eu até entendo, porque ia ficar confuso pra quem não assiste The Flash. Mas eu fico agora imaginando Oliver e Felicity recebendo a notícia do que está acontecendo em Central City e simplesmente ignorando, continuando de férias hahaa
      Aham, faz sentido essa coisa de "agora ou nunca" pro casamento, mas não sei se encaixou bem no episódio, sei lá.
      Obrigada pelo comentário, até outubro ^^

      Excluir
  2. Você esqueceu de um detalhe.
    O roteirista da terceira/ quarta temporada de arrow é outra pessoa. Cada um pensa de um jeito.
    Eu gostei desse final de temporada. . Tomara que a segunda continua nesse nível e que nao seja um smallville da vida.
    Ainda terá o lance da realidade alternativa em um outro multi verso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei que são outros escritores... Mas nesse caso eu estava me referindo a um evento da primeira temporada de Arrow, que teve os mesmos escritores que a primeira temporada de The Flash, então qualquer semelhança não é mera coinciência nesse caso.

      Excluir

 
UA-48753576-1