Image Slider

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Review: Arrow 3x23 - "My Name Is Oliver Queen" [Season Finale]

Atenção: a resenha abaixo contém spoilers do episódio de season finale "My Name Is Oliver Queen", exibido no dia 13/05/15.


arrow 3x23

Depois de muito sofrimento, a terceira temporada finalmente chegou ao seu fim! E eu devo dizer que eu até gostei do finale. Uma pausa para todos vocês se recuperarem do choque. Sim, eu gostei! Talvez eu só esteja de muito bom humor depois do trailer de Legends ofTomorrow e a revelação que, yay, a Sara estará de volta!

E, mais especificamente, o episódio ganhou todos os pontos para mim em relação a Olicity. “Mas, Flávia, você vai desconsiderar tudo de ruim que aconteceu só porque Olicity teve um final feliz e fofinho?” O que eu posso dizer, eu sou facilmente comprável. Mentira, não vou desconsiderar nada, continuo revoltada com tudo de ruim que aconteceu na terceira temporada e tiveram vários aspectos desse finale que também não me deixaram nem um pouco satisfeita, mas é só o Oliver dizer que está feliz que meu coração derrete e automaticamente fico feliz também. Mas antes de falar do final, voltemos para o início.

Episódio passado terminou com o casamento entre o Oliver e Nyssa, que se provou ser completamente desnecessário, sendo usado apenas para causar drama e me deixar irritada. Ainda estou esperando algum motivo aparecer para eles terem se casado, aliás, alguém vai me explicar direito se eles ainda são casados aos olhos da Liga, Lei ou sei lá? Eu sei que o casamento foi mais um pacto de sangue do que um contrato legal, mas eu ainda queria que tivéssemos uma explicação melhor do que um comentário da Felicity sobre anulação. Mas ok, por mais que eu nunca vá perdoar os escritores por terem feito essa storyline tão insensível, vou ficar feliz de deixá-la no passado e nunca mais ter que lembrar que isso aconteceu.

O que importa é que agora Oliver, Nyssa, Ra’s e seus capangas estão voando para Starling City com o vírus quando o avião dá problema, porque Oliver o sabotou. Dentre todos os planos do Oliver, esse foi um dos piores, e olha que ele já fez muitos planos ruins, então não foi nenhuma surpresa quando deu errado. O plano dele era destruir o avião e matar todo mundo dentro dele, incluindo Ra’s, o vírus e ele mesmo.

Nem um pouco surpreendente, já que Oliver não perde uma oportunidade de quase se sacrificar; os anos passam, mas o desejo suicida permanece. Só que não só Ra’s não morre, fugindo com o vírus ao usar o único paraquedas do avião (não vou nem comentar sobre a falta de segurança e preparo deles), como Oliver consegue usar suas habilidades de piloto para salvar ele e Nyssa. E agora ele vai ter que se explicar para os amigos que traiu.

oliver and ra's al ghul

Falei na resenha passada que eu queria ver Oliver rastejando para se desculpar, isso não acontece. Ele pede desculpas, vou dar esse crédito para ele, mas é muito breve e mais do tipo “eu pretendia morrer ao invés de ter essa conversa, mas desculpa”. Felicity fica um pouco revoltada com o plano dele, mas não tanto quanto eu imaginei que ela ficaria, porém ela está logo o perdoando, porque esse é o jeito deles. E, além disso, eles têm outras coisas para se preocupar como um vírus em Starling City.

Team Arrow se reúne no prédio da Palmer’s Tech e todos se concentram para resolver o problema. Laurel vai alertar o pai, até mesmo porque já é hora deles resolverem de uma vez por todas esse drama irritante, e depois de uma conversa sobre alcoolismo, Lance volta a ficar mais ou menos de bem com ela, ou ao menos aceitando seus avisos e coordena a polícia para ajudar. Ray está lá replicando a vacina/soro que inocula o vírus e arranjando uma forma de passar para todo mundo, enquanto Felicity e o resto procuram onde Ra’s está. Eles descobrem que Damien está na cidade e provavelmente o plano de Ra’s era matá-lo também, então Oliver resolve achá-lo antes. É claro que não conseguem, e Damien nem dá o ar de sua graça nessa temporada, como eu estava esperando acontecer. Não sei nada sobre ele, mas ele parece chique e é isso que importa em um vilão.

Mas o que eles conseguem é uma dica do Ra’s – gentil como ele é – que o vírus já estava a caminho por quatro veículos diferentes. E muito rapidamente nós descobrimos que a forma de transporte escolhida é por pessoas, que quando o sangue delas é exposto no ar o vírus se espalha. Não sei se isso faz algum sentido cientificamente falando, provavelmente não, mas isso é irrelevante, é assim que funciona. Diggle, Malcolm, Thea, Laurel e Nyssa ficam encarregados de matar os quatro, fazer com que não sangrem e tentar ter o menor número de pessoas expostas. Enquanto isso, Ray e Felicity continuam trabalhando no negócio para inocular as pessoas. Eu pensei que fosse ser um pouco mais dramática toda essa história, mas foi até bastante tranquila, a maior parte até aconteceu fora da tela, na verdade, de tão pouco relevante que foi.

A maior parte do tempo foi focada para Oliver, que é convocado por Ra’s para uma última luta, já que se Oliver não matá-lo, Ra’s vai continuar tentando destruir a cidade mesmo assim. Mais uma vez, é uma boa luta entre os dois, e dessa vez Oliver está mais preparado, não só porque ele teve bem mais treinamento desde a última luta dos dois, mas porque teve um incentivo da Felicity, quando ela fala que ele deveria lutar para viver, não para morrer. Você pensaria que isso era algo óbvio, mas Oliver sempre esteve bastante fixado na ideia de morrer.

O que importa é que depois de uma ótima luta, Oliver mata Ra’s, yay. É isso que eu gosto de ver, vilões morrendo!

Agora uma pausa para relembrarmos meu outro pedido para o season finale que não se concretizou: que a Nyssa matasse o Ra’s. Sim, o Ra’s morrer é meio caminho andado, mas eu pedi especificamente pela Nyssa. Estou bastante desapontada, mas provavelmente não tanto quanto a Nyssa está. Ela merecia a chance de matar o pai depois de tudo o que ele fez. Essa morte digna com direito à reza e tudo que o Oliver deu não foi tão satisfatória quanto eu gostaria que tivesse sido.

malcolm merlyn 3x23

Mas o importante é que ele morreu, justiça foi feita. E logo em seguida os policiais atiraram no Oliver e ele caiu de uma cachoeira. Não sei como é que ele não fica com medo de altura depois de todas essas experiências quase morte. Oliver teria morrido – provavelmente, depois que ele sobreviveu a queda do 3x09 não sei mais de nada – se não fosse a Felicity, que apareceu na Atom Suit do Ray para salvá-lo. Um momento bem Pepper Potts da parte dela. Ray diz que não pode salvar o Oliver, porque precisa priorizar a cidade, mas a Felicity não fica satisfeita e resolve ela mesma salvá-lo, adorei demais isso.

Aparentemente, Ray conseguiu mesmo salvar o resto da cidade, então parabéns para ele, porque na cena seguinte já vemos todos reunidos pós-batalha. É um momento fofinho, em que Oliver reconhece que não poderia ter feito isso sozinho – não sei como isso é surpreendente, visto que a mesma coisa aconteceu nos outros seasons finales. Keep up, Oliver! – e anuncia sua aposentadoria. Depois de três anos salvando a cidade, Oliver considera seu trabalho feito e resolve deixar isso para os outros – Laurel, Thea, Ray e Diggle –, saindo de férias com a Felicity. O único problema é, por mais que o Oliver seja dispensável no momento, como é que esperam que o Team Arrow funcione sem a Felicity? Difícil de acreditar.

Depois de uma temporada inteiro dizendo que não pode ser Oliver e Arrow ao mesmo tempo, ele decide abandonar sua identidade de “Arrow”. Eu esperava que ele aprendesse a lição e percebesse que pode ser os dois ao mesmo tempo, mas acho que vamos deixar isso para ano que vem. Com certeza essa aposentadoria não vai durar muito tempo, e logo o dever vai chamá-lo.

Principalmente considerando a pior decisão que o Oliver já fez até agora: entregar o posto de Ra’s para Malcolm. Sério, Oliver, sério mesmo que você acha que isso não vai eventualmente se virar contra você? Por que não entregar para a NYSSA? Eu venho essa temporada inteira dizendo que a temporada devia terminar com a Nyssa matando o pai e virando o próximo Ra’s, e ao invés disso termina com ela se ajoelhando para o assassino da namorada dela. A única coisa que me consola é saber que a Sara vai voltar a vida em breve (não sei se isso faz parte do acordo do Oliver com o Malcolm ou só um extra, mas é provável). Mas sério, fico feliz que o Malcolm esteja estabelecido como vilão de novo, mas estou com uma raiva imensa do Oliver ter feito isso.

Imagina quão melhor essa temporada teria sido se, ao invés de matar a Sara no início da temporada, ela e a Nyssa tivessem ajudado o Oliver a se infiltrar na Liga, matar o Ra’s e dar o posto para a Nyssa? Bem melhor.

Como Damien já está estabelecido como vilão da próxima temporada, acho que talvez deixem Malcolm retornar como vilão principal na quinta. Se eu pudesse ter o que eu quisesse, faria a próxima temporada ser bem mais light no tempo atual e deixar as coisas pesadas para os flashbacks, já que provavelmente deve ser do Oliver na Rússia e não vai ter nada de light nisso.

Não importa o que aconteça, pelo menos tivemos olicity viajando no pôr-do-sol ao final dessa temporada e isso já foi o suficiente para reconquistar meu coração. E da próxima vez que vermos o Oliver salvando a cidade, ele deve estar oficialmente como Arqueiro Verde, uhul!
 
(Fonte)
É, finalmente podemos dar adeus à essa péssima temporada. Agora só rezar para que eles tomem jeito. Vejo vocês em outubro!  

O Melhor:
+ Olicity!
+ Início do Oliver como Green Arrow, mais ou menos.
+ Ra’s morto
+ Felicity salvando o Oliver
+ Oliver ficando mais sombrio nos flashbacks, aproximando-se de seu estado da primeira temporada
+ Thea vigilante!
+ Quase introdução ao Damien Darhk
+ Gostei bastante do Oliver recitando a frase dele de "My name is Oliver Queen..." ao final. 

O Pior:
- Maseo abandonando a Tatsu assim! Mesmo sabendo que isso ia acontecer, continuou sendo nada a ver
- Malcolm sendo Ra’s. E pio ainda: Oliver possibilitando isso
- Nyssa se ajoelhando pro Malcom, apenas não
- Oliver matando o Ra’s ao invés da Nyssa
- Inutilidade do casamento entre Oliver e Nyssa (Eu sei que isso teoricamente é do episódio passado, mas não superei)
- Palmer Tech explodiu e a Felicity não sabe que é a CEO. Ninguém vai contatá-la?
- Malcolm dizendo que via o Oliver como filho. Hmmm, você TINHA um filho, Malcolm. O Tommy, lembra dele? Você foi um péssimo pai e depois ainda foi responsável pela sua morte? Nenhuma lembrança? Fiquei esperando o Oliver mencioná-lo e nada. Não se esqueçam do Tommy!!

Nota: 8,0
(Estou me sentindo generosa)


Flávia Crossetti - Estudante de psicologia, carioca, feminista, leitora compulsiva, pseudo-escritora e viciada em mais séries do que deveria.

8 comentários:

  1. Concordo totalmente com sua review!! Achei muito bom o episódio, mesmo essa temporada não ter sido a melhor coisa do ano, foi boa sim! Espero que a 4ª temporada venha ao mesmo nível da 2ª, porque essa, foi de tirar o fôlego! Continue a fazer reviews!! Parabéns!!!

    PS: Seja mais generosa com as reviews de Arrow hahahahahahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha que bom que gosta das reviews, obrigada pelo comentário ^^
      Eu costumava ser bastante generosa no passado, a terceira temporada que não contribuiu para que eu desse notas altas...

      Excluir
  2. Olicity conseguiu ser o pior da temporada inteira, nesse episódio então, foi patético a um ponto altíssimo.
    A morte do Ra's foi muito ruinzinha, merecia algo mais dramático, agora Malcolm ser o novo Ra's vai dar problema!
    -Felicity no traje do Ray, seria cômico, se não fosse ridículo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lamentamos que tenha acontecido esse desentendimento. Por política do blog, apagaremos as mensagens, tudo bem?

      Excluir
  3. Eu amei a Review , amei o episódio , amei foi tudo . Parabéns !
    E finalmente posso dizer , ufa ' Olicity Reinou no pôr do sol !

    ResponderExcluir
  4. Adorei sua review, bem legal sua análise apontando os erros e acertos do ep.
    Espero que Olicity amadureça na prox temporada, acho que muitas das reclamações não sao diretamente a eles e sim devido baixa na qualidade dessa temporada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A escrita dessa temporada foi péssima em geral, na minha opinião. Se eu pudesse ter escolhido o que eu queria que acontecesse com olicity nessa temporada, o que de fato aconteceu estaria bem longe na lista, muito da dinâmica deles das temporadas passadas foi deixado de lado só para causar drama~, o que tornou algumas cenas dos dois bastante cansativas, mas agora que os dois estão juntos, se os escritores tiverem alguma coisa na cabeça ainda, vão consertar isso haha Pelo menos é o que eu espero! Obrigada pelo comentário :D

      Excluir

 
UA-48753576-1