Image Slider

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Review: Agents of SHIELD 2x21/22 - "S.O.S." [Season Finale]

Atenção: A resenha abaixo contém spoilers dos episódios "S.O.S.", exibido no dia 12/05/2015!

jiaying

Sinceramente nem sei como começar a descrever tudo que senti nesse episódio. Com certeza foi ótimo, tivemos muita ação e... bom... mortes. Não entrarei em detalhes agora, mas muitas cenas surpreenderam com certeza. Mas, com as emoções a mil, nada melhor do que começar de onde paramos: Jiaying atirando nela mesma para enganar Skye e começar uma guerra com a Shield. E só digo uma coisa: se achávamos que conhecíamos minimamente a mãe de Skye, estávamos enganados. 

O fato é que, por causa das ações de Jiaying, tudo se torna um caos. Jemma até tenta ajudar, mas todos os agentes acham melhor irem embora da cidade o mais rápido possível, menos Skye, que fica com a mãe. May tenta chegar ao local da reunião para procurar Gonzales, mas tudo é explodido por um avião da Shield (controlado por inumanos). E assim temos Melinda e Skye frente à frente, com Quake bastante revoltada com as "ações da Shield" e começamos a lista de melhores cenas desse episódio. As duas lutam e provavelmente descarregam todas as mágoas. (Mas não se preocupem, no final, sei que elas se entendem). Sou só eu que sempre fico muito incomodada com essas mentiras "perfeitas"? Argh, Jiaying sendo totalmente simulada. Tudo bem, pelo menos quando as coisas acalmam, Skye deduz que deve ter uma explicação para aquilo tudo e sabe que não é do estilo de Coulson fazer aquilo. Jiaying, no entanto, não ajuda em nada, claro, e põe lenha na fogueira como alguns diriam. Ela pede para Skye escolher.

Com uma pequena cena entre Gordon e Jiaying, aprendemos algo sobre a líder: seus poderes envolvem consumir a energia/vida dos outros. É, assim, um poder que só fará o bem, sqn. Enfim, Raina então entra na jogada. Skye pede seus conselhos, mas elas acabam se desentendendo. Agora, com Jiaying, a conversa termina um pouco diferente. Raina sabe dos planos de Jiaying e fala como a verdadeira líder ali seria Skye - de acordo com suas visões -, e então... Bam! Next thing you now, temos a primeira morte do episódio. (E aviso que teremos muitas). Nos últimos momentos, Raina parecia se conscientizar que seria uma guia que protege Skye, ou melhor, "os espinhos que protegem a flor (Daisy)". Achei interessante, mas a verdade é que nunca saberemos se a personagem realmente passou a pensar dessa forma ou era só mais uma de suas  manipulações. Passado o susto, vemos que Skye assistiu (e ouviu?) à tudo e rapidamente entende todo o plano da mãe. Pena que não demora para nocautearem e levarem Skye para uma cela. É, Jiaying está se provando ser a mãe do ano. Uma coisa importante a observar, no entanto, é que dá a entender que Skye tinha escolhido ficar do lado dos inumanos. Ela realmente encontrou pessoas ali com as quais se identifica e percebemos que ela tem o mesmo senso de comunidade e proteção que a mãe, tirando as ideias malucas de guerra e mortes.

bobbi morse
Enquanto isso, temos May e Hunter em uma missão separada de todo o resto com um único objetivo: resgatar Bobbi. Não demora para perceberem sua falta e descobrirem que Kara se passou por May, o que só pode significar uma coisa: Ward está envolvido também. As cenas foram feitas brilhantemente e é nesse núcleo que encontramos outras da lista de melhores. Nossa querida Mockingbird é torturada e segura tudo como se nada estivesse acontecendo. Mas, por que estão fazendo isso com ela, vocês perguntam? Bom, parece que foi Bobbi que delatou um dos refúgios da Shield para Hydra (para ganhar a confiança deles), o que fez Kara ser capturada pela Hydra, desencadeando tudo que já sabemos. Segundo Ward, eles querem suas desculpas, mas Bobbi se recusa com todas as forças. Ela teve que fazer escolhas difíceis e faria tudo de novo. É uma situação bastante complicada, mas, independente de Bobbi ter se recusado ou não, acho ela teria sido ingênua se achasse que eles só queriam isso com ela e depois a deixariam ir embora feliz. Bobbi tenta fugir e, de forma muito badass e habilidosa, quase consegue. E assim é criada mais uma tensão: Ward monta uma arma conectada com a porta para fazer de vitima quem for resgatar a loira. E adivinhem quem está chegando para salvar Bobbi? Hunter. A cada porta que ele abre, sentimos a tensão do possível tiro fatal. Ao mesmo tempo, temos, de forma sincronizada, Ward  atacando o time de May, enquanto Melinda encontra Kara e, de uma forma muito inteligente, a leva para determinado ponto para ser encurralada. Agora, o que não esperávamos mesmo é isso nos leva a próxima morte da noite: Ward esfaqueia Kara achando que é May. Está aí um vilão que vai direto ao ponto, mas, como os escritores não podem deixar May morrer, lá se vai Agente 33.

Mas, cena emotiva mesmo é Bobbi aflita com o fato de Hunter entrar na armadilha armada por Ward. Ela está enlouquecida e no momento do disparo tudo que consegue pensar é se atirar entre a arma e Hunter. Sério, querem gesto maior que esse? Os dois passaram por muitas mentiras e brigas, mas no final vemos o quanto um sente pelo outro. Sei que vocês devem estar pensando que vou falar que essa é a outra morte do episódio, mas fiquem tranquilos: não é. Demora, mas nossa querida Bobbi é socorrida e acorda bem.

Enquanto isso, temos Mack. Pois é, ele não foi embora como imaginávamos. Com a confusão, ele fica para ajudar, e quando a base é atacada pelos inumanos (trazendo Skye junto), ele resolve lutar. Achei o máximo Mack com um machado. Por que você não usa uma arma, homem? Bom, o importante é que ele percebe que Skye é prisioneira e consegue sua ajuda. Seus poderes estão restringidos por um bracelete, mas Skye consegue mandar um sinal de ajuda para Coulson com seus outros "poderes" hackeando o sistema.

coulson fitzsimmonsComo sabem, Cal foi levado como refém e assim que os estranhos acontecimentos ocorrem com Jiaying sendo atingida e o avião da Shield atacando, Coulson logo percebe os planos de Jiaying. É, do jeito que o pessoal está acertando tudo, o plano dela não é tão perfeito assim. Bom, Coulson então resolve interrogar o pai de Skye e tentar extrair alguma informação. No começo, Cal está meio debochado, como sempre, mas Phil começa a entendê-lo e finalmente faz a grande relação entre os fatos: Jiaying era quem manipulava Cal. Era ela que o fazia matar. Por ela. Sim, como eu disse, vamos conhecendo-a de verdade agora. A história faz sentido: depois que foi morta por Whitehall e costurada, ela nunca mais foi a mesma, sempre com sede de sangue e precisando tirar a vida dos outros para se regenerar. Agora já sabem porque Cal atacou uma vila inteira quando Skye era bebê, não é? Gostei da explicação, pegaram um detalhe que já sabíamos e deram mais um significado.

Nesse meio tempo, no entanto, Cal vai à loucura e se transforma em uma forma mais de "monstro". Na verdade, achei que a transformação seria maior, que ele ficaria mais "hulk", mais corpulento; mas só o seu rosto e mãos que ficaram mais deformados. Coulson conversa com Cal, e, depois de mais alguns ataques de raiva, Cal percebe que precisa ajudar a filha e parar Jiaying e seus planos. Então Cal, Fitz e Coulson se preparam para ir para a base atrás dos inumanos, e é aí que temos a cena mais fofa e triste do episódio, featuring Fitzsimmons. Sério, como fazem isso comigo? Jemma aparece falando que queria conversar sobre quando Fitz se declarou para ela. Claro, timing ruim, mas isso significa que ela irá responder àqueles sentimentos. Jemma percebe que pode acontecer alguma coisa grave com o amigo e ela não ter falado o que sente. Ela está meio sem jeito, ansiosa, sem saber o que fazer. Podem pegar seus lencinhos e chorar de felicidade agora. Apesar de vermos o quanto o assunto é delicado e dói nos dois, há também a esperança, e é isso que importa no momento. <3

Relacionamentos complicados à parte, já na base, Mack e Skye se separam. Mack se encontra com  Coulson e Fitz, que têm um plano para prender Gordon. Assim, todos ficam tentando atacar Gordon, mas, sem querer, é Fitz que o atinge. E em cheio. Gordon cai morto e quase deixa cair o cristal azul de Jiaying (estilo Obeslisco que transforma as pessoas em pedra e pó). Se não fosse por Coulson dando um mergulho no chão para pegá-lo, aquele pequeno objeto teria causado um estrago. O problema é que assim que toca no cristal, a mão de Phil começa a se transformar. Solução desesperada? Mack corta a mão de Coulson para impedir que o efeito se espalhe. Ah, agora eu sei para que serve esse machado. Baseado no fato de que poderia ser pior, eu diria que tudo saiu o melhor possível.

mackJá Skye, tenta parar a mãe. Ela tenta conversar, fazer a mãe parar de pensar que causar um genocídio é algo que vai resolver alguma coisa. Como pudemos ver ao longo do episódio, Jiaying parece não ter remorsos, coração, nada, apesar de seus motivos teoricamente serem 'manter sua comunidade à salvo', como diz. Mas a questão é que é a Jiaying sem remorsos que vemos nessa cena. Ela está tão obcecada que começa a absorver a energia de Skye. É horrível pensar que, depois de todos esses anos, Skye pensou ter finalmente encontrado a família e estar em sintonia com a mãe, quando na verdade a própria Jiaying demonstra seus sentimentos de forma tão indiferente. Nos olhos de Skye, vemos sua vida indo embora e possivelmente o simples sonho de ter  um pai e uma mãe também. Mas não pensem que nossa Quake desiste facilmente, ela ataca o carregamento de cristais e distrai a mãe com seus poderes. No entanto, Cal aparece para ajudar a filha; e não é que salva o dia? Ou melhor, poupa Skye de fazer uma decisão difícil: matar a mãe. É, aí está mais uma das mortes da lista.   

No final, vemos tudo ser resolvido da melhor maneira: Bobbi se recupera ao lado de Hunter, Mack fica responsável pela parte de 'tecnologia alienígena' da Shield (nada mais justo que a pessoa que menos confia em Coulson com os objetos de outro mundo cuide deles), May resolve tirar umas férias merecidas (e dá a entender que está feliz e de novo ao lado de Andrew), Skye está no controle de uma operação especial para proteger os inumanos e até Cal recebe um novo recomeço. Quem diria que no final nos simpatizamos mais com ele do que com Jiaying, não é mesmo? Eu com certeza não me via emocionada com a despedida entre pai e filha como fiquei. Em poucas cenas, ele conseguiu mostrar que só era uma pessoas perturbada fazendo maldades em nome de outra pessoa, mais perturbada. Claro que não elimina suas maldades, mas no final ele escolhe fazer o que é certo e é esse tipo de escolha importa. Assim, apesar de acharmos que ele seria preso, Cal acaba se tornando um veterinário sem memórias de nada, graças ao projeto Tahiti. Hm, ok, parece que eles ainda fazem isso.

skye daisy johnson quakeMas vocês perguntam, e o Fitz e a Simmons? Bom, depois daquela cena emotiva de "despedida" e quase declaração dos sentimentos de Jemma, nós teríamos uma continuação disso no final do episódio, não é? Sim, temos uma interação fofíssima entre os dois, quando Fitz tenta discretamente convidá-la para jantar. Vocês sabem o jeito dele, podem imaginar. Até aí tudo bem, mas vocês pensam que tudo vai ser um mar de flores? Não, os escritores tinham que nos deixar loucos de ansiedade, e nos últimos segundos, temos uma surpresa nem um pouco divertida para nós: Jemma é engolida pela massa negra misteriosa que estava estudando. Depois disso só ouvimos um silêncio como se nada tivesse acontecido. Foi tão repentino... Sim. A Jemma. Engolida. Por que??? Não consigo nem elaborar muito, mas só falo uma coisa: não sei como, porque, onde, quando, mas eu acho bom os escritores consertarem isso. E agora. 

Ok. Eu espero até a season premiere. Se quiserem me procurar, estarei contando os dias para isso.   

O melhor
Fitz terminando as frases de Hunter como alusão a sua própria dificuldade superada.
Jemma querendo conversar com o Fitz sobre os seu sentimentos. Não aguento.
May, Bobbi e Skye lutando muito badass nesse finale. Cenas muito bem feitas.
"[Seu nome] é Gordon, não é?" "E você é..." "O cara que mata o Gordon" - Mack
Despedida entre Skye e Cal.
Lincoln percebendo Jiaying passar dos limites e se juntando à May nas lutas.
Skye lutando a inumana que se transforma em quatro. Mais uma para a lista. Além de usar seus poderes.
Bobbi defendendo Hunter.

O pior
Tinham que me deixar ansiosa com esse final, não tinham?
O Ward ficou realmente mal (mau também, diga-se de passagem) com a morte de Kara? E, outra coisa, Grant criando a Hydra de novo? Nooo. 

Nota 9,5

Mariana Oliveira Sou estudante de Publicidade, toco piano e praticamente vivo de séries e livros. Comecei a me envolver com os personagens de tal forma que só o tumblr faria. 

2 comentários:

  1. Faltou comentar sobre os Cristais que cairam no mar e se misturaram com os peixes, fazendo com o que os seus resíduos parem nos produtos derivados desses peixes como por exemplo as capsulas de Omega3.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! É vdd, tinha esquecido, bem lembrado! hahah

      Excluir

 
UA-48753576-1