Image Slider

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Review: Agents of SHIELD 2x20 - "Scars"

Atenção: A resenha abaixo contém spoilers dos episódios "Scars", exibido no dia 05/05/2015!

aos

Se o episódio passado deixou alguma coisa sem explicação, foi o Theta Protocol. Começamos assim o dessa semana explicando tudo. Vemos Coulson e Koenig um ano antes sendo apresentado ao projeto, um 'helicarrier' (uma estação aérea de aviões). Muitos podem não ter percebido de primeira, mas, sim, é o 'helicarrier' que aparece em Os Vingadores: Era de Ultron. Sim, é ele que salva todo s os civis e os vingadores da destruição. Esse era o segredo de Coulson e Fury como plano B e não é que deu certo? Não pude deixar de sorrir, afinal, no momento em que assistia o filme, me perguntei se a 'nossa Shield' seria relacionada ao 'helicarrier'. 

Assim passamos para os acontecimentos pós-filme na série. Já se passaram muitos dias e o mundo lida com mais uma destruição, dessa vez causada por Ultron. Não demora muito para Coulson propor o que eu já tinha imaginado: por que não unem as duas Shields, ele como diretor e os outros formando um conselho? Ele assim faz um discurso de como achava que poderia funcionar melhor esse formato e como ele entendia que nem sempre fazia as melhores decisões. Tudo foi meio rápido. Uma hora ele critica o fato de votarem e na outra, ele quer um conselho? Não me entendam mal, eu super apoio a ideia, mas sinto que não vi um processo de construção para isso, ou pelo menos achei que demoraria mais. Vai ver ele percebeu nesses dias que não vimos que precisa fazer o que a maioria queria e seria melhor. De qualquer forma, decidi fingir que a parte problemática da conversa dele com a Maria não aconteceu. 

Ok, com isso resolvido, tudo parece bem até que Gordon e Raina aparecem na Shield e causam um reboliço. Por que ele fizeram isso, vocês perguntam? Raina teve uma visão de que a arma que poderia destruir os Inumanos estava em posse da Shield. Hm, seria esse o segredo de Gonzales? Não ficamos sabendo, já que eles afirmam que não sabem o que o instrumento faz. O fato é que todos ficam inquietos com o ""ataque"", conseguem replicar a tecnologia da Hydra e encontram onde está Afterlife. Claro que Skye descobre que tenta amenizar tudo. Lincoln acaba de acordar e demonstra seu receio com a Shield saber coisas sobre eles.

skye lincoln coulsonÉ aí que começa um verdadeiro teste para Skye. Vamos percebemos que ela quer proteger os inumanos (claro, são como ela e sua família biológica faz parte disso), mas ao mesmo tempo entende os protocolos e como a Shield sente que podem ser uma ameaça. Ainda bem que o Coulson e Bobbi estavam ali para amenizar, porque se fosse pelo resto eles jogavam uma bomba em Afterlife. Nossa, hein, gente, compaixão para que né? De qualquer forma, chegam a um acordo: Skye e Lincoln irão na frente e Coulson terá uma reunião com Jiaying sozinho, antes de qualquer coisa.

Por falar em Coulson, preciso comentar de como está seu relacionamento com May. Uma palavra: deteriorado. Por mais que Coulson tenha tido uma ótima desculpa para o segredo e tenha salvado milhares por causa disso, Melinda mostra o quão desacreditada na liderança dele está. Ela acha que deveria tê-lo controlado quando estava tendo problemas com o sangue alienígena e, dessa forma, parece culpá-lo a transformação de Skye. Ouch. Phil até que tenta, mas May não está para conversa. Até quando pede a ideia dela no plano, a resposta é curta e direta.  

Aliás, é bom lembrar que nesse episódio, Skye se mostrou bem incomodada com Melinda e resolveu jogar na cara dela o que aconteceu em Bahrein o episódio inteiro. Tadinha, Skye, menos né. Sim, foi uma coisa horrível e a garotinha era inumana, mas ela e a mãe estavam atacando todo mundo e iam matar a May. A Melinda não as matou porque eram inumanas, mas porque botavam todos ali em risco. No entanto, no fundo, entendo o que Skye quer dizer com isso. Os inumanos tem medo da Shield, com o poder que eles têm e, por mais que falem que são do bem, é difícil fazer essa transição.

Entre Skye e Coulson, tudo que posso dizer é que ele ficou mexido com o fato de Jiaying ser a mãe de Skye, e preocupado. Ele percebeu que Skye não sabe mais quem é. Não sabe se é uma agente ainda, apesar de agir como uma. Eu diria que ela pode ser os dois, mas também sei que nenhum dos lados, nesse momento, está aceitando algo dúbio assim.    

Enquanto isso em Afterlife, Jiaying tem que lidar com Raina e seus 'poderes' de manipulação. Cal avisa a líder de como Raina consegue tudo o que quer e vamos percebendo que Raina tenta se aproximar de Gordon. Ela até que tenta e chega ao ponto de usar suas visões para tirar Jiaying da liderança, mas Gordon é esperto demais. Raina logo então fica sob observação, já que a Shield está chegando e não podem perder tempo. Bom, então vamos ao encontro.

skye parents

Estava ansiosa para Coulson conhecer a mãe de Skye e como seria esse encontro, mas ainda não tivemos essa oportunidade, porque o conselho intervém. Coulson é muito próximo da situação (o que eu acho que seria um coisa muito boa nesse momento, maaas) e deve ficar na sede. Gonzales irá no lugar. Bobbi até tenta argumentar, mas todos preferem que Robert vá na missão, inclusive May. Nessa hora já pensei comigo mesma: "ótimo, ele vai acabar com qualquer chance que eles tinham de paz com os inumanos. Provavelmente vai tentar matar todo mundo." Sim, o que penso dele é só o pior, sorry. E não é que estava errada? Muito errada. (Mas aposto que pensaram a mesma coisa). Conversa vai e conversa vem... Robert até que se comporta e ainda entrega um presente para a líder dos inumanos como oferta de paz: um colar que era de Skye quando ela era bebê. Certo, Jiaying se levanta e diz que dará um presente para eles em meio a um discurso. A próxima coisa que sabemos é Jiaying usando um Obelisk criado e Gonzales transformado em pedra. What? O que acabou de acontecer?

Damn it, Jiaying, estava gostando de você. Agora entendi porque o Coulson não foi. Ele não podia ser quem morreria, né? Sério, cadê o papel do Gonzales na nova Shield? E o segredo dele? Não esperava mesmo que isso fosse acontecer. No entanto, a cena foi feita brilhantemente. A expectativa foi construída de forma que no começo tínhamos certeza que Gonzales seria quem atacaria Jiaying de algum jeito. E os escritores conseguiram quebrar essa expectativa. Tudo apontava para Gonzales e como seria ele quem destruiria as chances da Shield estar em paz com os Inumanos. Aliás, mesmo que no momento que Jiaying se levanta e com uma música de suspense no fundo, era de se esperar alguma revanche da parte dela. Agora aquele ódio? Aquele desejo por guerra? Isso me surpreendeu com certeza. Aposto que o Cal que lhe deu essa péssima ideia. Ok, não culpo só ele. Como ousa fazer isso com a Skye? Argh, se antes achávamos que Skye passaria por uma pequena crise para descobrir quem é (agente ou inumana), o processo foi avançado mil passos. Ela vai acreditar na mãe, que fingiu ter sido atacada, óbvio, e por mais que não culpe Coulson ou sua equipe (Gonzales é uma figura muito facilmente culpável), os inumanos verão a Shield como ameaça (e vise e versa) e será o caos. 

grant wardPor fim, temos Bobbi e Melinda. As duas vão sozinhas em um avião para ajudar no plano, mas no meio da viagem temos uma surpresa: Melinda não é Melinda. De novo. É, Kara até que tenta. Parece que Morse a traiu no passado e ela quer vingança. Provavelmente isso será melhor explicado em breve. O fato é que, por mais que nossa Bobbi badass tenha vencido Kara, Ward aparece e imobiliza Bobbi. Como ousa, Ward? Mas, sério, Bobbi, por que você foi descer daquele avião? Eu levantava voo depois da luta e pronto. 

Kara. Está aí uma personagem que achei que iria gostar. Achei que seria interessante termos uma história de reabilitação, digamos, em que ela 'se encontraria' como agente da Shield de novo. É, romântico demais? O tempo que ela passou com o Ward foi outra lavagem cerebral porque ela acredita até demais nele. O engraçado foi que semana passada eu levantei a hipótese de Ward tê-la abandonado como parte de um plano dos dois. E não é que aconteceu? Eu mesma fiquei surpresa com a minha capacidade de suposição. 


O melhor
Jiaying se revelando e a cena. Com certeza me pegou de surpresa.
Gordon fingindo ser (ou percebendo ter sido) manipulado pela Raina. 
Fiztsimmons. Jemma lida com o insucesso em matar Ward e Fitz tenta consolá-la. Por favor, espero que ela não se sinta culpada pelo o que a 
Skye ganha sua boneca havaiana de Fitz e Simmons. Aw, fofos. "Ela treme, mas você não está fazendo nada. Por isso é engraçado."
Skye cuidando do Lincoln.
Hunter, Fitz e Coulson conversando até que Phil aponta que eles podem estar passando tempo demais juntos. Gosto de ver como estão próximos. 

O pior
Skye, my poor girl. Odeio quando enganam as pessoas dessa forma. 
Mack vai embora, pooooxa. Ficar com Coulson como diretor é tão ruim assim? Espero que o Mack se despeça do Fitz.
- Skye pegando pesado com a May.
- Pequena inconsistência na opinião de Phil. 

Nota 9,0

Mariana Oliveira Sou estudante de Publicidade, toco piano e praticamente vivo de séries e livros. Comecei a me envolver com os personagens de tal forma que só o tumblr faria. 

0 comentários:

Postar um comentário

 
UA-48753576-1