Image Slider

terça-feira, 14 de abril de 2015

Review: Once Upon a Time 4x18 - "Heart of Gold"

Atenção: A resenha abaixo contém spoilers dos episódios "Heart of Gold", exibido no dia 12/04/2015!

rumple reginaComeçamos com os Charming procurando o Autor, que fui episódio passado. Emma ainda está chateada, mas tenta focar no mais importante que é encontrar o fugitivo. E, apesar de quererem encontrá-lo antes do Dark One, Rumple logo encontra e por meio de chantagem consegue o apoio do Autor. No entanto, o foco do episódio é outro e acontece algo interessante: a maioria do episódio se passa no passado. Qual é o foco, vocês perguntam? Descobrimos finalmente mais sobre o que aconteceu com Robin Hood e Rumple logo após serem obrigados à sair de Storybrooke, seja pela  própria consciência ou por alguém. Por que o foco, vocês perguntam? Bom, basicamente para entendermos a situação de Rumple e como ele chegou a ter o poder de barganha que se vangloriou frente à Regina. Será que ela aceitará?

Temos assim um paralelo com a situação de Hood e Rumple no passado (na Floresta Encantada) e semanas atrás em Nova York. No flashback mais antigo, Robin acabou de casar com Marian e está tentando sair da vida do crime. Infelizmente, as coisas não vão como o planejado: a taverna a qual é dono não dá lucros e está prestes a ser despejado. E assim que aparece a solução. Ou melhor, aparece um acordo. Rumple propõe que Robin roube uma poção do 'coração quebrado' de Zelena em Oz. Para que ele precisa disso? Não faço ideia. Mas o importante é que, apesar de relutante, Robin concorda.

rumple robin hoodNo meio do caminho, ele conhece Will e ainda promete roubar mais da poção para ele. É, acho que queriam botar o Knave em alguma cena e a escolhida foi essa aleatória. Sei que parece irrelevante, mas a consistência da cena foi estranha com o guarda surgindo nocauteado já. Entendo o que aconteceu, mas parecia que faltava alguns segundos para preencher a cena. Bom, pelo menos Will menciona a irmã, que quem via OUAT in Wonderland já sabia da história. Com muito esforço, Robin finalmente consegue poção e, depois do reencontro com Will, percebe que o certo a fazer é dar a poção para Knave, que é alguém em necessidade e quer usar a mágica para consertar o próprio coração. No final, Robin decide que ser ladrão está em sua essência e que deverá fazer isso por aqueles que precisam. 

Enquanto isso, vemos que semanas atrás em Nova York, Robin procura pelo apartamento de Bae como refúgio e até persegue um ladrão à cavalo (você não leu errado, foi isso mesmo). Ok, parece que o trio vai ficar na casa felizes para sempre até que Rumple aparece reclamando ter direito ao local. Até que... ele sofre um ataque cardíaco. Coisas assim acontecem em contos de fadas. Ou ago do tipo, já que Rumple sabe a causa disso tudo. Seu coração é escuro por causa de todas as coisas ruins que fez, seu sangue mais grosso pelos mesmos motivos. Normalmente ele usaria magia para protegê-lo, mas no mundo real ele precisa de ajuda e mais uma vez pede para Robin roubar a mesma poção. E Zelena mais uma vez é mencionada. Zelena de novo? hm, suspeito. Não pude deixar de notar que aparece um Mickey (mais um easter egg da Disney) na cena da Wizard of Oak, quando Robin está procurando a poção. 

robin hood marian
Marian fica indignada com a ajuda à Rumple. Até ai tudo plausível, afinal de contas, ninguém gosta muito dela e nem dá para ligar muito, mas então ela surge no hospital depois que Robin ter dado a poção à Rumple (em troca do apartamento) e ter se mandado. E é ai que somos surpreendidos. Marian se transforma (e não é em macacos voadores, por favor) em Zelena. Nós nunca conhecemos Marian. Juro que achava que Zelena tinha sobrevivido! Quando Rumple a atacou, a ideia da essência dela ter permanecido no colar era lógica, mas vamos combinar que já faz tanto tempo que tinha deduzido que era para ficar na incógnita mesmo ou os autores tinham esquecido dela.

Zelena, então viajou para o passado com Emma e Hook e conseguiu trocar de lugar com Marian. Damn it, ela queria a infelicidade para Regina e não é que o plano deu certo? O que eu quero saber agora é qual papel Zelena terá nisso tudo? Ela também quer que o Autor escreva seu final feliz e, com uma chantagem básica, força Rumple a ajudá-la. Como ele, depois de ela matar seu filho, supera isso, eu não sei. Quem sabe ele não tenha um plano reservado para a vilã? Aliás, está todo mundo muito exigente fazendo trilhões de pedidos para o Autor, não é mesmo? O que me deixou curiosa é que Hood ficou com um colar igual ao de Zelena e sabe o que ele faz... Será que ele o usou só para fugir dos roubos? Ele não reconheceria na "Marian"?

Independente de ser fã de Queen Thief, entendo a dificuldade da decisão, mas não por causa de Marian e como ela se sacrificou por Robin; e sim, por causa de Rolland. No fundo, ao escolher Regina, Hood teria que tirar o filho de Marian ou deixá-lo e viver sem ele, isso sim que é complicado. Cadê o garoto na argumentação de Robin? Devo dizer que o Rumple foi simpático ao falar para Robin o quanto deveria seguir seu coração... Ou então ele usou alguma psicologia reversa que fez Hood escolher ficar com 'Zelena' e contribuir, sem querer, para o plano do Dark One.

Todas essas cenas serviram para a construção de Robin como personagem, acredito; contando o primeiro momento em que resolveu ajudar os mais desafortunados em comparação com a reafirmação desses valores ao ajudar um 'vilão'. Além disso, há a construção do porquê da escolha de Robin ao ficar com Marian e não procurar Regina todos esses dias. 

zelenaO melhor
Escolha interessante do episódio ser no passado, em sua maioria.
A volta de Zelena. (Está aqui porque foi surpreendente, mas espero que não seja repetitivo.)
Regina defendendo Emma no final.
Desenvolvimento de Robin Hood.
Duplo sentido do nome do episódio.

O pior
Encontro estranho de Will e Robin, quase um erro de continuidade.
Decisões de Hood mais uma vez. Mais uma vez personagens que são trocados por outro e ninguém percebe...

Nota 8,0

Mariana Oliveira Sou estudante de Publicidade, toco piano e praticamente vivo de séries e livros. Comecei a me envolver com os personagens de tal forma que só o tumblr faria. 

0 comentários:

Postar um comentário

 
UA-48753576-1