Image Slider

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Review: Arrow 3x15 - "Nanda Parbat"

Atenção: a resenha abaixo contém spoilers do episódio "Nanda Parbat", exibido no dia 25/02/15.

thea and laurel 3x15
Mas que episódio péssimo foi esse? Começo com essa pergunta porque ainda estou tentando entender. Verdade seja dita, a qualidade da terceira temporada está bem baixa desde o início e, tirando pela minha raiva pela morte da Sara, eu estava quase conseguindo ignorar todo o resto. Eu via todo mundo falando sobre como estava um lixo e não entendia onde Arrow queria chegar, mas eu estava me sentindo um pouco positiva, afinal ainda tinham pontos positivos na série. Bom, minha positividade acabou.

Talvez eu só esteja estressada hoje, ou com a idade eu adquiri muito mais sabedoria e muito menos paciência para histórias sem sentido.

Agora que vocês já estão avisados sobre minha opinião geral do episódio, vamos começar do início. Malcolm, Oliver e Thea estão treinando no Foundry, porque eles ainda estão aceitando a ajuda dele, apesar de toda reza que eu fiz para matarem o Malcolm logo. Thea ainda está chateada por ter descoberto sobre a Sara, mas mantendo sua promessa a Oliver e não contando nada para ninguém.
Mas como a Thea é uma pessoa decente, que acabou de passar por um trauma e tem o direito de contar para quem ela bem entender porque é a vida dela, ela acaba contando para o Roy. Adoro Roy/Thea, me deem mais cenas dos dois, por favor, para eu ver se me esqueço de todo o resto. Eles conversam, Thea descobre que todo mundo já sabia (menos a Laurel) e Roy conta sobre o policial que ele matou, foi bem fofo, no geral.

Mas Thea não ficou satisfeita só em contar para o Roy: ela vai e conta para a Laurel, que, obviamente, não fica irritada com Thea e sabe quem é o verdadeiro culpado. Sério, Oliver sai daqui e deixa as mulheres dessa série lidarem com todos os problemas a partir de agora, ok? Porque elas estão fazendo um trabalho muito melhor do que você.

Ok, tudo bem que a Laurel resolve ir atrás do Merlyn sozinha e não está nem um pouco preparada. Por mais que eu tenha minhas desavenças com a Laurel, especialmente em relação a trajetória de BC, pelo menos eu consigo entender de onde ela está vindo e acho justo ela matar o Malcolm, apesar de ser uma decisão idiota, porque óbvio que ela não conseguiria. A não ser que os escritores resolvessem que ela podia, porque consistência não é algo que exista nessa série, então se ela vencesse eu também não teria me surpreendido. 

arrow nanda parbat
Para a sorte da Laurel, ela não é a única que quer se livrar do Malcolm no momento, e logo a Liga, comandada por Nyssa, vem ao resgate. Fazendo a justiça que a Laurel não pôde completar. Yay. Todo episódio eu torço para que esse seja o dia em que irão matar o Malcolm... E todo episódio eu acabo decepcionada.

Oliver não fica nem um pouco feliz por Malcolm ter sido levado. Por quê? Não faz nenhum sentido. Ah, os escritores tentaram explicar, mas eu repito: não faz nenhum sentido.

Oliver fica irritado com Laurel, eles brigam – mais uma vez, porque tiveram uma discussão antes de Laurel ir atrás do Malcolm – e se alguém ainda achava que existia a chance de Oliver/Laurel voltar a acontecer, essa chance se acabou. Nunca fui fã do ship, muito pelo contrário, mas vê-lo se dissolver na minha frente não foi nem um pouco tão satisfatório quanto eu imaginaria. Laurel estava absolutamente certa e Oliver continuou se mostrando um babaca com ela, mostrando como não confia e nunca vai contar toda verdade para ela. Se eu fosse a Laurel também não saberia como tinha amado o Oliver, ele pode ser um amor com outros interesses românticos, mas ele nunca tratou a Laurel bem.

Por mais que o Oliver ser babaca com a Laurel não seja novidade, ele ser babaca com todo o resto do mundo também está se tornando algo comum. A coisa está tão séria que no meio do episódio eu já estava considerando a possibilidade do Oliver ter sido drogado no início dessa temporada e estar o tempo todo sendo influenciado. Porque juro que essa seria uma explicação melhor para esse desastre que é a terceira temporada.

Ele resolve que quer ir salvar o Malcolm, porque não quer que a irmã se sinta culpada por matar seu próprio pai. Olha, Oliver, tenho certeza que aparecer por alguns meses para treiná-la e manipulá-la, e então usá-la para matar uma amiga dela não qualifica o Malcolm como “pai”, muito pelo contrário. Também quero saber que história é essa de “O Malcolm ama a Thea, ele não vai usar o vídeo”... Uh, se você acha isso por que exatamente foi lutar com Ra’s al Ghul e quase morreu naquela montanha? E não foi o Oliver mesmo que disse há alguns episódios para a Thea que o Malcolm não a amava de verdade? A gente pensa um pouco e logo minha teoria das drogas parece cada vez mais plausível.

Antes fosse.

Oliver tenta impedir a Liga de levar Malcolm, pega Nyssa como prisioneira, descobre onde fica Nanda Parbat, ignora todos seus amigos quando eles dizem que ele não devia ir e vai. John Diggle, pessoa linda que é, acaba indo junto. Diggle e Lyla são uns anjos que caíram do céu diretamente em Arrow. Só Dig salva. Eles conversam em Nanda Parbat, sobre os motivos reais de Oliver querer salvar o Malcom, que era... ele ficou com medo por ter sido derrotado pelo Ra’s, está meio traumatizado com sua experiência quase morte e não quer que alguém possa vencê-lo. Tipo... Ok. Vai fazer terapia e deixa de ser egoísta, Oliver. Esse motivo foi bem ridículo também, nem sei o que dizer. 

arrow 3x15
E então vamos para o final do episódio, no enredo mais jogado que eu já vi: Oliver invade Nanda Parbat, incrivelmente consegue matar um monte de gente antes de ser pego e então... Ra’s não mata ele. Pelo contrário, diz que ele quer que Oliver seja seu herdeiro.

??????????????

Primeiramente, por que ele iria escolher outra pessoa quando tem a Nyssa ali disponível? Quem escolhe o Oliver ao invés da Nyssa, me explica?

Depois, de onde veio isso??? Quer dizer, eu sei que teve algo desse tipo em algo do Batman (sei por outros, porque tenho zero interesse em Batman), mas isso aqui é Arrow. Ra’s al Ghul deve ter visto o Oliver umas três vezes, incluindo a vez que o matou em uns três minutos. Desde quando isso o qualifica para ser o próximo herdeiro? Nem na liga ele está. Não vou esperar por uma explicação porque sei que nunca vai chegar.

Eu imploro que um dia os escritores descubram que storylines e plot twists devem ser construídos. Foreshawing, indicações, uma base para quando chegar as pessoas conseguirem entender de onde surgiu. Não é tão difícil assim, façam um esforço!!

E, ok, agora que assumimos isso como verdade: quem liga? Não é uma storyline tão legal assim. Oliver não vai ser o próximo Ra's al Ghul. Provavelmente vão ocorrer lutas. Próximo, por favor. 

Honestamente, Nyssa deveria matar o pai por essa ingratidão, o Malcolm pela morte da Sara, e o Oliver só porque ele anda merecendo, e então trazer a Sara de volta e roubar essa série para ela. E de bônus pode matar os escritores e substituir por alguns que lembrem das motivações dos próprios personagens. Afinal, Ra’s se importa com a Sara, sim ou não? Ele quer achar seu assassino? Oliver não morrer desafia o código ou não?

... Nunca saberemos.

arrow 3x15
Por mais que eu quisesse, infelizmente o episódio não parou por aí. Quer dizer parou (tirando pela cena da Thea no final que não tenho o que dizer por enquanto), mas antes disso aconteceram outras coisas. Coisas que envolvem o Ray.

Não é mistério que não suporto o Ray e minha antipatia por ele anda aumentando em proporção geométrica. Comecei só irritada porque a cara do ator me lembrava de Chuck, mas estava tentando dar uma chance, e agora já odeio totalmente o personagem. Ele é irritante, tão irritante quanto um personagem pode ser. E o mais importante: eu não ligo nem um pouco para sua storyline. Quer ser o Atom, então seja, só saia da minha série.

Eu pularia todas as cenas em que ele aparece se elas não fossem com a Felicity. Ela, por sinal, é minha personagem preferida e talvez por isso me irrite tanto, porque a Felicity com certeza merecia um interesse romântico melhor do que o Ray. Eu entendo que nem todo interesse romântico possa ser um Eddie (The Flash), mas melhor que o Ray com certeza a Felicity merecia. Mas ok, raiva do Ray deixada de lado, Felicity vai ajudá-lo porque é isso que ela faz.

Basicamente, todas as cenas com Ray costumam ser respostas para o Oliver sendo babaca. E vou deixar claro aqui que não culpo a Felicity, eu entendo completamente a motivação dela e acho que ela faz sexo com quem ela bem entender. O Oliver está sendo irritante, diz que te ama, mas não age como, trabalha com o Malcolm e vai quase pedir para ser morto de novo, e tem esse cara bonito e sem camisa disponível? Vai fundo, amiga. Mas a questão é que eu não sou uma personagem dentro do universo e sou capaz de ver isso com olhos de telespectadora, sabendo que teve alguém que escreveu essas cenas e não foi só Felicity exercendo seu livre-arbítrio. E isso me deixa até enjoada, porque eu não queria a Felicity e o Ray envolvidos.

Tudo bem, não estou surpresa. Eu sabia que ia acontecer eventualmente, desde o momento que Ray apareceu, meu maior medo é que eles ficariam juntos romanticamente. E ia ser horrível de qualquer maneira, mas foi ainda pior do que eu imaginava. Acontece rápido demais para meu gosto, e mesmo que ela goste de verdade o Ray, foi com certeza como uma resposta da Felicity aos seus sentimentos por Oliver (provavelmente inconscientemente), e AINDA sem sabermos direito sobre a visão da Felicity sobre seu relacionamento com o Oliver. E, ainda por cima, Ray sai e deixa ela sozinha na cama para ir terminar sua armadura, super falta de educação se quer saber. Mas o pior de tudo é que tenho certeza que essa storyline vai durar por pelo menos mais uns cinco episódios. No momento, só torço para que eles terminem antes do season finale. 

Eu queria já estar tão irritada com Arrow ao ponto de não ligar mais para nada que acontece (como aconteceu comigo em TVD), só soltar um suspiro exasperado cada vez que os escritores fazem algo idiota, mas infelizmente eu ainda ligo.

O Melhor:
+ Thea contando a verdade para Laurel. Chamando a Liga.
+ Roy
+ Diggle/Lyla uns fofos

O Pior:
- O que não foi o pior, eis a questão.
- Ra’s chamando Oliver para ser o herdeiro
- Motivação do Oliver
- Raylicity
Por que a Thea resolveu contar para a Nyssa? Wtf.
Nyssa presa em uma "jaula". What. Achei ofensivo. 
- Tantas outras coisas...

Nota: 4,0

Flávia Crossetti - Estudante de psicologia, carioca, feminista, leitora compulsiva, pseudo-escritora e viciada em mais séries do que deveria.

7 comentários:

  1. Ai este texto muito me representa... Fiquei estarrecida com Raylicty... E estão deixando o Oliver um saaaaco. É o novo cavaleiro solitário?

    ResponderExcluir
  2. concordo com cada palavra! :(

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com essa análise.. tento me esforçar pra continuar gostando de Arrow, mas tá difícil.

    Oliver está ficando um saco, John só aparece como salvador em horas convenientes e gente, eles estavam em Nanda Parbat, como assim matam um monte de assassinos e saem ilesos? Nem em filmes infantis da Sessão da Tarde os vilões morrem tão facilmente, com um mero soquinho na cara.. Ra's deveria ter vergonha de ter aqueles assassinos protegendo a fortaleza! Num episódio eles são "os caras", e nesse, convenientemente e pra ajudar o roteiro, são uns manés fraquinhos, que até a Laurel com toda sua inexperiência venceria sem maiores problemas!

    Os flashbacks continuam sendo a parte mais interessante dessa temporada, pois até a Felicity está ficando um saco com esse mimimi todo!

    E sim, gosto do Malcolm, é um vilão que não se importa em usar a própria filha para satisfazer seus interesses.. tem horas que honestamente torço pra ele dar uma surra no Oliver e fazer esse mané parar de choramingar e agir como homem, ser o Arqueiro!

    ResponderExcluir
  4. Que bosta de texto! kkk

    ResponderExcluir
  5. Simplesmente concordo com cada linha escrita. Estão acabando com Arrow!

    ResponderExcluir
  6. Isso não é vida real, é uma série, daí nao matarem alguém logo, ficar fazendo drama e etc. Arrow e Flash até ganham pontos por serem menos teen e mais fiéis ao teor orginal das historias que o que já foi visto ate hoje. Laurel é e sempre foi a heroína canário, achei até interessante fazer uma ligação dela com a liga das sombras, esse fundo. Nyssa? Pra quem conhece o universo da DC a pergunta que não cala por esse episódio é se a série tem ligação com o efeito do filme "Ponto de Ignição" (já que o seriado Flash tem) e alterou algo na historia porque até então o sonho de Ra’s al Ghul sempre foi que o maior pupilo dele e maior inimigo da Liga viesse pro seu lado e nem de longe nunca foi o Arqueiro e sim Bruce Wayne, o Batman. Eu até achava que iam acabar fazendo menção ao Batman na série quando falaram da liga afinal foram eles que treinaram o Batman (pelo menos o atual, afinal originalmente no universo DC Comics nem existia liga das sombras, mas ela foi criada já como pano de fundo pra explicar o treinamente do Bruce). Do mais desapega do seu lado fã de série teen porque a DC decidiu depois de smallvile que quer buscar o publico que conhece seu universo e suas historias, tanto é que os filmes e animações que irão sair, as series e as historias dos quadrinhos atuais estão interligados em sua cronologia (do mesmo jeito que a marvel vem fazendo). Se você souber mais sobre a historia dos heróis vai entender os roteiristas e o que eles querem, se não gostar assiste outra série, porque a tendência é essa.

    ResponderExcluir
  7. Olha não concordo em tudo com você, mas também não discordo de tudo, sabe ? Apesar de tudo consigo ver uma razão no que está acontecendo. E mesmo não querendo entender Oliver, eu tento. É claro que os motivos dele foram escusos e ele tem sido um grande babaca essa temporada, primeiro nessa coisa de deixar Merlyn vivo e depois em tentar resgatá-lo. Claro, Thea sentiu a culpa pesar, tanto que fez o que fez no fim do episódio, acho que isso já mostra que alguma razão ele tinha, ainda assim essa loucura dela no final do ep faz com que a ida de Oliver para Nanda Parbat se parece com algo ainda mais idiota.
    Olha, já ouvi falar muito sobre essa coisa do Ra's e entendo que isso está acontecendo porque ele foi introduzido na série, talvez se os produtores e roteiristas esperassem um pouco mais para colocá-lo em ação. Se fizessem Tatso ou Maseo preparar Oliver para no final da série ele finalmente conseguisse lutar contra Ra's e ganhar. Ai eu acharia realmente bom. Mas entendo (tento não entendê-los, mas não consigo) porque eles querem movimentar a série, mesmo dessa forma. E mesmo quem está chateado está curioso pra saber o que aconteceu, então acho que deu certo. Claro que deu. Porque até achei o ep um dos melhores entre esses últimos, confesso que da vontade de dar uns tapas no Oliver quando vejo toda essa palhaçada que ele está fazendo, então essa nova de ele ser Ra's pode ser que o faça colocar a cabeça no lutar.
    E eu nem tinha "reparado", reparado eu tinha, mas pensei comigo mesma "Olha, esses carinhas devem estar fingindo, no mínimo", ainda mais quando Ra's apareceu, acho melhor pensar que todos os muito bem treinados assassinos da liga estavam fingindo do que outra coisa.
    Diggle pra mim é o cara, você já notou que ele não gosta nada das palhaçadas de Oliver e ainda o ajuda ? Acho que isso deixou de ser sobre Arrow, é sobre a amizade dele com Oliver. Ou duvido que ele deixaria a filha e a esposa por um herói pirado. Ele vai porque gosta de Oliver e gosto de ver que Diggle pode salvá-lo, ele é um dos melhores personagens que desde a entrada desse mundo de gente no time (Roy, Laurel, até mesmo Thea) tem sido colocado no escanteio.
    E sobre Raycity... (Acho Raylicity pior, sério). Não vi tanto mal. Eu shippo Olicity, e sei que no final da série vai rolar (Marc dá ibope demais para não acontecer) e acho que Felicity devia mesmo sair com Ray. Agora ao contrário de você eu gosto dele. Ray é o oposto de Oliver, ele ouve Felicity, ele tem se importado muito com ela e tem mostrado isso. Sei que tudo que Oliver faz tem uma reação em Felicity e isso acaba a aproximando Ray. E já que é para ser alguém que seja ele.
    Confesso, ele foi meio retardado de ao terminar o traje deixar Felicity sozinha. Mas ainda assim ele é um bom cara, meio pirado, mas ainda assim um bom cara e acho que Felicity precisa um pouco de felicidade essa temporada, depois de tudo aconteceu ela. merece...

    Beijoos!

    ResponderExcluir

 
UA-48753576-1