Image Slider

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Dica da Semana: Jersey Boys + The Very Best of Frankie Valli and The Four Seasons.


O filme "Jersey Boys - Em Busca da Fama", dirigido por Clint Eastwood, narra a ascensão e queda do quarteto The Four Seasons. Com hits como "Sherry", "Big girls don't cry" e "Can't take my eyes off you", Frankie Valli, Tommy DeVito, Bob Gaudio e Nick Massi se tornaram uma das bandas mais bem sucedidas dos anos '60.

Contar mais do que isso, seria estragar a trama para aqueles que: (a) não viram o filme ou (b) não conhecem a história do grupo. Dessa forma, paro minha síntese do longa-metragem por aqui mesmo. Comecemos, então, com o motivo pelo qual o combo acima foi escolhido como a dica da semana.

Com duração de 2h e 15min, o filme mostra a evolução do pequeno quarteto em celebridades e sua decadência, como falei acima. Ou seja, são retratados quase 4 décadas nesse tempo. Q-U-A-T-R-O DÉCADAS! Isso é ano pra chuchu! Mas Clint Eastwood, provando que continua sendo um grande diretor apesar de sua idade, o faz com maestria. O filme é ágil (pelo menos na primeira metade, depois fica meio arrastado) e, sinceramente, diferente dos outros que também entram na categoria "musical". E por um único motivo: a cantoria se restringe ao palco. Ninguém começa a dançar e cantar no meio da rua sem motivo nenhum. (We're looking at you, Glee kids). Ok. Talvez não seja tão inovador. Mas é diferente.

Mais do que isso, temos cortes rápidos e eficientes de uma cena para a outra. E algumas técnicas usadas por Eastwood são boas para prender a atenção do público. Como, por exemplo, ter os personagens falando diretamente com o espectador. É tremendamente original? Não. Vimos a mesma coisa em outros filmes. Mas não é o normal, em que somos simples observadores. Aqui, por esse meio, somos incluídos - convidados a fazer parte desse quarteto talentoso que por... problemas... acabaram se separando. Além do que, esse recurso apresenta outra vantagem: ouvimos os pontos de vista - a interpretação dos fatos - de mais de um personagem. O que é ótimo, pois temos uma perspectiva mais geral e completa do ocorrido.

Os atores principais, que representam a banda, são cativantes. E os cenários usados também, parece que somos transportados de volta aos anos 50, 60, 70. Agora, a melhor qualidade do filme é.... Sua trilha sonora. Não estou mentindo. Esse é também o motivo do CD, lançado em 2002, estar junto com o filme na dica da semana. Ele tem, obviamente, os maiores sucessos do quarteto e vale muito - muito, muito, muito - à pena ser ouvido. Mesmo que seja para pular direto para certas canções. Ninguém vai julgá-los. Acreditem. Eu vou direto para "Can't take my eyes off you". Simplesmente perfeita.

De qualquer jeito! Minha dica: vejam o filme, ouçam o CD. Duvido que venham a se arrepender. Prometo.

Thaís Cabral - Estudante de Publicidade, pseudo-escritora, leitora compulsiva e chocólatra. Gosto de séries de TV (americanas e/ou britânicas), filmes e anime/mangá.

0 comentários:

Postar um comentário

 
UA-48753576-1