Image Slider

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Review: Once Upon a Time 4x11 - "Heroes and Villains"

Atenção: A resenha abaixo contém spoilers do episódio "Heroes and Villains", exibido no dia 14/12/2014!

once upon a time 4x11























Agora sem a Snow Queen, Elsa finalmente consegue derrubar os muros de gelo em volta de Storybrooke. Pena que nada na vida é fácil assim e logo descobrem que quem sair da fronteira não pode voltar para a cidade. Como sabem disso? Não sei, porque não lembro de ter acontecido alguma coisa para descobrirem, mas enfim, o fato é que estão certos, como vemos ao longo do episódio.

Enquanto isso, temos Regina e Hood decidindo seu futuro, já que agora podem trazer Marian de volta à vida (o que fazem). E pela primeira vez, acho que ninguém a odiou, já que aparece na Granny's para conversar com Regina e falar que não quer que ninguém fique com ela por obrigação e sim por escolha. Ai, sério, obrigada, Marian. Então Robin escolhe Regina e vai dar um jeito de Rolland viver com isso, afinal a lição mais valiosa que pode ensinar para o filho é a de seguir seus sonhos e ser feliz. No entanto, o tom romântico e feliz acaba rápido quando Marian cai desmaiada 'congelando' novamente. E é nesse momento que eu retiro tudo o que disse da Marian. Parece que nossa Evil Queen não vai ter seu final feliz tão cedo, já que sua solução para salvar Marian é que devem sair da cidade e assim viver num mundo sem magia e onde o feitiço parará de funcionar. Ah, fala sério, se fosse eu deixava a Marian ir sozinha mesmo para o mundo real. Argh, eu sei, eu sei, não podemos esquecer que o Rolland iria ficar sem a mãe...

Enquanto se preparam emocionalmente para se despedirem, Regina está distante de Robin dentro de seu carro. Amei a conversa entre a Regina e o Rumple, principalmente porque nos faz perceber que enquanto ele continua um "vilão", por assim dizer, ela mudou e evoluiu. Ela entende que pode ser difícil e que talvez fazer a coisa certa machuque às vezes, mas que precisa pensar nos outros e não só em si mesma. Isso é uma das coisas que faz nossa querida Regina entrar para categoria Herói, afinal acredito que o nome do episódio remeta a essa divisão que temos alguns episódios. Usar a nomeclatura não significa ser maniqueísta e achar que todos são cem por cento maus ou bons, afinal, como Once nos ensinou, você pode ser os dois, mas estamos vendo em geral. Além disso, achei interessante ver que Rumple quer que a Regina tenha seu final feliz, apesar de ser 'a qualquer custo' (sugerindo a morte de Marian), como ele parece estar botando em prática. Aliás, super acho que a Regina podia ter falado para o pessoal que o Rumple estava estranho, mas acredito que ninguém pensava que ele realmente estivesse com algum plano maligno.

outlaw queen
créditos
E assim vemos a separação de Outlaw Queen, mas claro que tenho esperança que Robin poderá voltar para Storybooke um dia. A cena é triste, afinal não está sendo nada fácil para Regina escolher a coisa certa quando é algo que a machuca tanto e a bota sempre em teste, assim como seu encontro com Rumple.

Por falar em Rumple, esse daí segue com seus planos (tirando Henry, que parece ter desistido de levar consigo para fora de Storybrooke) e usa Hook para executá-los. Ele logo vê em Anna uma ameaça já que ela o conhece. Hook aparece assim na lanchonete e, sabendo que precisavam de uma forma de voltar para Arendelle, oferece à Emma que Elsa, Anna e Kristoff usem o portal que Rumple descobriu. Poxa, por um momento jurava que Hook tinha finalmente sido sensato e contado para a Emma sobre os planos do Rumple, afinal o vilão não o controla cem por cento do tempo. Oh, mera ilusão, quando logo descobrimos que Rumple está comandando palavra por palavra. Devo dizer que foi bem bonzinho da parte do Rumple fazer com que a Anna fosse embora simplesmente pelo portal, sem fazer nada para machucá-la. Agora, voltando para Captain Swan, a Emma reparou que Killian estava diferente. Argh, brigada. Tudo bem, ela não foi muito à frente com isso, mas mesmo assim, aposto que ela perceberia a diferença entre doppelgangers. 


emma elsa
Já no portal, temos uma cena fofa de despedida entre todos. Elsa e Emma juntas falando o quanto foram importantes uma para a outra. Fofo. Bom, nossos queridos 'turistas' estão passando um por um pelo portal, quando Anna resolve perguntar mais sobre o tal Mr Gold e quem ele era na Floresta Encantada. Deem graças à Deus pela curiosidade de Anna porque só assim percebem que Rumple estava mentindo sobre nunca ter ouvido falar dela e óbvio que isso o torna muito suspeito.

Assim, Rumple está na na torre do relógio se preparando para fazer o tal feitiço com o chapéu do feiticeiro, assim abre-se o teto e várias estrelas se espalham no local. Hook está junto e logo terá sua parte no feitiço, é claro. Snow e Emma conseguem no entanto chegar a tempo, mas Rumple logo se livra delas as "congelando" no lugar. Primeiro, cadê o Charming e por que diabos ele não acompanhou a filha e a esposa? Tudo bem, ele podia também sofrer o feitiço de Rumple, mas achei estranho sumirem com ele. Segundo, como elas sabiam que o Rumple estaria ali? A única solução que acho é que o teto da torre aberto e estrelas espalhadas pelo relógio devem ser perceptíveis fo lado de fora, porque ninguém tinha essa informação.

Wow, e quando achamos que tudo está perdido, Belle aparece e salva o dia. Admito que a personagem estava um pouco de lado e foi bom vê-la ganhar sua importância de novo, afinal de contas eu venho falando há séculos que ela deveria descobrir sobre Rumple logo. Bom, o fato é que ela pega a adaga e impede Rumple de fazer picadinho do coração de Hook, além de tirar o feitiço da Emma e Snow, claro. Assim, como em briga de marido e mulher ninguém mete a colher, Belle exige conversar com o marido num local mais privado: a fronteira da cidade. Parece que o local está sendo bastante usado no episódio e mais uma vez temos uma cena dramática. Olha, depois de pedir tanto para o Rumple ser descoberto, ver essa cena cortou o meu coração.

rumbelleDepois de toda confiança que Belle tinha no marido, depois de tudo que pensava que ele podia ser e ter mudado, perceber que o poder continua sendo mais importante foi algo bem sofrido para nossa heroína. Sim, Rumple, entendemos, qual é o problema de ter poder blá blá? O problema é que por ser sua prioridade, você manipula as pessoas, mente e faz coisas ruins achando que tem alguma justificativa para isso, "o poder sobe a cabeça" já diria o ditado. Não duvido que Rumple ame a Belle, pois o sofrimento é visível, mas parece que não é o suficiente e ele sempre vai querer mais e mais, sem pensar nas consequências. Afinal, super normal botar a esposa num sono por uns dias para conseguir o que se quer, né?

O momento Rumbelle combina bastante como paralelo entre o flashback que vimos ao longo do episódio. Belle é sequestrada por Úrsula, Cruella e Malévola, e pela primeira vez percebe o quanto é importante para Rumple, já que ele troca um 'braço de armadura' (com os poderes de o levar àquilo que seu inimigo mais ama) pela libertação de Belle. Essa foi a primeira vez que ela percebe que ele pode ser bom, mas agora percebe que o 'braço de armadura' a levou para a adaga dele, quando provavelmente achava que suas dúvidas não seriam confirmadas. Mas infelizmente ela descobre e, como achou o objeto nos armários da loja, logo deduz que a troca foi uma farsa, afinal ele não abriu mão de verdade do poder, já que voltou pelo objeto. Aliás, ele tira o objeto das 'Queens of Darkness' muito facilmente, então talvez ele soubesse que seria tranquilo recuperar o 'braço'.

anna elsa
créditos
Pulando para Arendelle, vemos Elsa e Anna se preparando para o casamento. Vemos nossa querida rainha com seu vestido da coroação e ainda temos o amor das duas por chocolate visto no filme expresso na cena. Além disso, temos uma pequena dica do que aconteceu quando voltaram e encontraram Hans: olho roxo do vilão e mãos machucadas de Anna. Achei que poderia ter alguma cena maior delas chegando e encontrando Hans, mas sinceramente faz sentido pularem, afinal Elsa com seus poderes e confiante como está deve ter o derrotado em dois segundos.

Para finalizar temos duas cenas finais. Emma aparece para mostrar compaixão pelas decisões difíceis que a Regina teve que tomar no episódio e parecem se dar bem, principalmente quando Emma conta sobre Rumple. Eis que surge Henry e resolve mostrar para as mães o que descobriu na casa da lua de mel de Rumple e Belle: uma biblioteca. Mas não é uma biblioteca com livros normais e sim, com livros iguais ao do Henry só que vazios. Sim, parece que realmente temos um autor e a Operação Mongoose voltou com todo gás. Não só isso como nossa querida Emma resolve participar, afinal quer ver a Regina ter seu final feliz.

henry regina emmaNo entanto, não é só o trio que quer mudar a história dos vilões, enquanto Regina quer a mudança para ter seu finak feliz, Rumple quer para fazer os vilões ganharem pela primeira vez. E aqui que está nossa segunda cena: Rumple em Nova York seis semanas depois de ser 'expulso' de Storybrooke. Sem muitos recursos, digamos, nosso Dark One precisa de aliados e assim encontra Úrsula e dá a entender que encontrará as outras duas. Não sei se lembram, mas a Malévola foi destruída por Emma na forma de dragão, então será interessante ver esse ressurgimento. Uma outra coisa que me fez pensar foi porque elas estão por lá no mundo sem mágica, e ainda por cima, trabalhando em locais aleatórios (ok, só vimos Úrsula, mas deduzo que as outras estejam na mesma situação). Será que ainda tem sua mágica? Elas estão ali por querer? Por que a maldição só estava em Storybrooke então não tem como ter mandado-as para NY, ou tem? Bom, o fato é que aí está nossos grandes vilões para a segunda parte da temporada.


O melhor
Paralelo das mãos dadas entre Elsa e Anna com a primeira vez que vimos as irmãs.
Emma percebendo que o Hook 'não está sendo ele mesmo'.
Interação entre Emma, Regina e Henry no final.
Belle salvando o dia e finalmente descobrindo sendo Rumple (apesar da cena ser de cortar o coração).
Revelação do Rumple como vilão.
Despedida da Emma e Elsa.

O pior
- Cadê o Charming indo ajudar a Snow e a Emma? E como sabiam que o Rumple estava na torre?
Damn it, Marian. Acabando com a felicidade de Outlaw Queen de novo.

Nota 8,7

Mariana Oliveira Sou estudante de Publicidade, toco piano e praticamente vivo de séries e livros. Comecei a me envolver com os personagens de tal forma que só o tumblr faria haha. 

0 comentários:

Postar um comentário

 
UA-48753576-1