Image Slider

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Review: Once Upon a Time 4x09 - "Fall"

Atenção: A resenha abaixo contém spoilers do episódio "Fall", exibido no dia 30/11/2014!

once upon a time 4x10

Wow, sério, é muita tensão para um episódio só, mas vamos por partes. Como sabem o episódio passado acabou com a Snow Queen liberando a maldição do 'shattered sight', então vemos agora nossos heróis tentando achar uma solução, já que parece que irá atingi-los ao pôr-do-sol. Emma rapidamente percebe que uma ideia seria sair da cidade, mas é logo descartada quando David tenta escalar o muro e ele só cresce, assim como os arredores da cidade, que tem tudo fechado pelos muros de gelo. Emma então distribui funções e se separam em grupos: Emma e Elsa vão atrás de Gold para ver se podem fazer alguma coisas com o recém achado colar da Anna que Elsa achou; Regina e Henry vão até o acampamento de Robin; Snow e Charming vão para a delegacia; e Hook vai ajudar as pessoas a fugirem de barco (ideia que logo morre por causa dos muros e ele se junta ao Rumple, sem muito poder de decisão). Claro, que como plus, temos sempre uma cena da Ingrid conversando com Rumple. Ali eles fazem um pacto: ela fica com a cidade e ela deixará ele ficar com Belle e Henry, saindo da cidade.

Temos momentos fofos entre Robin e Regina se despedindo, enquanto a única esperança é que as fadas-madrinhas possam criar em antidoto. Ideia originada do encontro de Belle com Emma e Elsa, que ao levarem o colar de Anna percebem que ela deve ter já sofrido essa maldição. Apesar de descobrirem devido somente a palavra da Snow Queen de que Anna teria prendido Elsa na urna, elas acertam em cheio. Assim, Belle consegue arranjar um feitiço de localização, afinal se acharem Anna podem descobrir como os efeitos da maldição podem ser revertidos. Eu diria que é uma 'win-win situation', todos ganham, pena que não dura muito.

emma elsaO colar as leva até as minas, mas logo encontram um corredor sem saída, sem esperança e sem tentar desfazer a parede, por ordens da Emma, elas voltam para encontrar todo mundo. Nessa pequena reunião, tem que decidir pela vida de Anna ou destruir o colar para salvar à todos, como as fadas prometeram que daria. Snow e David acabam concordando com Regina que era melhor salvar todo mundo do que arriscar e por isso Emma conversa com Elsa, que está destruída. E, claro, quando acham que a rainha de Arandelle irá cooperar, ela os engana e vai sozinha às minas. Emma a segue. Elsa então tenta finalmente abrir um buraco na parede e consegue! Argh, podíamos ter resolvido isso mais cedo, não é mesmo, pessoal?

Enfim, agora preciso falar do flashback, no qual vemos Anna e Kristoff descongelando no palácio, e Hans aparecendo. Como sempre, a interação da Anna com os personagens é ótima e ela logo mostra seu arrependimento por ter cantado com Hans um dia na vida. Nosso querido casal consegue escapar e tem um plano: encontrar uma tal de 'estrela cadente' que poderiam usar para salvar Elsa, que possivelmente está com o Barba Negra. Sim, mas uma vez o personagem aparece. E mais uma vez Anna é traída, já que Hans logo aparece e os joga num baú no mar. Por falar nisso, devo dizer que adorei o Kristoff falando para o Hans que não achava que morte era um lugar. Sério, ele e a Anna são parecidos demais. Aliás, o Hans como vilão é triste. Ele tenta, mas os discursos nunca são bons.

É nesse momento que percebemos que o casal ficou congelado durante 30 anos. A minha teoria é que Ingrid descongelou todos porque precisava de sua energia toda para criar a maldição. Isso faz sentido? Ou Anna e Kristoff foram liberados bem antes disso? Não sei, queria entender porque eles foram descongelados de repente.

kristoff annaBom, preciso falar da cena no baú do casal, já que foi bastante tocante. Como toda cena de presos na água quase afogando, a cena é de tensão total e dá super nervoso para que Kristoff consiga se desprender das cordas que os amarram. Mas a coisa que me chamou mais a atenção e que impactou foi ver a Anna desistir. Ver que aquele sorriso que ela sempre tem no rosto e o otimismo foram embora praticamente, e por fim, ver que ela tenta se casar e falar o quanto ama Kristoff frente à morte.

Em paralelo a essa tensão, vemos que Elsa perde as esperanças de encontrar a irmã já que chegam à praia e nada parece indicar onde a Anna está até que o colar para de brilhar. Me incomodei um pouco com a pressa da Emma e com sua sua descrença na magia do colar, ao invés de ajudar a Elsa a descobrir onde Anna poderia estar. No final, acaba que Elsa se lamenta e pede perdão para a irmã, afinal tudo que deseja é reencontrá-la. Repararam a palavra que eu usei? Porque é nesse momento que o colar começa a reagir como a tal 'estrela cadente'.

Foi estranho ver que o que estávamos assistindo em relação à Anna e o Kristoff não era um flashback na verdade, e sim, algo que acontecia paralelamente à procura de Elsa. Repararam quando o colar parou de brilhar e Anna foi jogada ao mar? Na verdade, achei um pouco forçado, afinal ao mesmo tempo em que Anna e Kristoff estão presos no fundo do mar coincide com o pedido de Elsa para a 'estrela cadente'. Mas quem sabe não seja a conexão entre as duas falando mais alto?

Fiquei pensando se o colar é a 'estrela cadente', isso significa que a viagem que provocou as mortes dos pais da Anna e Elsa não foi a que conseguiram o artefato, já que Elsa o encontrou no castelo, ou seja, eles viajaram por outro motivo, não? Além disso, é interessante ver que eles não conseguiram usar os poderes do colar por não serem puros de coração... No caso da Gerda, será que foi porque ela prendeu a irmã na urna e impôs o feitiço de memória em todos? Mas se pensarmos bem, a Elsa também fez coisas ruins, apesar de não querer, mas acredito que no fundo, ela seja digna da 'estrela cadente'.

Assim, tudo parece que vai se resolver. Os quatro vão correr para a Granny's, onde as fadas estão, e o antidoto será feito, mas só que não. Ao longo do episódio, vemos que Rumple tem planos para conseguir sair da cidade (que achei que seria antes da maldição chegar, mas enfim) e põe Hook para executá-los (argh, como o odeio por obrigar Killian a fazer essas coisas). Então seu plano involve algo que destrói com a esperança de todos os outros personagens: absorver os poderes das fadas. Sim, no momento em que nossos quatro heróis chegam é tarde demais. E nossa querida Storybrooke está mais uma vez sobre o controle de uma maldição.

outlaw queenO episódio, assim, basicamente girou em torno da despedida dos personagens e a tentativa em vão de impedir que a maldição se estabelecesse. Enquanto por um lado tivemos a felicidade de reencontrar Anna e devo dizer que a cena foi linda entre as duas irmãs se encontrando, tivemos a tristeza de ver Snow e David se separando, deixando os filhos por si só; Regina com medo do que se transformará por causa da maldição; Hook e Emma se despedindo; e Anna e Kristoff com tão pouco tempo de "paz" em suas vidas.

Por mais que alguns possam reclamar da quantidade de maldições nessa cidade, devo dizer que cada uma traz experiências novas e situações que podem ser bem interessantes. Apesar do teor (mid-) season finale o episódio, ainda temos episódios por vir até lá e nem me preocupo tanto porque essa maldição não deve durar muito. Acredito que essa nova situação nos dê a oportunidade de ver o lado malvado de cada um, que no fundo nós não vemos e que na verdade todos têm. A dinÂmica de separação foi algo interessante e o trabalho em grupo entre Elsa, Emma e Anna será algo novo a ser explorado. Além disso, o relacionamento entre Emma e Neal, e a responsabilidade de cuidar do irmão será inédito de ver, apesar de que, pensando bem, não deve ser algo que irão focar, até porque estamos no meio de uma crise na cidade.

Pela promo já podemos perceber que as proteções que todos tomaram não demora muito tempo para desaparecerem, já que Regina se transforma na Evil Queen novamente, guarda-roupa incluído; ela e Snow brigam entre si; Hook entra na escritório da Regina, onde Henry estava; e Kristoff não está mais na delegacia.

snowing
O melhor
Gostei do paralelo visual de todos, cada um separado, esperando pela maldição. Todos sofrendo e longe um do outro.
Wow, a cena da mudança de olhar da Snow e David foi forte.
Estou ansiosa para ver Emma, Anna e Elsa trabalhando juntas. Será uma dinâmica e tanto.
Adorei ver Kristoff e Anna se reencontrando com David. Ao mesmo tempo que foi estranho ver todos no mesmo espaço, foi um momento legal, pena que as circunstâncias não eram das melhores.
A despedida entre a Emma, seus pais e Hook. Senta e chora. Não posso deixar de pensar em como Hook se sentiu ao falar do que se transformaria, quando já está sendo uma pessoa ruim contra sua vontade.
Regina e seu medo do que se transformará com a maldição. Quero te abraçar, Regina.

O pior
Acho bom essa maldição não durar muito. (Não acho que vá)
Coincidência demais a Anna ser presa no baú e Elsa fazer o pedido. (Mas deixo passar essa)

Nota 9,5

Mariana Oliveira Sou estudante de Publicidade, toco piano e praticamente vivo de séries e livros. Comecei a me envolver com os personagens de tal forma que só o tumblr faria haha. 

0 comentários:

Postar um comentário

 
UA-48753576-1