Image Slider

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Review: Once Upon a Time 3x20 - "Kansas"

Atenção: A resenha abaixo contém spoilers do episódio "Kansas", exibido no dia 04/05/2014!

snow white



















O episódio começa com um paralelo inteligente entre a roda da cadeira de rodas usada por Snow ao chegar no hospital e a roda da roca usada por Rumpel para transformar palha em ouro. Snow está chegando no hospital e se preparando para ter seu bebê, enquanto Zelena e Rumpel preparam o local onde será lançada a maldição. Depois de pôr um feitiço protetor para Snow e o bebê junto com Regina, Emma resolve ir atrás de Zelena e acabar logo com isso. Hook tenta convencê-la de que quer ajudar, mas ela continua inflexível.O Charming repara, e incrivelmente, fala para ela ir com Hook sim. Nessa cena podemos ver que o David, apesar de ter dito que não confiava mais no Killian, sabe que o pirata teve que fazer o que fez porque estava sendo pressionado e não era culpa dele. E além disso, Emma toca no assunto de Chaming ter mentido também para as pessoas que ama, o que foi interessante.

Acompanhamos uma conversa entre Emma e Hook sobre ela querer voltar para NY e qual o verdadeiro motivo disso, enquanto eles vão à casa de Zelena. Sabe, talvez o Killian esteja certo e ela esteja fugindo, mas acredito que ela nunca teve uma família desse jeito e deve ser difícil vê-los como um lar. Espero que a season finale resolve a situação, já que o nome do episódio é "There's no place like home" ('Não há um lugar como o lar'). A conversa é interrompida por Zelena, que em pouco tempo, atira o Hook num poço e força seu afogamento. Queria que Emma tivesse tentando atacar a Zelena logo, mas foi só elas pararem para conversar e pronto, viu no que deu. O objetivo era claro: para salvar Hook, a Emma teria que beijá-lo, ou quase isso. Nesse momento pode-se perceber o desespero de Emma ao ver Hook desmaiado quando fala para ele voltar para ela. Ela chega a quase perdê-lo e, apesar da "briga" entre os dois, ele é importante demais para ela. Então, Emma acaba fazendo respiração boca-a-boca e o salva. O que eu fiquei me perguntando é se o feitiço faz ela perder a mágica para sempre ou é algo temporário.

captain swan
créditos
Enquanto isso, Zelena já chega no hospital e, com Emma sem sua magia, a proteção do local se tornou pouco útil. Ela passa por todos rapidamente, chegando até a Regina. Já o bebê, está nascendo e temos um pequeno momento de felicidade entre Snow e Charming com a chegada do filho (sim, é um menino). Dura pouco, afinal a Wicked Witch passa por Regina também e, em um segundo, paralisa todos e rouba o recém-nascido. Snow fica arrasada, claro, e Charming resolve ir atrás da vilã. No entanto, ele encontra Emma e eles sabem que têm um problema: como vão derrotar Zelena se Emma seria a única com 'light magic' e não tem mais sua magia? Henry logo tem a ideia de que talvez Regina possa salvar o dia mais uma vez, afinal ela já quebrou a maldição e deve ter 'light magic' dentro dela. A rainha fica meio incerta, afinal ela sempre foi a vilã, está sem o coração, e sempre usou 'dark magic' e não acha que possa sair disso. Mas como Henry disse, ele acredita nela e ela só precisa acreditar nela mesma.

Então, todos partem para o celeiro que Zelena estava usando para fazer a maldição. Quando chegam ela está na metade do processo, e o grupo se separa: Emma fala para Charming pegar o irmão dela e Robin fala que vai pegar o coração de Regina (mais uma vez ele cuida do coração dela, literal e metaforicamente). Praticamente todos estão caídos e Zelena vai atrás da irmã, dizendo que não adianta tentar ser boazinha, ela nunca seria isso. Zelena mesma tentou, mas ser vilã é o que ela é. E o flashback nos mostrou isso.

zelena


-Depois de ter derrotado o mágico de Oz, Zelena conhece Glinda e um grupo de bruxas, cada uma sendo responsável por um ponto cardeal. Existia uma profecia que falava que alguém muito poderoso chegaria através de um redemoinho e ocuparia o lugar de Witch of the West, o que serviu como argumento decisivo para Zelena. Ela, então, resolve aceitar o convite de participar do grupo e tê-las como irmãs, mas é preciso se livrar de sua raiva e rancor, o que ela faz estranhamente rápido. Ela até recebe o tal colar que Glinda tinha mencionado para Charming e Snow. E é explicado que a pedra reterá e crescerá seu poder, mas em compensação sem ele, Zelena ficaria sem mágica.

No entanto, o bom comportamento de Zelena dura pouco, pois Dorothy aparece. A garota chega em um redemoinho, logo se enturma com as bruxas e não demora muito para Zelena crescer de novo seu ciúme e voltar a ficar verde. Acredito que a partir daí podemos ver que é algo da natureza dela, e apesar de querer mudar o passado e sentir esse ciúme em especial pela Regina, a Zelena sempre será assim. Como Rumpel mesmo disse, não adianta ela mudar o passado, ela continuará sendo do jeito que é. Apesar da afirmação ser um pouco determinista, acho que o que ele quer dizer é que ela poderia se tornar invejosa, com qualquer outra situação, não era culpa especialmente da mãe tê-la abandonado. No final, a Wicked Witch acaba enganando a todos, dá um jeito de fazer Dorothy voltar para o Kansas e faz Glinda ir para o exílio.-

Voltando para o enfrentamento entre Regina e Zelena, a rainha finalmente acredita que tem o tipo de magia que derrotará a Wicked Witch. Acho que foi uma ótima cena para dar o fim à Wicked versus Evil e completar o ciclo de que Regina encontrou o bem em seu coração e agora é a heroina, ou pelo menos, só hoje, como ela disse. Talvez o fato de ver Robin Hood com o seu coração tenha feita a Regina finalmente acreditar que poderia derrotar a irmã. Então, ela derruba a Zelena e arranca o cordão.

"So now you're the hero?", Zelena diz. "Today I am", Regina responde. ('Então você é o heroi?', 'Hoje eu sou').

Como toda heroína, apesar de Rumpel, agora liberto, querer matar a Zelena, Regina o impede através da adaga. Amei ver que ela agora entende que realmente pode ser o que ela quiser e que ninguém manda em seu destino. Depois de ter tanta sede por vingança, Regina sabe que não dá em nada e que nunca conseguiu se sentir melhor por causa disso. Agora ela quer fazer o Rumpel entender isso, e que apesar de fatalidades (como a morte do Neal), ele não pode se prender nesse rancor.

regina/ evil queen
créditos
Depois disso, podemos ver que a Regina esconde o cordão de Zelena no mausoléu da família. Tudo o que eu pude pensar foi: por que você não destrói esse colar logo, Regina?? Mas enfim, depois a Evil Queen conversa com a irmã, que está presa, e fala um pouco dos sentimentos que ela tinha de vingança e como não resultaram em nada. O desenvolvimento da Regina como personagem foi muito feito e podemos ver ao longo dessas três temporadas que ela foi mudando e crescendo. Ela quer dar uma segunda chance para Zelena, para a bruxa se redimir e talvez "aprender" que ela pode ganhar muito se deixar essa raiva de lado. Achei muito interessante ver a Zelena mais uma vez falando que a Regina tinha tudo, sendo incapaz de ver que a Regina sofreu. É uma ótima ilustração do ditado "a grama do vizinho é sempre mais verde". Olhando de fora, a vida da Regina pode parecer tudo que a Zelena sempre quis, mas não era tão fácil nem agradável quando parecia para quem estava vivendo aquilo (Regina).

charming family



















Já no hospital, o bebê charming finalmente retorna à mãe. Charming e Snow estão maravilhados com o filho e Emma vê a alegria dos pais com um sorriso no rosto. Com a Emma sorrindo daquele jeito, feliz por ter vencido e por tudo voltar a ficar bem, acreditei por um momento que talvez ela tivesse percebido que sim, apesar de todas as complicações que existem em Storybrooke, ela é feliz ali, talvez até mais quanto em foi Nova York.

Bom, temos assim uma cena fofa de Captain Swan. Hook vê a amada e brinca com ela:
- "I never thought I'd see one of those"
- "It's called a baby" 
- "No, Swan. A smile" 
('Eu nunca pensei que verei um desses'/ 'É chamado de bebê'/ 'Não, Swan. Um sorriso.")

captain swan
 créditos
Depois de passar pelas emoções do dia, Killian está tão feliz por vê-la desse jeito e podemos perceber que ele também acredita que ela possa querer ficar ali. Ele agradece o que ela fez por ele, afinal perder seus poderes para salvá-lo é algo significativo. Ela pergunta se ele achou mesmo que ela não o salvaria e mais uma vez eles brincam. O clima está assim, despojado e leve, até que Emma fala que voltará para Nova York. E mais uma vez vemos o coração do Hook morrer um pouco, afinal ele tentou de tudo para fazê-la ver o quanto Storybrooke faz bem à ela. Além disso, pelo o que vimos Emma e Henry não estão muito em sintonia quanto à isso, já que o menino está até procurando apartamentos para ela em Storybrooke. Ao mesmo tempo que Hook vê a família toda feliz e podemos ver que está feliz por todos estarem juntos e bem, sabemos que no fundo ele está triste com a possível partida de Emma.

Temos também, finalmente, o reencontro de Belle e Rumpel. A cena com certeza é adorável. Rumpel está chateado com tudo que fez e Belle tenta acalmá-lo, afinal foi tudo à mando de Zelena. Provando seu amor, Belle o presenteia com a adaga que Regina havia lhe dado, mostrando que confia nele e que ele não irá atrás de Zelena. Já Rumpel, resolve provar o seu amor, já que Belle sempre faz esses gestos de confiança e ele deveria fazer algo em troca. Então, ele devolve a adaga e diz ser todo seu para sempre. Então temos um pedido de casamento com a adaga como anel, praticamente. 

rumbelle
créditos
Estava com a sensação boa que tudo estava dando certo, mas ao mesmo tempo estava com a sensação estranha, afinal ainda temos uma season finale pela frente. Parecia a calmaria antes da tempestade e não deu outra. Vemos que Rumpel não cumpriu a promessa que fez a Belle, ou pior, mentiu para ela quanto à adaga. Oh Rumpel, por quê?? Eu sei que a vingança é mais forte que você, mas logo depois de ele ter pedido ela em casamento e aquela cena superfofa?! Entendo que ele queira cumprir a promessa que fez ao filho, ainda mais depois da última que não cumpriu e causou a separação dos dois, mas Neal era uma pessoa boa e não sei se se vingar é a melhor opção. Espero que, pelo menos, ele devolva a adaga verdadeira para a Belle, depois de ter feito o que precisava fazer.

Bom, o fato é Rumpel mata Zelena e ao fazer isso, vemos que a maldição parece ter o poder de continuar sozinha através do colar da bruxa. Pelo menos foi o que pareceu. Ou então, talvez Zelena tenha conseguido se fingir de morta como fez no flashback. Se bem que não acho que tenha como fugir da adaga do Rumpel tão facilmente... Tudo bem, é provável que tudo seja mais explicado depois. Mas, Rumpel, devo dizer que a sua vingança não deu tão certo assim.

magic
ta-ta-ta-dah

Vejam o que nos aguarda na season finale, aqui.

O melhor
+O desenvolvimento da Regina como personagem e sua conversa com a Zelena.
+O bebê e a família Charming reunida.
+Hook e Emma conversando e ela o salvando.
+Luta entre Regina e Zelena.
+Henry apoiando Regina a tentar usar 'light magic', assim como Robin Hood.
+Pedido de casamento de Rumpel para Belle.
+A Emma toda feliz <3

O pior
-Rumpel mentindo para Belle. Damn it, Rumpel!
-Esperava mais da participação de Dorothy.

Nota 9,4

2 comentários:

  1. Só eu fiquei ansiosa esperando o Totó??

    ResponderExcluir
  2. hahah né! ainda faltam vários personagens do Mágico de Oz, espero que eles ponham os outros de alguma forma :P

    ResponderExcluir

 
UA-48753576-1