Image Slider

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Review: Castle 6x23 - "For Better or Worse" (Season Finale)

Atenção: A resenha abaixo contém spoilers do episódio "For Better or Worse", exibido no dia 12/05/2014!

O episódio teve um ar leve e parecia ser um sonho. O foco foi no casamento e todos estavam super ocupados resolvendo os últimos detalhes: Alexis pedindo assinaturas sobre decoração para o Castle e garantindo que Ryan e Esposito experimentem os smokings, enquanto a Beckett está acertando tudo na delegacia para ter sua merecida lua-de-mel depois da volta. Achei fofo a Gates falar que estava feliz com a Beckett e seu grande dia, apesar dela, para não perder o hábito, ‘cutucar’ o fato do noivo ser o Castle. O casal vai resolver então toda a papelada para o casamento e logo descobrem que a Beckett está casada com um ex-namorado que não vê há quinze anos. 

Ao longo do episódio, todos brincam com a Kate, chamando o tal Rogan de ‘seu marido, o que deixa o ar discontraido. Bom, ela resolve ir até o cara para ele assinar os papeis do divórcio. A história não poderia ser menos longe de um clichê de comédia romântica, mas claro que temos um diferencial. Como se pode esperar, a Beckett se vê em uma investigação, a situação só não é um tanto comum. Ela consegue encontrar Rogan em um bar e já percebe que ele continua o mesmo: traindo a confiança das namoradas e mentindo. Depois de se atualizarem sobre as vidas, Beckett pede para ele assinar os documentos. Mas é claro que não seria tão fácil assim e Rogan quer que Kate roube as chaves da garagem da ex-namorada dele. Apesar da legalidade da situação, Beckett se safa e atende ao pedido, mas logo percebemos que o problema está longe de acabar quando Rogan é sequestrado bem na frente da Beckett. Minha reação a isso? Foi basicamente a da Beckett, "WHAAAT? REALLY?".

Os policiais são inúteis quando se trata de Rogan e Beckett é repetidamente avisada que ele não vale a pena, como se estivesse apaixonada por ele. Castle resolve assim ir ao encontro da futura esposa para ajudá-la, apesar de algumas coisas já estejam dando errado, como o smoking minúsculo de Ryan. Não só isso, como por forças do destino ou sei lá, o local onde casariam pegou fogo no teto e após um momento de desespero pelo problema sem saída, eles encontram o lugar perfeito: a casa do Castle em Farhampton. 

Beckett cumprimenta o futuro marido com um 'obrigado por vir, babe' e eles logo começam a perguntar sobre a vida de Rogan, começando com a namorada, ou melhor, ex. Assim eles percebem que o computador de Rogan é importante e o mandam para análise. Entre inda e vindas, descobrem que ele pagou para roubarem o celular de uma stripper e que estava usando uma foto indecente de um padre para subornar o religioso. O grupo que ele contratou pelo serviço, no entanto, não está feliz e quando descobrem que Kate é casada com Rogan, exigem o dinheiro. Castle acaba resolvendo a situação e se vêem num beco sem saída. Quando estão entrevistando a stripper, Kate recebe uma ligação de Lanie que traz mais uma notícia trágica: o vestido da Beckett queimou. O que eu acho disso? Ainda bem, graças a deus. O vestido seria mais bonito se tirassem algumas coisas, mas era meio exagerado para mim. E vamos combinar que o substituto era muito mais bonito e mais significativo, já que foi da mãe de Beckett.


Como sempre as situações são engraçadas e divertidas, dentro de cenas mais sérias, digamos. Vemos que Beckett está desistindo de tudo e acha que talvez seja o destino falando que eles deveriam adiar tudo. A troca do local, o smoking, o sequestro do futuro-ex-marido de Beckett e o vestido queimado... Parece ser loucura eles quererem continuar com tudo depois disso, mas Castle sendo Castle afirma que são necessárias essas dificuldades em um relacionamento, afinal o que seria uma história de amor sem obstáculos a serem ultrapassados? E é por isso, por esse otimismo, que Kate diz querer casar com ele.

Quando as pistas parecem estar acabando, eles percebem que a stripper teria motivos de seqüestrar Rogan, usando uma fazenda que tem acesso. E finalmente encontram Rogan. Beckett, sem perder tempo, exige que ele assine os documentos, sem soltá-lo por inteiro das cordas de sua mão. Tudo parece voltar para o seu caminho, quando Rigan tenta explicar a situação, falando que a foto que o tinha metido naquela furada não era a do padre, e sim, a de um mafioso foragido por anos. Que sorte hein, pessoal. Eles não conseguem sair a tempo, e aí que a situação complica. Fiquei confusa com o fato da Kate dizer que tem um plano e é Castle que arranja uma desculpa para tirá-los de lá, mas vai ver só com o olhar ela soube expressar sua idéia. Se bem que vamos combinar que eles são mestres em descobrir ao mesmo tempo quem é o assassino, então não me surpreende tanto, pensando bem. 

O fato é que eles enrolam o mafioso, dizendo que as fotos estão na casa de Rogan, e quando chegam lá são abordados pelos motoqueiros a quem Rogan devia. Logo, eles vêem que é vantajoso entregar o mafioso para a polícia e ganhar assim um dinheiro, e nossos heróis são liberados. Achei estranho que tudo foi resolvido muito facilmente, vendo o quão perigoso era o mafioso. Talvez eu devesse ter suspeitado que mais alguma coisa iria acontecer. O importante é que Rogan finalmente assina os papéis - e com direito a seu "final feliz" - e Caskett saem correndo para NY.
A próxima cena é a bela visão de Kate com seu vestido de noiva, sendo elogiada por Lanie *-* O momento entre elas é fofo, e mais fofo ainda é a cena de Beckett com a Martha. A mãe do Castle resolve presentear a futura-mas-já nora com brincos azuis que estiveram sempre presentes na família. Kate pode não estar com a mãe, mas com o vestido e com Martha ao seu lado, acredito que ela tenha conseguido chegar o mais próximo possível. O noivo liga, e pelo o que parece, está no carro indo para o local do casamento, depois de resolver finalmente a documentação de Kate. Mais um vez, o casal apaixonado conversa e temos um belo vislumbre do futuro.

Não, o final não poderia ser eles se casando. Não poderia ser condizente com o ritmo leve que o episódio estava tendo. Castle é perseguido e, bom, a próxima coisa que vemos é seu carro em chamas e o sofrimento estampado no rosto de Kate. O casamento foi arruinado, seu marido está morto ou gravemente ferido ou em perigo. 

Existem algumas teorias. Será que os mafiosos fizeram parecer que o Castle morreu para sequestra-lo assim? Eles podem muito bem arranjar um corpo, que estaria tão queimado quanto irreconhecível e os exames demorariam para acusar que era outra pessoa. O próximo episódio seria então um desenvolvimento do caso, em que tentam encontrar quem está com o Castle? Ou é muito delírio e o Castle simplesmente pulou fora do carro e na verdade ele está bem ali do lado da cena do carro, afinal não sabemos o que disseram para a Kate no telefone... 

O que eu tenho certeza é que, não, esse season finale não foi leve como o Nathan tinha falado em uma entrevista. Sim, o episódio passado teve mais drama que o finale, mas eu não poderia nem pensar que teria tamanha reviravolta nesse. Me apontaram algumas falhas, como o porquê do carro ainda estar pegando fogo quando a Kate chega lá. Cadê os bombeiros desse lugar? Eles simplesmente deixaram o fogo continuar queimando enquanto ligavam para um familiar? Outra coisa foi o porquê da polícia ligar para a Kate e não para a mãe do Rick, afinal é ela quem deve estar na lista de contatos do filho, localizável pela placa do carro, talvez? Pelo celular é que não conseguiram nada, já que estaria queimado... Isso seria explicável se o Castle estiver ali no local. A verdade é que, conhecendo a série, sabemos que os escritores adoram terminar as temporadas de maneira dramática e com grandes cliffhangers, e essa não foi diferente.


O melhor
Piadas com o "marido" da Beckett. Não sei se vocês repararam, mas o Ryan uma mensagem para a Kate no estilo "Endereço do seu marido LOL (...)". Adorei.
Momentos Caskett como a conversa de Castle e dificuldades na relação, além dos 'apelidos' da +Beckett para o noivo ("babe" e "lover"). 
Ryan fofo tentando entender o porquê do smoking minúsculo.  
Apesar de clichê, Castle soube dar um diferencial à história. 
O vestido da Beckett e seu momento mãe-filha com a Martha.
Alexis ajudando o pai e organizando tudo.

O pior
Algumas coisas sem explicação no final.
Momento wtf quando o Rogan é sequestrado.

Nota 9,0

0 comentários:

Postar um comentário

 
UA-48753576-1