Image Slider

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Review: Agents of SHIELD 1x22 - "Beginning of the End" (Season Finale)

Atenção: A resenha abaixo contém spoilers do episódio "Beginning of the End", exibido no dia 13/05/2014!

agent coulson






















O episódio começa com uma cena um pouco desconectada de um profissional no seu primeiro dia de trabalho, mas logo entendemos o porquê: é nesse momento que seu mentor na empresa, que percebemos ser a Cibertek, comanda o ataque a equipe de Coulson. É, lembram?Skye, Phil, May e Tripplet estavam encurralados em um porão por um monte de supersoldados, mas vamos dizer o problema durou pouco com a May sendo badass que é.

Eles então bolam um plano: invadir a fábrica da Cibertek e explodir tudo. Coulson anima a equipe, afirmando que,apesar de estarem por si sós e sem equipe de apoio, “um homem pode fazer qualquer coisa, quando percebe que faz parte de algo maior”, como Fury mesmo o ensinou.
Então enquanto Coulson e Tripplet roubam um caminhão,Skye toma o controle do local, juntamente com May. Tudo parece estar dando certo, até que Ward aparece com seu ego de indestrutível. Ainda bem que temos Melinda e sua raiva para descontar nele, enquanto Skye continua com o plano. A luta entre os dois ex-amigos-coloridos é tensa, mas depois de muitos golpes, May consegue nocautear o adversário.

Já na lado dos inimigos do episódio, vemos que o poder recém-adquirido por Garrett está subindo um pouco a sua cabeça. Ele começa a ter ideias malucas e sem planos futuros, já que usou a última mostra da droga. Rainaparece ver o “chefe” com novos olhos e a acreditar que ele esteja vendo o mundo de forma diferente. Quanto ao Ward, tenho sentimentos conflituosos. Acho o que ele fez revoltante, traindo as pessoas que poderiam ajudá-lo a se tornar uma pessoa melhor, como Skye fala. No entanto,percebemos que ele começa a descordar de muitas ações de Garrett e aos poucos percebe que o mentor não liga tanto para ele quanto pensava. Já Quinn apresenta as instalações para o generais,  vistos antes, que não parecem contentes com a invasão que estavam sofrendo. Garrett fica irritado e acaba matando um dos generais. É, isso mesmo, simples assim. Garrett sabe muito bem fazer negócios. E Raina e Quinn resolvem fugir com ogravitonium’ que lhes foi prometido.

agent ward
Enquanto isso, vemos Fitz e Simmons presos no compartimento de metal que se soltou do avião afundando no mar. Leo já está ciente da situação e até já mandou mensagem por rádio, sem sucesso, já que a Shield não existe mais, quando Jemma acorda. Eles sobreviveram a queda, mas não adianta muito quando estão no fundo do mar, sem ter como sair. Ao longo do episódio, vemos os dois perderem as esperanças e começarem a se questionar sobre a morte, tentando tranquilizar um ao outro que não é tão ruim assim. Mas, em um momento de inspiração, eles percebem que com alguns itens dali, podem explodir o vidro e sair. Só tem um problema: eles só tem uma máscara de oxigênio.

A cena foi de chorar e cortar o coração. Fitz resolve queJemma deve ser quem vai usar a máscara, por ser melhor nadadora, e ele praticamente se declara, ao frisar que ela é mais do que “sua melhor amiga no mundo”. O desespero da Jemma em ver o amigo se sacrificar daquele jeito épalpável. Então, sem mais delongasFitz explode o compartimento, e vemos Jemma saindo e trazendo o amigo. Ao chegarem na superfície, entra outro desespero: como vão sobreviver no mar no meio do nada? Mas digamos que dura pouco, já que, como uma visão do paraíso, Fury aparece em um helicóptero e salva os dois.

fitzsimmons
Meu primeiro pensamento: como que o Nick ninja conseguiu encontrar essas pessoas? Bom, parece que eles estavam atentos à equipe do Coulson e o sinal de rádio ajudou a encontrá-los. Jemma se recupera, mas não vemos o Leo e tudo que sabemos, pelo menos, é que ele está vivo.
Voltando para a cena de combate, Phil finalmente se reencontra com Garrett, mas o que ele não esperava era que o inimigo estivesse com uma força anormal, e perde a luta, sendo jogado para longe. No entanto, Nick aparece e oferece sua ajuda ao agente. Como ele chegou ali tão rápido e do lado do Coulson é que eu não sei. Parece que a presença do Fury e seu deboche, tornaram Phil mais confiante de que tudo daria certo e os dois ficam quase sacaneando o discurso do Garrett sobre “um homem sófazer qualquer coisa, por ser algo maior”.

No mesmo momento, Skye, sob o controle do local, percorre a fábrica libertando aqueles que estavam ali como prisioneiros e encontra o filho do Mike. E como sua última esperança, uma mensagem para o Deathlock mostrando que ela tinha seu filho em segurança seria o suficiente para que ele voltasse a ficar do lado deles. E ela não podia estar mais certa. Mike, assim que recebe a mensagem, ataca Garrett com todas as suas forças.

skye may
Apesar de ter feito tudo isso pelo filho, vemos que Mike não quer que seu filho veja o que ele se tornou, não por causa de suas partes mecânicas e cara queimada, mas por ter mudado tanto por dentro, depois de todas as maldades que fez. Skye tenta ajuda-lo, mas ele parece inconsolável e diz que desaparecerá, afinal alguém ainda pode ter controle de tudo que vê. A cena é comovente, porque mesmo ele tendo sido o herói e quem salvou a todos, Mike não se sente assim. Não sente como se pudesse se redimir.

Mais uma vez, os escritores nos dão um susto: Garrett revive, entra numa máquina e consegue um corpo de metal. Não pude conter meus risos, ao ver Coulsonatirando no Garrett, que vira pó praticamente, e dizendo que achou a tal arma. Digamos que os planos de se reerguer de Garrett duraram uns três segundos. Depois da vitória, Coulson recebe Ward com um ar frio e o leva prisioneiro. Realmente quero saber como eles se relacionarão daqui para a frente e qual será o papel de Ward na série agora. Além disso, Phil resolve conversar com Nick e devo dizer que ele “brigando” com o diretor foi uma cena cômica. Com tanta frustação e tantos argumentos na cabeça, tudo o que o Phil conseguiu falarfoi “estúpido, estúpido, estúpido, o que você fez foi estúpido.

Fury se explica, afinal Phil está bem, sem todos os efeitos que achava que teria. Não só isso, mas ele deixa claro queCoulson é considerado um ‘avenger’ (‘vingador’)que é uma das poucas pessoas comprometidas com a Shielddaquele jeito e uma das poucas que vale a pena salvar a vida desse jeitoO lema da Shield sempre foi a proteção seja da humanidade inteira ou de uma única pessoa, e foi isso que eles fizeram. É bem emocionante ver como o Phil é importante para a agência e que todo a sua confiança eesforço para reerguê-la não foram à toa. Acredito que exatamente por ter se mantido erguido, mesmo quando todos diziam que a Shield tinha morrido, que Nick promove Phil a diretor e o dá uma única missão: reconstruir a agência. Sem ordens daqui para frente, afinal agora quem manda é o Coulson. Fiquei tão feliz por ele, afinal de tudo que passaram, ele merece reconhecimento.

nick fury
O episódio conseguiu unir a comédia com a ação de forma brilhante, e, apesar dos problemas enfrentados, podemos rir a vontade. Além de ter partes de chorar, para dramatizar um pouco. No final temos duas cenas que dão um gostinho do que está para vir na próxima temporada. A primeira é a Rainase encontrando com o que parecia ser um homem misterioso e falando que encontrou a Skye, filha do tal monstro a sua frente. A outra cena é Coulson acordando de madrugada e repetindo os padrões escritos por Garrett no começo do episódio. Seria o nosso querido agente-promovido está ficando louco também?


O melhor
O momento emocionante de despedida entre Fitz eSimmons.
+ A equipe junta novamente, menos o Ward, claro.
+ Mike e Skye conversando sobre o filho dele, e Deathlock sentindo todo o remorso por causa de tudo que fez.
+ Garrett morrendo nas mãos do Coulson.
+ A cena descontraída de Nick e Phil não se importando com o poder do Garrett.
O discurso de Fury sobre a importância de ter Coulson na Shield e a promoção do agente.

O pior
- Uma coisa que eu ainda não entendi é o porquê do Garrett ter ficado com uma força anormal depois de ter tomada a droga, enquanto a Skye e o Coulson não tiveram esse efeito? Será por causa da droga que ele já estava tomando? Ou talvez os agentes tivessem aplicado a droga com mais cuidados? (O Coulson dá até para entender, mas não a Skye)

Nota 9,5

0 comentários:

Postar um comentário

 
UA-48753576-1